Para homenagear a cidade, que já teve três povos que vieram antes dos espanhóis — fenícios, ibéricos e romanos —, Ricardo criou o coquetel inspirado pelas interligações que acontecem na vida de todas as pessoas. “A bebida não é somente um coquetel, ela traz “transições”, algo que acontece no cotidiano de todos e, inclusive, faz parte da história de Cartagena, já que muitos povos diferentes viveram naquele mesmo local”, comenta Ricardo Souza, vencedor da etapa local brasileira.
Ao lado do Cartagho, os drinks Concert e La Evolución, criados por Gabriel Bressane e Mariana Pina, conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. A etapa brasileira contou com um júri formado por Caio Alonso, editor da revista Espresso; Ensei Neto, autor da coluna Um Café para Dividir, do Estadão; Fernanda Di Giaimo, Head de Marketing da Zamora para o Paraguai, Uruguai e Brasil; e Leonardo Millen, editor-chefe do portal Mesa de Bar, que avaliaram e selecionaram as melhores receitas. Os critérios levados em consideração foram influência do Licor 43, conhecimento sobre café, facilidade para replicar/refazer, apresentação e entrega e, por fim, gosto e sabor.
“O B&B Challenge é uma ótima maneira para vermos a versatilidade de combinações que podem ser realizadas com Licor 43 e café, além de uma excelente oportunidade de nos aproximarmos da comunidade de bartenders e baristas. Estamos muito felizes com a etapa brasileira e torcemos pela vitória do Brasil na final mundial’, comenta Fernanda Di Giaimo, Head de Marketing da Zamora para o Paraguai, Uruguai e Brasil.
A competição foi criada em 2017 e é voltada exclusivamente para bartenders e baristas profissionais de nove países, como Brasil, Alemanha, Estados Unidos, México e Colômbia. Em 2021, a brasileira Thalita Cacho foi a campeã mundial com o coquetel Tropicália. O vencedor de 2024 ganhará a participação em duas edições da feira de coquetelaria Bar Convent (BCB), sendo uma em Berlim e outra nos Estados Unidos ou no Brasil (com valor total de até €5.000), além de receber o valor de €1.000 em investimento de relações públicas e o convite para ser jurado global na edição do B&B de 2025.
Receitas
Cartagho
Ingredientes:
60 ml. de Licor 43 Original
40 ml. de café L’Or
30 ml. de purê de pitaya
30 ml. de suco de maçã
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes juntos em uma coqueteleira com gelo e bata por cerca de 25 segundos. Coe em uma taça coupé previamente gelada e decore com 3 maçãs verdes em meia-lua (simboliza as 3 nações que passam por Cartagho).
Concert
Ingredientes:
22 ml. de Licor 43 Original
22 ml. de rum Havana club 7 anos
22 ml. de vermut de jerez Fernando de Castilla
14 ml. de água de coco natural
7 ml. de café frio
7 ml. de amaro Averna
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes em um copo de mistura. Na sequência, adicione um pouco de gelo e mexa por cerca de 20 segundos, para resfriar e diluir. Sirva em um copo gelado, com um grande cubo de gelo. Por fim, aromatize e decore com casca de laranja bahia em formato de triângulo.
La Evolución
Ingredientes:
40 ml. de Licor 43 Original
40 ml. de suco de laranja
25 ml. de café italiano Ristretto
20 ml. de uísque bourbon
1 ml. de provolone seco
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira, feche e agite por aproximadamente 15 segundos. Coe duas vezes e sirva em uma taça de vinho Elisabeth Crystal 350ml Bohemia.
Sobre Licor 43
O Licor 43 é uma bebida premium e atemporal produzida na Espanha, que contém 43 ingredientes naturais — sendo eles frutas cítricas mediterrâneas, ingredientes botânicos selecionados e a presença marcante da baunilha. É o licor importado número 1 do Brasil e possui três versões: Original, Chocolate e Horchata.
Sobre a Zamora Company
A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas de alto valor agregado, focando sempre na satisfação dos consumidores e no desenvolvimento de marcas premium. Com operações em mais de 80 países, a Zamora Company conta com um experiente time internacional de mais de 500 pessoas e um extenso portfólio de marcas premium, com fábricas na Espanha, Itália e Estados Unidos, e com um volume de negócios anual de 265 milhões de euros (2022).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club