Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Dogma participa do festival IPA Day Brasil com sua Magnum Opus

Maior festival de cervejas India Pale Ale do mundo acontece no dia 03 de novembro em Ribeirão Preto (SP)

No dia 03 de novembro acontece o IPA Day Brasil, maior festival de cervejas India Pale Ale do mundo. O evento que será realizado no dia 03 de novembro no Centro de Eventos Quinta Linda, em Ribeirão Preto (SP), irá reunir 42 cervejas de 14 subestilos dentro do universo das IPAs, sendo que 15 receitas foram desenvolvidas exclusivamente para o evento. Entre as cervejarias que marcam presença no evento está a Dogma, de São Paulo, que se destaca pelos rótulos elaborados e criativos.

A marca irá levar para o evento sua Magnum Opus (Grande Obra em Latim), uma Double IPA com 9% de teor alcóolico. A cerveja é produzida com lúpulos Citra, Amarillo, Centennial e Chinook. O estilo India Pale Ale veio da Índia, e por conta da concentração de lúpulos, costumam ser cervejas mais amargas e aromáticas. Para mais informações sobre o festival acesse: http://www.sympla.com.br/IPADay2018

IPA Day Brasil 2018
Festival: 03 de novembro de 2018
Das 12h às 22h
Centro de Eventos Quinta Linda
Rodovia Anhanguera, Km 303 (sentido capital)
3o lote: R$ 215,00 (O IPA Day não cobra taxa de serviço)

Sobre a Dogma

Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna; e Leonardo Satt, da Prima Satt já se ajudavam com receitas, produção e logística, quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e as receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 50 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade. Para saber mais sobre as novidades, acompanhe a cervejaria em www.facebook.com/cervejariadogma

Fonte: Lottus Comunicação

Alem Bier leva quatro medalhas na Copa Cerveja Brasil

Marca, que tem menos de um ano de mercado, já desponta no mercado nacional como uma das que mais conquistou prêmios no concurso. International Pilsener foi eleita a melhor do país

Lançada em maio deste ano, a Alem Bier já colhe os primeiros resultados da extensa pesquisa em desenvolvimento de produtos. No primeiro concurso do qual participou, a Copa Cerveja Brasil, a marca levou quatro premiações. Foram dois bronzes e duas pratas para os rótulos produzidos junto à Vinícola Monte Reale. 

Numa das categorias mais disputadas do concurso, a International-Style Pilsener, a marca foi a única premiada. É de Flores da Cunha (RS), portanto, a melhor do estilo produzida no país.

As outras três medalhas vieram de estilos que são tendência em todo o mundo. A Alem Bier Tripel Framboise ficou com o bronze na categoria Belgian-Style Fruit Beer, a Tripel Brett levou o bronze em Brett Beer e a Dark Sour conquistou a prata em Wood- and Barrel-Aged Sour Beer.

De acordo com Carlo Mioranza, responsável pela produção das cervejas Alem Bier, o concurso mostrou a versatilidade da marca. “Ganhamos com estilos que são apontados como complexos e que devem atingir o mercado em cheio nos próximos anos e, ao mesmo tempo, com a Pilsen que é um rótulo bastante tradicional. Estamos muito felizes por termos conquistado os resultados em perfis tão diferentes de cervejas”, aponta.

A Alem Bier Pilsen já é comercializada em garrafas e barris de chope em todo o Brasil. As cervejas mais complexas, com passagem por barris de madeira, são novidades aguardadas para os próximos meses.

Fonte: Melz Assessoria

Novas colaborativas da Caravan terão lançamento No Slow Brew Brasil

Cervejaria traz dois rótulos em primeira mão para o festival!

A cervejaria Caravan chega pela segunda vez no Slow Brew Brasil com quatro rótulos. Dois lançamentos são muito aguardados, a Bellini Brett IPA, feita em parceria com o bar Vórtex em São Paulo, uma Brut IPA com pêssego e brettanomyces e a W.O.T.’S UP Caravan?, uma Russian Imperial Stout blendada em carvalho europeu, canela, nibs de cacau e café, feita com o bar What’s On Tap também de São Paulo. Além disso, dois clássicos da cervejaria, a Ginger Pale Ale e a West Coast IPA.

Os dois lançamentos colaborativos serão desgustados em primeira mão por quem estiver no festival Slow Brew Brasil no próximo sábado dia 03 de novembro. Ambos os rótulos serão relançados após o evento nos respectivos bares envolvidos.

