Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Amazon Beer IPA Cumaru - Degustação nº 64


Reconhecida pela excelência das cervejas artesanais que produz, investe sem parar em pesquisas para desenvolver rótulos a partir de matérias-primas originais da floresta.
Fiel ao estilo que consagrou a marca, a Amazon Beer não deixa faltar inovação em seus novos produtos. Esse ingrediente valioso é somado aos cuidados especiais em cada etapa da produção e à ausência de aditivos químicos, o que mantêm o processo nos moldes artesanais.

Cervejaria: Amazon Beer
Origem: Belém do Pará (Brasil)
ABV(%): 5,7
Estilo: IPA Fruit Beer
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração  cobre, com corpo levemente turvo. Sua espuma de cor bege apresentou formação pequena e de curta duração, com boa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a caramelo, toffe e tostado de forma média, entrando em equilíbrio com o lúpulo que surge cítrico. Nota-se também um aroma marcante de canela. Confesso que não conheço o fruto cumaru e sendo assim, não tenho como afirmar se reconheci o seu aroma. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor, o malte confere um adocicado a cerveja que não permanece até o final. Presença de baunilha e lúpulo médio, perfumado e cítrico, conferindo amargor a cerveja. Presença de ésteres frutados.

O retrogosto é duradouro e amargo. Corpo leve e rescência idem conferem ótimo drinkability a esta cerveja, que possui tenra adstringência. Sua textura tende a oleosa. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Uma IPA diferente!

Saúde!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club