Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ninkasi Beer Club no DÁDIVA ON THE ROAD


Ontem, estive no Delirium Tap House no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, a convite do amigo Gustavo Renha e do pessoal da Cervejaria Dádiva, Luiza Tolosa e Victor Marinho, para participar do projeto DÁDIVA ON THE ROAD, onde a Cervejaria Dádiva veio a nossa cidade para mostrar um pouco da sua história e das suas cervejas, e falar um pouco sobre os projetos atuais e as novas formas de atuação no RJ. 

No local, um charmoso salão de piso de ladrilho hidráulico e agradável deque de madeira na varanda, com 20 torneiras de chopes especiais Renha e os representantes da Dádiva nos brindaram com a apresentação de seu novo projeto, além de algumas ótimas cervejas que degustarmos juntos.

A seguir um resumo do que foi apresentado por Gustavo, Luiza e Victor na noite de ontem:

Gustavo Renha, Sommelier de cervejas e proprietário do Beer Break - Centro de Ensino Cervejeiro

Para Renha, uma das principais vantagens e fator positivo da Dádiva é que a cervejaria produz desde a linha de estilos mais básicos de cerveja, passando por IPAS até chegar as mais complexas e extremas, visando assim atender a todos públicos. Além disso, ele ressaltou que a Dádiva foi a primeira a entender sobre a importância de fazer uma parceria e acolher cervejarias ciganas. Outro ponto a favor segundo Gustavo, é o fato de ter um cervejeiro, Victor Marinho, que não busca holofotes e foca constantemente no seu trabalho.

A parceria com Gustavo Renha do Beer Break visa ajudar a cervejaria a entrar e atender o mercado do Rio de Janeiro. Uma ideia que segundo ele partiu da própria cervejaria. 

Luiza Tolosa - Sócia fundadora da Cervejaria Dádiva

Para Luiza Tolosa, o Rio de Janeiro foi sempre muito importante pra empresa. Com a nova forma de atuação da Dádiva, os principais Pontos de Vendas serão visitados e partir de agora a venda será direta a eles. Isso de acordo com Tolosa, vai facilitar em muito a chegada das cervejas da Dádiva, com melhor preço inclusive. 

Para Luiza esse é um grande passo para a cervejaria que começou  a dar seus primeiros passos em 2013 e hoje já possui mais de 30 rótulos, sempre com cervejas inovadoras, produzindo aproximadamente 70 mil litros mês, incluindo os rótulos de 10 a 15 cervejarias ciganas. Outra novidade é que agora possuem uma distribuidora para os produtos da Dádiva, dentre outros. 

Victor Marinho - Mestre-Cervejeiro e responsável pela operação da dádiva 

Começou a fazer cerveja em 2009 e pegou o início do mercado de artesanais. Em meados de 2011 iniciou seu trabalho em cervejarias passou pelas cervejarias Nacional, Dortmund, Serra Negra e Madalena. Depois ficou dois anos cuidando de cervejarias ciganas.

Levou muitos ciganos para a Dádiva e estruturou a cervejaria desde meados do ano passado pra receber os ciganos. Uma fábrica bem diferente com três galões. Capacidade de aproximadamente 70 mil litros.

A Envase fora era manual e hoje tem uma linha robusta que faz 2mil garrafas por hora. Num galpao próximo a cervejaria. A bebida é levada por um dito que foi projetado.

Foi a primeira a lançar uma cerveja em lata com a dalata. 

Adquiriram em maio uma linha de Envase mentor de latas própria. Melhora em muito o controle a qualidade do produto.

Há um mês montaram um terceiro galpão com para distribuição e uma câmara fria de quase 600 metros cúbicos. 

Isso permite que apenas dois produtos hoje sejam pasteurizados. 

Vão logo de início distribuir também a Avós e a Mafiosa que estão com a Dádiva desde o início. 

Eliminando um distribuidor, elimina um grande custo. O RJ foi o primeiro a ser escolhido para iniciar a distribuição direta.


Cervejaria Dádiva 
A Dádiva é uma microcervejaria artesanal lozalizada em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, entre as Serras do Cristal e Japi. Com mais de 13 rótulos entre a linha principal e as sazonais, novos sabores e novas experiencias te esperam a cada gole.

Delirium Tap House
Endereço: Rua Nascimento Silva, 61 (esquina com a Farme de Amoedo), Ipanema, Rio de Janeiro/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club