CONHEÇA OS RÓTULOS DA CARAVAN NO SLOW BREW BRASIL: 

CARAVAN BELLINI BRETT IPA (FEAT. VÓRTEX) - Lançamento
Horário do Barril engatado: 13h:15
Inspirada no drink criado no Harry’s Bar em Veneza, uma Brut IPA de base com os lúpulos Hallertau Blanc, Amarilloe El Dorado, fermentado com um blend de American Ale e brettanomyces e adição de pêssego. O foco desta cerveja está no sabor e aroma de prosecco e frutas amarelas.

Estilo: Brut IPA com pêssego e brettanomyces
ABV: 6% 
IBU: 15
Formato: Chope





CARAVAN W.O.T.’S UP CARAVAN? (FEAT. WHAT’S ON TAP) - Lançamento
Horário do Barril engatado: 15h
Uma Russian Imperial Stout produzida na What’s on Tape que foi blendada com outra RIS de uma solera de dois anos com adição de canela, nibs de cacau, baunilha e café. Rótulo exclusivo para o festival e bar What’s On Tap.

Estilo: Russian Imperial Stout
ABV: 9,6% 
IBU: --
Formato: Chope






CARAVAN GINGER PALE ALE 
Cerveja leve, altamente refrescante e aromática! As notas de frutas tropicais e cítricas dos lúpulos americanos se entrelaçam com o gengibre numa experiência única de frescor no aroma.

Estilo: American Pale Ale com Gengibre
ABV: 5,2% 
IBU: 35
Formato: Chope








CARAVAN WEST COAST IPA
Uma releitura da clássica IPA de San Diego. Abusivamente aromática com as notas clássicas dos lúpulos resinosos e citrícos, se intercalando com notas de frutas tropicais dos lúpulos mais atuais.

Estilo: West Coast IPA
ABV: 7,1% 
IBU: 70
Formato: Chope















Slow Brew Brasil 2018
Data: 03 de novembro de 2018
Local: PRO MAGNO
Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, nº 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP.
Site: www.slowbrewbrasil.com.br/festival2018/#
Instagram: @slowbrewbrasil
Ingressos (último lote): slowbrewbrasil.com.br/vendas/ingressos.html
#SBB2018

SOBRE A CARAVAN BEER
Jazz e cerveja! Harmonização perfeita e que nas mãos da Caravan Beer rendeu frutos de grande qualidade. No mercado desde 2016, eles lançaram na época três rótulos em garrafas de 300ml: SummerAle, American Pale Ale e West Coast.

A Caravan Beer também participa da ConfraBeerSP, uma confraria formada por produtores de cerveja interessados em promover a cultura cervejeira no estado de São Paulo.

“O jazz é nossa paixão, nossa inspiração. Improviso, qualidade, técnica e fluidez. Levamos todos esses conceitos para nossas cervejas. Proporcionando à você uma experiência única, cheia de aromas e sabores. Entre nesse ritmo e enjoy your ride!”

CARAVAN BEER
Instagram: caravan_beer

Fonte: Beer Press

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Prussia marca presença no IPA Day Brasil

Cervejaria é a única mineira a participar do evento, que é considerado o maior do mundo de cervejas IPA

No próximo dia 03/11, a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, será palco do maior evento de cerveja IPA do mundo. O IPA Day Brasil reunirá 42 rótulos, sendo 15 produzidos exclusivamente para a festa. Única mineira a participar do festival, a Prussia Bier, mais uma vez, reafirma a qualidade de sua IPA, figurando entre as melhores e mais prestigiadas marcas do país.

Segundo a diretora de marketing da cervejaria, Amanda Gouveia, participar desse evento significa estar do lado de marcas que são referência em qualidade e prestígio no meio cervejeiro! "É ter nossa IPA, mais uma vez, reconhecida como uma das melhores do país! Ser a única cervejaria de Minas é ter a oportunidade e levar nossa bandeira e mostrar que somos um dos estados que mais respira a cultura cervejeira".

