Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Fusão entre OHCA e The Spirits cria uma das maiores empresas do mercado de bebidas alcoólicas independentes do país


O mercado de bebidas alcoólicas cresceu no país, especialmente no pós-pandemia, quando empresas de marcas independentes passaram a ocupar uma fatia maior desse mercado. Esse campo favorável abriu espaço para movimentos de fusão e consolidação, como é o caso dos grupos “The Spirits” e “OHCA”, que estão se unindo a partir de julho deste ano. A parceria objetiva aumentar a capilaridade de distribuição das bebidas e expandir o faturamento.

Aliás, esses movimentos de consolidação estão acontecendo com grandes marcas do segmento. Recentemente, a Heineken comprou uma participação na Better Drinks e a Carmosina se fundiu com a Welcome Brands. E, agora, The Spirits e OHCA anunciam a sua consolidação, duas empresas paulistas de bebidas alcoólicas que se popularizaram pelo uso de ingredientes brasileiros em suas receitas. A The Spirits é conhecida no mercado pela produção da Babuxca, drink à base de cachaça, mel e frutas, e a Nulla, primeiro gin zero álcool do Brasil, enquanto o OHCA é dono da Jós, cachaça de Jambu, muito popular nos bares de todo o país, e o Vinho 22, marca de vinhos com DNA digital inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922.

A consolidação de empresas no segmento de bebidas acompanha as tendências de crescimento do setor. Conforme um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro de 2024 houve um aumento de 4,6% no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil. Só a produção do primeiro bimestre deste ano foi 8,3% superior à registrada no ano anterior. Uma pesquisa da Euromonitor aponta que, até 2027, o mercado de destilados no Brasil deve alcançar R$ 95,7 bilhões, ou seja, um crescimento de 55% se comparado com os cinco anos anteriores.


Os fundadores

O empresário Daniel Chinzon, co-fundador do The Spirits, conta que a ideia de seu primeiro produto surgiu em 2014, a partir de uma experiência entre amigos e pela rápida aceitação, logo se tornou um negócio a partir de 2016. “Começamos com a Babuxca de mel e limão e depois ampliamos nosso portfólio com as caipirinhas de tangerina e pimenta e, a mais recente, de frutas vermelhas. Temos forte entrada nos supermercados e só na pandemia crescemos 70%”, conta.

A história de Marcelo De Paula, cofundador do grupo OHCA, é semelhante. Em uma viagem com amigos pelo Pará, ele conheceu a cachaça de Jambu, uma iguaria da gastronomia paraense, ficou fascinado pelo sabor e decidiu começar a fabricar a cachaça em São Paulo. A marca nasceu em 2018 e logo a bebida ganhou os bares paulistas e ajudou a construir a categoria na cena da coquetelaria no Sudeste. “Decidimos criar a Jós, a cachaça de Jambu, usando essa flor característica da região Norte do Brasil aproveitando o movimento de ‘brasilidade’ da valorização dos produtos e insumos nacionais.

Os sócios das duas empresas já se conheciam de longa data e tinham muitas conversas sobre as oportunidades de juntarem forças e aproveitar as sinergias do negócio. Com quatro marcas consolidadas no mercado: Babuxca, Nulla, Jós e Vinho 22, eles decidiram apostar na fusão das empresas criando o grupo “Oh Spirits” em julho deste ano. O objetivo do movimento é aumentar a capilaridade de vendas tanto nos bares e restaurantes, como nas redes de varejo, consolidar os projetos de exportação para outros países, otimizar a produção das marcas, assim como ampliar o portfólio de novos produtos (já existe uma previsão de um lançamento para o segundo semestre do ano).

Marcelo destaca que ambas as empresas tinham o mesmo objetivo: ganhar tração de distribuição das bebidas e aumentar de tamanho. “Juntos pretendemos dobrar o nosso faturamento junto com a eficiência nos custos, fortalecendo o segmento de bebidas independentes premium além de levar nossa brasilidade para outros países também”, diz.

Após a fusão, o grupo atingirá o faturamento de R$5 milhões e prevê um crescimento de 40% nos próximos 12 meses aproveitando as sinergias comerciais. O grupo hoje atende mais de 200 bares e restaurantes concentrados em São Paulo e outros 4 estados do Brasil. No Varejo, são mais de 350 pontos de venda, contando com as principais redes de supermercados, além do forte crescimento no mercado online no ano de 2024. Outro ponto de destaque é a área de exportação que, após vendas para países como Austrália, Polônia e Holanda, deverá ganhar tração com uma operação nos Estados Unidos no segundo semestre deste ano.

Pensando nisso, a nova empresa deve anunciar um aporte de investimentos em breve, com o objetivo de executar os planos de expansão do grupo. “Estamos captando recursos paralelo à fusão e otimistas com o cenário atual dos negócios pós-pandemia”, revela Chinzon. A rodada de investimentos está prevista em R$2 milhões que serão usados para abrir novos pontos de venda e lançar novos produtos. “ Já temos algumas conversas adiantadas com potenciais investidores do setores”, afirma Marcelo.


Mercado e projeção

Dados do Comex Stat apontam que o mercado de bebidas alcoólicas brasileiras exportou USD 193 milhões (R$ 937 milhões, nos valores atuais) em 2022. Deste valor, destacam-se as exportações de cervejas (US$ 120 milhões ou R$ 583 milhões ), cachaças (US$ 20 milhões ou R$ 97 milhões) e vinhos (US$ 13,7 milhões ou R$ 66 milhões ).

Para o futuro, além de novos investimentos, os empresários apostam em um crescimento orgânico do mercado de bebidas alcoólicas independentes, que apesar de muito competitivo, tem espaço para o desenvolvimento de marcas que tragam a sua personalidade e estilos próprios.

Os quatro sócios com as marcas: Rodrigo França Carrera (esq), Marcelo De Paula (esq), Daniel Chinzon (dir) e Roberto Domingues Mendes (dir). Foto: Divulgação/Oh Spirits

Os quatro sócios com as marcas: Rodrigo França Carrera (esq), Marcelo De Paula (esq), Daniel Chinzon (dir) e Roberto Domingues Mendes (dir). Foto: Divulgação/Oh Spirits


Oh Spirits

Empresa de bebidas alcoólicas fundada por Daniel Chinzon e Marcelo De Paula a partir de suas experiências com a The Spirits e OHCA, juntando suas quatro marcas de bebidas: Babuxca, Nulla, Jós e Vinho 22, com a missão de consolidar as marcas e unir suas expertises em negócios.


Daniel Chinzon

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com especialização em Administração e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Daniel é cofundador do The Spirits e criador das marcas Babuxca, cachaça a base de mel e frutas, e a Nulla, primeiro gin sem álcool do Brasil.


Marcelo De Paula

Formado em Administração e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Administração de Empresas e Marketing. Marcelo é cofundador do grupo OHCA e criador do Jós, cachaça de Jambu, e do Vinho 22, inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club