“O comércio de Champagne tem se mostrado positivo para nós, com um crescimento relevante nos últimos meses, resultado de uma mudança de hábito do consumidor que, antes, abria a garrafa em festas e comemorações, mas agora aprecia a bebida no seu dia a dia”, explica Fabiano Ruiz, CEO da Henkell Freixenet no Brasil e vice-presidente da Henkell Freixenet Latam.
Especificamente, os espumantes da região de Champagne, na França, são reconhecidos pela sua excelência e tradição. Com Alfred Gratien, a história não é diferente. Com 160 anos de tradição, a Maison situada em Côte des Blancs iniciou sua produção de Champagnes boutique em seus mais de 1,56 hectares de vinhedos Grands Crus e Premiers Crus. A elaboração segue nas mãos da quarta geração de Masterceller onde todo conhecimento foi passado de pai para filho.
Esse conhecimento hereditário, permitiu a produção de excelência e deixou um legado histórico na região, sendo reconhecida pelo seu terroir exclusivo e processos 100% artesanais. Com uma combinação perfeita de Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, os rótulos conquistam pelo sabor frutado de pêssego e framboesa e apresentam uma acidez singular muito elegante. Seu processo de vinificação é realizado exclusivamente em barricas de carvalho, resultando em uma maior potência de sabor. E os Cuvées da marca não passam por fermentação malolática, o que preserva o caráter original da fruta e a vivacidade dos vinhos.
O atual Masterceller de Alfred Gratien, Nicolas Jaeger, cresceu nas vinícolas, seguiu todos os passos da família e explica que o pai o ensinou tudo o que sabe. “O trabalho com barricas de carvalho nas vinícolas, na adega, a procura dos melhores fornecedores e, acima de tudo, o respeito pelo vinho. Tudo foi graças ao meu pai e a minha família. Ele também transmitiu sua paixão pela madeira, como apreciá-la, amá-la e trabalhar com ela. Agora, continuo os processos que meus antepassadosme transmitiram, mas com ferramentas mais modernas. O principal é adequar a ferramenta aos requisitos técnicos do processo. Como sou viticultor, também aprendi a trabalhar na vinha. É importante compreender os viticultores, procurar os melhores terroirs, os melhores crus e as melhores uvas”, complementa.
O mais interessante é que a história de Alfred Gratien não acaba em Champagnes. Da união com Jean-Albert Meyer, um entusiasta do vinho, nasce Gratien & Meyer em Saumur, no Vale do Loire, na França. Conhecida pelo seu Crémant, a marca Gratien & Meyer se tornou referência na produção de vinhos espumantes do Loire, isso porque sua colheita é realizada inteiramente à mão, preservando e garantindo a qualidade até o último cacho de uva.
A versão Brut Branco é composta por um blend de uvas, sendo 50% Chardonnay, 40% Chenin Blanc e 10% Pinot Noir e combina perfeitamente com carnes brancas como aves, peixes e frutos do mar, além de saladas robustas e massas leves. Já o Brut Rosé possui um blend de 40% Pinot Noir, 40% Chardonnay, 10% Chenin Blanc e 10% Cabernet Franc, sendo ideal para degustar peixes mais estruturados, como salmão e atum, logo, acompanha perfeitamente comida japonesa, ceviches e comida mediterrânea.
Os rótulos Alfred Gratien Branco e Alfred Gratien Rosé já estão disponíveis no site oficial da Henkell Freixenet, com preço sugerido de R$565,00. Já os rótulos Gratien & Meyer Brut Branco e Brut Rosé estão com o preço sugerido de R$275,00.
Aprecie com moderação e não compartilhe com menores de 18 anos.
Sobre Alfred Gratien
Desde 1864 a história de Alfred Gratien permeia sobre uma casa familiar, com expertise na produção de Champagne de alta gama, um conhecimento hereditário transmitido há 4 gerações de master cellars da família Jaeger. No Brasil, estão disponíveis o Champagne Alfred Gratien e o Champagne Alfred Gratien Rosé.
Sobre a Henkell Freixenet
Freixenet é líder global na comercialização de vinhos espumantes. Com 150 anos de história, a marca é conhecida por sua produção de Cava, espumante espanhol que utiliza as uvas Macabeo, Xarello e Parellada e que só pode ter a denominação de Cava quando produzido na Espanha. Em 2018, a espanhola Freixenet e a alemã Henkell se fundiram, tornando-se a Henkell Freixenet, líder mundial no setor de espumantes. A fusão permitiu que o grupo ampliasse seu portfólio, alcançando novos mercados e canais de distribuição. A empresa está entre um dos 10 maiores grupos vinícolas do mundo, com faturamento superior a 1 bilhão de euros. Sua produção se espalha por países como Espanha, Alemanha, Estados Unidos, França e México, tanto com vinhos espumantes como vinhos tranquilos, comercializando mais de 247 milhões de garrafas de espumante por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club