A cerveja IPA
IPA significa India Pale Ale e o estilo surgiu por acaso, na Inglaterra. Os ingleses exportavam cerveja para a Índia e começaram a acrescentar mais lúpulo para conservar a bebida e evitar perdas. Devido à grande quantidade de lúpulo, esta cerveja é bem mais amarga, além de ser extremamente aromática, refrescante e fácil de beber. Muito difundida ao redor do mundo, é possível encontrar diversos tipos de IPAs, como a American IPA, English IPA, Imperial IPA (ou Double IPA), Session IPA, Belgian IPA, Black IPA, Red IPA e White IPA, variando cor, teor alcoólico e modo de preparo.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Votus Nº 003 - Degustação nº 1134


Uma cerveja sem extremo dulçor, porém com extremo álcool da Cervejaria Votus, localizada na região do ABCD paulista. Ganhou o prêmio de Melhor Cerveja do Mundo por Estilo no World Beer Awards 2017.

Cervejaria: Votus
Origem: Diadema-SP Brasil
ABV(%): 8,5
Estilo: Doppelbock
Embalagem: Garrafa de 300 ml

Cerveja de coloração marrom escuro, corpo turvo, com espuma bege de média formação, com persistência média e justa transição de renda no copo.

No nariz, intenso aroma de caramelo, toffe, café e chocolate. Senti ainda toque de frutas escuras. O lúpulo é imperceptível e deve servir só para equilibra com o dulçor. O sabor acompanha o aroma. A cerveja tem sabor adocicado sem ser enjoativo. Alcool bem inserido no conjunto.

Cerveja com corpo médio-baixo e média carbonatação. Aftertaste duradouro e adocicado. Cerveja com baixo drinkability. Boa cerveja!

Prosit!
Luiz Araújo

IPA Day Brasil reúne neste sábado lupulomaníacos de todo país, em Ribeirão Preto

Maior evento do mundo dedicado ao estilo vai transformar Ribeirão Preto na capital da IPA neste sábado, 3; festival reunirá os amantes da bebida já na sexta-feira, 2, na Casa da IPA

O IPA Day Brasil, maior festival dedicado às cervejas do estilo India Pale Ale do mundo, acontece neste sábado, 3 de novembro, em Ribeirão Preto (SP), e vai transformar a cidade em um destino de turismo cervejeiro completo. Consolidado no calendário de festas cervejeiras do país, o IPA Day Brasil reúne todos os anos dois mil lupulomaníacos que além das cervejas aproveitam para encontrar a ‘tribo’ e experimentar a gastronomia dos food trucks ao som de muito rock’n roll. Em 2017, em sua sexta edição, turistas de 194 cidades de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal, além do Canadá, EUA e Argentina estiveram no IPA Day Brasil.

Realizado em pleno feriado prolongado, este ano o festival será composto por duas atividades oficiais: a Casa da IPA, no feriado do 2, sexta-feira, e o próprio IPA Day Brasil, no sábado, dia 3. Além disso, o festival reúne diversas atividades paralelas em cervejarias da cidade e um tour cervejeiro passando pelas cervejarias.

Na sexta-feira, os lupulomaníacos vão se reunir na Casa da IPA, hospedagem exclusiva para participantes do IPA Day. Para este dia está sendo disponibilizado um Day Pass para quem quiser antecipar a festa ou não for participar do festival, mas ainda assim quiser sentir o gosto amargo das IPAs. A Casa da IPA terá brassagem ao vivo, food truck e a cerveja oficial do IPA Day Brasil

O IPA Day Brasil – o evento

No sábado, o ‘line up’ mais lupulado do Brasil irá reunir 42 cervejas de 25 cervejarias, de 14 subestilos dentro do universo das IPAs, incluindo 15 receitas exclusivas desenvolvidas para o IPA Day Basil. A relação de cervejas do IPA Day Brasil diz muito sobre o estilo preferido dos consumidores mais engajados ao universo das cervejas artesanais.

A lista é composta por subestilos que vão das tradicionais American IPAs (com sete representantes) até as inovadoras Brut IPAs, New England IPAs e até uma MilkShake IPA, além de receitas com melancia, caju, quinino e tangerina gigante japonesa, a Dekopom. As graduações alcoólicas variam de 3,8% a 11%.

Estrela da festa, o lúpulo também dá uma dica da efervescência que as IPAs provocam no mercado cervejeiro. Os rótulos que serão degustados trazem em suas receitas mais de 35 lúpulos diferentes, incluindo o Cryo Hops, que utiliza a criogenia para o processamento do lúpulo. A variedade mais utilizada é o Citra, presente em nada menos que 19 receitas.

