Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pilsner Urquel - Degustação nº 103


Pilsner Urquell é uma marca de cerveja Tcheca fabricada na cidade de Plzeň (Pilsen), na província da Boêmia. Classificada como um Bohemian Pilsner, é considerada a primeira pilsener do mundo.
Pilsen é uma cidade na região da Bohemia (República Tcheca), berço do estilo de cerveja lager mais consumido no mundo. Apesar de a prática cervejeira ser antiga na região (desde 1307, pelo menos), poucos tinham a permissão para fabricar cerveja, o que restringia a produção a pequenas fábricas. 

Em 1839, Václav Mirwald, dono do “U Zlatého Orla” (A Águia Dourada), um famoso pub situado na praça principal de Pilsen, resolve reunir os cidadãos com “permissão” para fabricar o produto. A empreitada consistia em criar uma cervejaria “moderna” para fabricação de cervejas de baixa fermentação (a atual Pilsner Urquell). E é em 5 de outubro de 1842, que “nasce” a cerveja Pilsen, pelas mãos do mestre cervejeiro bávaro Josef Groll. 

Cervejaria: Plzensky Prazdroj (Grupo SABMiller)
Origem: República Theca
ABV(%): 4,4
Estilo: Bohemian Pilsener
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo claro e borbulhante. Sua espuma de cor branca apresentou pequena formação e de rápida dissolução, com uma justa transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma presença intensa de malte, pão e cereais e lúpulo floral bem perfumado. Presença de álcool leve ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte continua evidente e bem equilibrado com o lúpulo, alternando dulçor e amargor.

O retrogosto é amargo e seco. Corpo leve e carbonatação na medida conferem ótimo drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna. Uma ótima Pilsner!

Na zdravi!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club