Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CERVEJA ESPECIAL: CARA OU BARATA?

Uma das coisas que mais assusta quem está começando a conhecer o mundo das cervejas especiais é o seu alto preço. Historicamente acostumados a pagar pouco por uma cerveja comum, a ideia da relação volume/preço está enraizada na mente de praticamente todos os brasileiros. “Ora, por esse preço eu compro 3 cervejas da marca X”, pensam os não-iniciados na frente da prateleira. É verdade, existem cervejas realmente baratas e amplamente disponíveis em qualquer lugar. Mas pergunto: vale a pena pagar pouco por algo sem identidade, sem sabor e aroma agradáveis, sem alma ou vale mais investir numa experiência sensorial mais rica e impregnada de cultura?


A resposta é simples: vale. Este é o mundo em que vivemos, onde as melhores coisas custam mais. Não é uma lógica exata, pois nem sempre a qualidade é proporcional ao preço. No entanto, no caso da cerveja especificamente, ingredientes de melhor qualidade, maior cuidado no processo e, sem dúvida, o talento de quem a produz agregam valor ao preço final do produto. É claro que não é o caso de aplaudir abusos — e eles existem aos montes, acreditem — mas, em geral, cerveja boa custa mais caro.

Não tapemos o sol com a peneira; as cervejas especiais são mesmo caras no Brasil. Infelizmente não moramos numa Bélgica ou numa Alemanha, onde achamos cervejas de altíssima qualidade a preços ridiculamente baratos. Nem tampouco somos parecidos com a República Checa, onde a boa cerveja chega a custar mais barato do que água. Vários fatores, dos mais diversos possíveis, podem explicar os preços praticados no nosso país, mas não é este o objetivo desta coluna. O que quero realmente é fazer você pensar se vale a pena gastar um pouco mais por um produto de melhor qualidade.

O que você deve ter em mente é que, gastando um pouco mais com uma cerveja especial, você terá um retorno proporcional em termos de experiência. Você irá explorar uma gama muito maior de sensações que estava acostumado durante anos e anos consumindo cervejas sem identidade e praticamente iguais umas às outras. Haverá momentos em que não o valor gasto não vai valer a pena, mas isso é do jogo. Pense que você estará ampliando seu conhecimento e que, por conta disso, vai errar cada vez menos nas suas compras futuras.

Para concluir, proponho uma reflexão. Compare os preços da cerveja com os do vinho. Com o valor de uma garrafa de um vinho “nota 5″, você compra várias cervejas “nota 10″, algumas até figurantes dos rankings das melhores do mundo. Pensando bem, nem é tão caro assim, não é mesmo?

Fabian Ponzi é o responsável pelo site Bebendo Bem e falará das notícias do mundo cervejeiro, sempre com um toque de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club