Uma das novidades mais aguardadas desta 7a Edição do IPA Day Brasil é a própria cerveja do Festival. A receita oficial do IPA Day Brasil, preparada pelos cervejeiros João Becker, um dos organizadores do evento, e Paulo Schiaveto, é uma Brut IPA (6,5% ABV e 20 IBU), tendência no mundo das India Pale Ales. O estilo é a novidade do universo cervejeiro em 2018.

Criado em São Francisco, na Califórnia, a Brut IPA é inspirada nos espumantes mais secos, dos quais herdou o nome. “São marcadas pelo corpo levíssimo, são extra secas e extra borbulhantes, com a elegância de um espumante, mas sempre destacando a presença dos lúpulos. A ideia, porém, não é tanto adicionar amargor, mas sim oferecer aromas e sabores equilibrados sobre uma base muito neutra de malte”, explica Rafa Moschetta, sommelier de cervejas e um dos organizadores do evento.

Atrações musicais

Três bandas se apresentam no palco do IPA Day. A primeira delas, Trip-el, com releituras de Rock Clássico e uma pegada de Folk. A segunda banda a subir no palco será a Chavala Talhada, com groove e rock’n roll de bandas conhecidas e autorais. Fechando a festa, Microbius Experience, com muito rock’n roll.

Gastronomia

E se não vai faltar bebida de qualidade, o mesmo pode-se dizer sobre as comidas, com opções para todos os gostos. Dos carnívoros aos veganos. Participam da praça de alimentação Vila Dionísio (Petiscos), Carburadores (churrasco), Komburguer (burguer), Bendito Burger (burguer), Gomo Artesanal (embutidos), Pedacinho da Canastra (queijos), Rock Truck (veggie), Tia Rô (massas e pizza) e Beergadeiro (brigadeiro com cerveja).

Concurso
O festival também será palco da premiação do 3o Concurso Melhor IPA do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo um grupo de jurados, incluindo juízes internacionais, sommeliers de cerveja e mestres cervejeiros, irá se reunir na cidade para eleger a melhor IPA comercial produzida no Brasil. Além do prêmio best of show, concedido à melhor da todas as cervejas, o concurso também premia os melhores exemplares dentro de subestilos de IPAs. O concurso é organizado pela Academia de Ideias Cervejeiras, com apoio das Cervejarias Weird Barrel e SP-330, ambas de Ribeirão Preto.

Ingressos
Com o novo formato que assume a missão de promover o turismo cervejeiro, a organização do evento promete fazer o maior IPA Day Brasil da história sem aumentar o volume de ingressos. As vendas de ingressos estão acontecendo por meio da Sympla, plataforma oficial de ingressos do festival. Os preços do terceiro lote são R$ 215,00 sem cobrança de taxa de serviço do Sympla, cujo custo é assumido pela organização do evento.

IPA Day Brasil
Festival: 3 de novembro de 2018
Das 12h às 22h
Centro de Eventos Quinta Linda
Rodovia Anhanguera, Km 303 (sentido capital)
Informações e hospedagem: www.ipadaybrasil.com.br

Programação:
Sexta-feira 10h: Casa Da IPA Day Pass
Brassagem ao vivo, Food Truck, DJ e venda de cerveja
Ingresso R$ 30,00

Local: Casa da IPA - Av. Café, 2295 

Sexta-feira 17h Encontro de Cervejeiros (evento paralelo)
Rock acústico com Thiago Neves
Cervejas Weird Barrel e IPA Day Brasil, food truck e comidas da casa
Entrada Franca
Local: Weird Barrel - Rua Altino Arantes, 1854 

Sábado 12h: IPA Day Brasil

Domingo 11h: Ressaca no Navio (evento paralelo) 
Show Beto Leoneti e Marcel Rivoiro
Porco no Rolete
Entrada Franca
Local: Weird Barrel - Rua Altino Arantes, 1854

Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

Corvos Jackie Brown - Degustação nº 1133


Este é um estilo moderno das Brown Ales britânicas, feito para ter mais amargor - não necessariamente com lúpulos americanos. Cerveja produzida pela BierHub, aceleradora de cervejas artesanais. A cerveja recebeu uma produção 100% financiada pela aceleradora e entrou para o clube de assinatura do BierHub, em uma parceria com a Wbeer. Após passar pelo clube de assinatura, a cerveja campeã foi comercializada durante um mês exclusivamente no e-commerce da Wbeer, e posteriormente distribuída em todos os pontos de venda parceiros de ambas as marcas. 

