Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Academia Sommelier de Cerveja agora é Escola Mineira de Sommelieria


Fundada em 2012, a Academia Sommelier de Cerveja passará por mudanças estruturais em 2020. A empresa, agora administrada pelas sócias Fabiana Arreguy e Jaqueline Oliveira, ampliará a oferta de cursos, juntando conteúdos gastronômicos para além da cerveja.

Rebatizada com o nome Escola Mineira de Sommelieria, além do curso de Sommelier de Cerveja, carro-chefe da antiga Academia Sommelier de Cerveja, a nova escola vai oferecer cursos nas áreas de café, queijo, água, cachaça, culinária básica e confeitaria.

Além dos cursos administrados por corpo docente próprio, a Escola Mineira de Sommelieria será o representante do Instituto Science ofBeer em Minas Gerais, oferecendo os cursos de extensão Especialização em Estilos e Tecnologia Cervejeira.

NOVO COORDENADOR PARA O CURSO DE SOMMELIER DE CERVEJA

Uma das novidades neste novo ciclo da Escola Mineira de Sommelieria é a reformulação do curso de Sommelier de Cerveja, que já entregou ao mercado mais de 500 profissionais.

O biólogo, mestre-cervejeiro da HofbrauHaus em Belo Horizonte, Carlos Henrique Vasconcelos assume a coordenação do curso ao lado de Fabiana Arreguy. O conteúdo será ampliado e modernizado, de acordo com a demanda do mercado cervejeiro, bem como a oferta do curso, que passará a ter dois formatos: o de aulas semanais em um semestre letivo e o de aulas em fins de semana, alternados, em um bimestre. A carga horária, bem como o conteúdo programático, em ambos serão exatamente os mesmos. A oferta de um segundo formato visa atender àqueles alunos que moram em outras cidades ou não têm disponibilidade de frequentar as aulas semanalmente.

As matrículas paraa 17ª Turma do Curso de Sommelier de Cerveja, no formato semanal, já estão abertas, com início das aulas programado parafevereiro.

O curso de Sommelier de Cerveja abrange conteúdos como História da Cerveja desde a Idade Antiga até os nossos tempos; Insumos; Método de Produção da cerveja; Análises sensoriais da bebida; Harmonização com diferentes cozinhas; Glassware; Serviço da Cerveja; Aulas comparativas entre cerveja e vinho, cerveja e queijo, cerveja e café, cerveja e chocolate, cerveja e cachaça. Todos administrados por profissionais inseridos no mercado, com destaque em suas áreas.

Ao final, os alunos saem aptos a elaborar cartas de cerveja, treinar equipes de vendas, avaliar cervejas e degustar profissionalmente a bebida.

Para os interessados em conhecer mais sobre o curso, as informações podem ser solicitadas pelo email jaqueline.oliveira@gmail.com ou pelo Whatsapp 84026452

SOBRE AS SÓCIAS

Fabiana Arreguy é jornalista e Sommelier de Cervejas formada na primeira turma DoemensAcademy no Brasil, em 2010. Criadora e editora da coluna Pão e Cerveja, inicialmente na Rádio CBN e atualmente veiculada pela Rádio CDL, Fabiana tem experiência de 12 anos no mercado cervejeiro, sendo hoje juíza nos maiores concursos mundiais, como World Beer Cup, Copa Cervezas de America, World BeerAwarde Concurso Brasileiro de Cervejas.

Jaqueline Oliveira é pedagoga, com especialização em Gestão de Redes Sociais pela UFMG. Administradora da Academia Sommelier de Cerveja desde sua fundação, é responsável pelas redes sociais de várias cervejarias em Minas Gerais. Sommelier de Cervejas formada na 2ª turma da A.S.C, é uma das profissionais de maior relacionamento no segmento cervejeiro de Minas Gerais.

SOBRE O COORDENADOR

Carlos Henrique Vasconcelos é formado em Biologia, com especialização em Tecnologia Cervejeira. Atualmente é professor de Bebidas no curso de Gastronomia, da Faculdade UNA.

Mestre-cervejeiro da HofbrauHaus em Belo Horizonte, é também o representante na América Latina da icônica empresa de equipamentos cervejeiros KasparShulz, considerada “ a Ferrari” da cerveja.

Ex-aluno da Academia Sommelier de Cerveja, dedicou-se nos últimos 5 anos à coordenação do curso de Sommelier de Cerveja na Associação Brasileira de Sommelier – ABS Minas Gerais. Agora se junta ao time Escola Mineira de Sommelieria trazendo expertise e maior qualidade ao curso de formação de Sommelieres de Cerveja.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club