Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MONDIAL DE LA BIÈRE ELEGE AS MELHORES CERVEJAS DO ANO

 
Mondial de La Bière elege as melhores cervejas do ano

261 rótulos participaram do concurso Mbeer Contest Brazil, o dobro da primeira edição

O segundo dia do Mondial de La Bière, sexta-feira (21), foi marcado pela divulgação das melhores cervejas do evento. Os expositores inscreveram 261 rótulos para participar do concurso Mbeer Contest Brazil, o dobro de rótulos da primeira edição, escolhidos por um júri com integrantes altamente qualificados nacionais e internacionais. A edição de 2014 agraciou as cervejarias Bodebrown, com a cerveja Montfort Rye Ipa Draft, e a estreante 3cariocas, como a Session Ipa Nema, na mais alta distinção do festival, a Medalha de Platina. A cerveja canadense La Dulcis Succubus – Brassin Spécial, da Le Trou Du Diable, recebeu menção especial no evento, o rótulo foi apresentado com exclusividade no Petit Pub.

O MBeer Contest Brazil é uma competição inovadora, com avaliação baseada nas qualidades da cerveja. O júri fez as degustações sem qualquer informação sobre o produto. A cervejaria Bodebrown, de Curitiba, conquistou, além da medalha de platina, a medalha de ouro com a Hoptoberfest Equinox. A Mistura Clássica, de Volta Redonda, levou duas medalhas de ouro com a Beatos e a Vertigem. Também com duas medalhas de ouro, a Tupiniquim, de Porto Alegre, foi premiada com as cervejas Grande Encontro e Saison de Caju. Duas medalhas de ouro para a Baden Baden, de Itaí, como os rótulos Weiss e Chocolate.



A 3cariocas lançou a Session Ipa Nema oficialmente há duas semanas. A cervejaria criou uma cerveja com a cara do Rio de Janeiro, leve e refrescante. “É Indescritível a sensação de ganhar um prêmio como este. Há um ano participamos do evento sonhando com este momento. É o reconhecimento de um trabalho”, comenta João Filipe, um dos criadores do rótulo ao lado de João Gabriel e Eduardo Diehl.



A mineira Wäls ganhou medalha de ouro pelo rótulo Dubbel, o mesmo que venceu a copa do Mundo da Cerveja, nos Estados Unidos. Na lista ainda aparecem a Naught Grog, da estreante Weird Barrel Brewing, de Ribeirão Preto, Brasil; e a Penedon Brew Pub, de Penedo, que participa do projeto Cervejas Artesanais, do Sebree–RJ, desenvolvido para mapear e dar suporte ao setor.




“O evento veio ao encontro de uma iniciativa para aproveitar o potencial do setor cervejeiro e ajudar os produtores a qualificar e melhorar o seu negócio. Trouxemos cinco cervejarias ao evento e tivemos a sorte de ter entre elas uma que se destacou dentro do evento. Uma participação muito valiosa para o Sebrae”, comenta Sergio Paiva, Consultor da Coordenação de Alimentos e Bebidas do Sebrae-RJ.

O segundo dia do evento ainda foi marcado por melhorias no conforto e acesso do público, foram duplicados os caixas para compra de tickets e a as áreas de hidratação.

Confira os vencedores do MBeer Contest Brazil 2014:

Medalha de ouro

Cervejaria Baden Baden: Weiss – Itai, Brasil;

Cervejaria Eisenbahn: Lust – Blumenau, Brasil;

Cervejaria Wäls: Dubbel – Belo Horizonte, Brasil;

Cervejaria Mistura Clássica: Vertigem – Volta Redonda, Brasil;

Cervejaria Dama Bier: 2014 – Piracicaba, Brasil;

Cervejaria Tupiniquim: Grande Encontro – Porto Alegre, Brasil;

Cervejaria Baden Baden: Chocolate - Itai, Brasil;

Cervejaria Mistura Clássica: Beatus – Volta Redonda, Brasil;

Cervejaria Penedon Brew Pub: Casa de Pedra - Penedo, Brasil;

Cervejaria Bastards Brewery: Piná a Vivá – Curitiba, Brasil;

Cervejaria Bodebrown: Hoptoberfest Equinox - Curitiba, Brasil;

Cervejaria Invicta: Imperial Stout – Ribeirão Preto, Brasil;

Cervejaria Tupiniquim: Saison de Caju – Porto Alegre, Brasil;

Weird Barrel Brewing: Naught Grog – Ribeirão Preto, Brasil.



Medalha de Platina

Cervejaria 3cariocas: Session Ipa Nema – Rio de Janeiro, Brasil.

Cervejaria Bodebrown: Montfort Rye Ipa Draft – Curitiba, Brasil.



Menção Especial

Le Trou Du Diable: La Dulcis Succubus – Brassin Spécial – Canadá.


Sobre o Mondial de La Bière

Realizado anualmente em Montreal, no Canadá, e em Mulhouse, na França, o evento é um festival único, de entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização. As edições de 2013, atraíram aproximadamente 160 mil visitantes, 1900 rótulos de cerveja e 500 cervejarias.

No Brasil, o Mondial de La Bière é promovido e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions. O evento é uma a apresentação da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, tem patrocínio oficial do SuperPrix Supermercados, da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, do Sebrae e da Nadir Figeuiredo. O apoio institucional fica por conta do SindRio, a agência oficial de viagens é a Hanseatic. Tem apoio da Buena Beer, apoio de mídia da Revista da Cerveja e a Rádio Ibiza, que comanda a trilha sonora do evento.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.

Mais informações: Documennta Comunicação www.documennta.com.br (21) 2540-8167

Mariana Fonseca mariana@documennta.com.br (21) 98486-5124

Rafaela Peres rafaela@documennta.com.br (21) 98486-5162

Eric Samuel Abreu eric@documennta.com.br (21) 98468-0110

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club