Cervejaria: Corvos Brewery
País: São Paulo-SP (Brasil)
ABV(%): 4,8
IBU: 28
Estilo: American Brown Ale
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, quase opaca, com tons em rubi quando colocados contra a luz. Sua espuma de cor bege apresentou rasa formação e pouquíssima duração, sem transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete de forma intensa a biscoito, caramelo, chocolate e tostado. Média presença de lúpulo, sendo cítrico, com notas de laranja. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e amargor moderado. 

O aftertaste é duradouro e amargo. Apresentou corpo leve e baixa carbonatação. Bom drinkability

Saúde!
Luiz Araújo

Eno Cultura faz seleção de vinhos para época mais florida do ano

Com a chegada da primavera, é irresistível associar vinhos a flores! De fato, algumas uvas se destacam por dar origem a vinhos com aromas florais

Os critérios para se escolher qual vinho beber são muitos: a comida que acompanha, a companhia, a ocasião e o estado de humor são alguns exemplos. Mas toda vez que a estação muda ao longo do ano, há uma espécie de renovação de nossas sensibilidades, e é interessante como alguns estilos de vinhos podem se tornar mais atraentes. Com a chegada da primavera, é irresistível associar vinhos a flores! De fato, algumas uvas se destacam por dar origem a vinhos com aromas florais. A Eno Cultura (www.enocultura.com.br) – instituição especializada em educação etílica, eleita a educadora do ano 2017 pela WSET Global (Wine & Spirit Education Trust) -, seleciona vinhos para você se inspirar na época mais florida do ano.

Seleção Eno Cultura

Rio de los Pájaros Torrontés Reserva 2017
Cor: branco
Uva: Torrontés
Produtor: Pisano
País: Uruguai
Aromas: jasmin e flores tropicais maduras, especiarias e mel
Onde encontrar: Mistral (R$ 105,70)

Gries Gewurztraminer Vinhas Antigas 2016
Cor: branco
Uva: Gewurztraminer
Produtor: Weingut Gries
País: Alemanha
Aromas: rosas, lichia, alcaçuz
Onde encontrar: Weinkeller (R$ 189,00)
Raventós i Blanc Silencis 2014
Cor: branco
Uva: Xarel-lo
Produtor: Raventós
País: Espanha
Aromas: flor de laranjeira, notas cítricas, pêssego
Onde encontrar: Decanter (R$ 214,90)

Morgon La Voûte Saint-Vincent 2015
Cor: tinto
Uva: Gamay
Produtor: Domaine Louis-Claude Desvignes
País: França
Aromas: lavanda, framboesa, cereja
Onde encontrar: Belle Cave (R$ 190,00)
Barbaresco Recta Pete DOCG 2014
Cor: tinto
Uva: Nebbiolo
Produtor: Fletcher Wines
País: Itália
Aromas: violeta, frutas vermelhas, notas apimentadas
Onde encontrar: Wines4u (R$ 238,00)

Sobre a ENO (www.enocultura.com.br)

A Eno Cultura é uma das principais instituições de vinhos, destilados e saquês e certificadora oficial das qualificações WSET (Wine & Spirit Education Trust) e FWS (French Wine Scholar) na América Latina, tendo em seu portfólio a criação de eventos corporativos personalizados e workshops. Sediada em São Paulo, a companhia ministra cursos para profissionais, acadêmicos e apreciadores de vinhos, destilados e saquês em mais de 20 cidades brasileiras, além de países com tradição cultural vinícola, como Uruguai. Fundada por Paulo Brammer e Thiago Mendes, ambos com diploma WSET nível 4 e são juízes de várias competições internacionais.

Fonte: 4fcom

Stone Go To IPA - Degustação nº 1132


É produzida com 10 tipos de lúpulo pelo método hop bursting, onde o lúpulo é adicionado apenas no final do processo.

Cervejaria: Stone Brewing
Origem: EUA
ABV(%): 4,8
IBU: 65
Estilo: Session IPA
Embalagem: Lata de 473 ml

É uma cerveja de coloração amarela, com leve turbidez. Sua espuma de cor branca, apresentou ótima formação, persistência, deixando ainda um excelente belgian lace no copo. 

No aroma médio, o malte remete a mel, pão e cereal. O lúpulo está presente de forma intensa e além de perfumado, bastante cítrico remetendo a limão, manga e frutas tropicais e maracujá. No sabor há leve dulçor e amargor marcante.

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve, rescência idem e textura macia. Cerveja com ótimo drinkability. Cerveja excelente! 
Bebamos!
Luiz Araújo

Cariocaholic Amber Ale - Degustação nº 1131


Mais uma cerveja 3Cariocas para homenagear o Rio. Cariocaholic é uma concepção que surgiu da união e consolidação de dois universos, o da cerveja e o do carioca. Drink local, be local.

Cervajaria: 3Cariocas
Origem: Rio de Janeiro-RJ Brasil
ABV(%): 5,2
IBU: 30
Estilo: American Amber Ale
Embalagem: Lata de 473 ml

É uma cerveja de coloração âmbar escuro e corpo claro. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e média persistência, com uma boa transição de renda no copo.

No aroma intenso, o malte remete a biscoito, caramelo e leve tostado. O lúpulo está presente de forma média e é cítrico. O sabor acompanha o aroma, com dulçor médio e amargor residual do lúpulo.

O aftertaste é duradouro e levemente amargo. Corpo leve, média rescência e textura macia. Cerveja com alto drinkability. Boa cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo

Dado Bier Duons - Degustação nº 1130


A Dado Bier Duons é uma Witbier singular e aliada à culinária. Uma co-criação do Mestre Cervejeiro Carlos Bolzan e do Chef Edevaldo Nunes. Ela inclui especiarias como açafrão, anis estrelado, cravo, canela e cardamomo. O renomado artista Walmor Correa, responsável pelo desenvolvimento do rótulo, criou uma flor híbrida que representa de forma simples, bela e direta todas as especiarias que acompanham a receita. 

Cervejaria: Dado Bier
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 5
IBU: 7
Estilo: Witbier
Embalagem: Garrafa de 600 ml

Cerveja de coloração amarelo-palha, corpo turvo, com creme branco, pequeno e de curta duração. Não formou belgian lace no copo.

No nariz, o malte remete levemente a cereais e mel. Aroma intenso proveniente das especiarias, com destaque para o anis estrelado. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado, leves acidez, amargor e picância.

Corpo leve, textura macia e média carbonatação. Esta witbier tem médio drinkability, em função da quantidade de especiarias, além de retrogosto médio com leve amargor. 

Um brinde!
Luiz Araújo

Arrogant Bastard Ale - Degustação nº 1129


Uma descrição da cerveja nas palavras da própria cervejaria: "essa é uma cerveja agressiva. Você provavelmente não vai gostar. Na verdade, é bem duvidoso que você tenha a sofisticação de apreciar uma ale desta qualidade".

Cervejaria: Stone Brewing Co.
Origem: EUA
ABV(%): 7,2
Estilo: Strong Scotch Ale
Embalagem: Lata de 473 ml

É uma cerveja de coloração âmbar escuro e corpo límpido. Sua espuma de cor bege apresentou média formação, média retenção e excelente belgian lace no copo. 

No aroma intenso, o malte remete a caramelo, toffe e tostado. Percebe-se ainda notas de ameixa, frutas escuras. O lúpulo é cítrico com notas de laranja. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e amargor médio.

O retrogosto é duradouro e amargo. Corpo médio e rescência média. Cerveja com médio drinkability. Muito boa!

Cheers!
Luiz Araújo

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Bernard Dark Lager - Degustação nº 1128


No dia 26 de Outubro de 1991. Stainslav Bernard. Josef Vávra e Rudolf Smejkal arremataram em um leilão uma cervejaria falida na cidade de Humpolec (República Checa). Não demorou muito para que a cervejaria familiar e sua cerveja. a Bernard. se tornassem conhecidas em toda a República Checa. 

Cervejaria: Bernard
Origem: República Tcheca
ABV(%): 4,7
Estilo: Schwarzbier
Embalagem: Garrafa 330 ml

É uma cerveja de coloração marrom escuro, com tons rubi e com corpo opaco. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação, média persistência e boa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a caramelo, café, tostado e chocolate amargo. No sabor há bom equilíbrio entre dulçor e o amargor que são moderados.

O aftertaste é médio e levemente amargo. Com corpo leve, média rescência e textura macia. Tem bom drinkability e é uma cerveja leve e fácil de beber! Boa cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo

Sea Dog India Pale Ale - Degustação nº 1127


Versão americana da English IPA, produzida com lúpulos Summit, Bravo e Cascade.

Cervejaria: Sea Dog
Origem: EUA
ABV(%): 5,7
Estilo: India Pale Ale 
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração cobre e corpo com leve turbidez. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e retenção, além de excelente belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a biscoito, caramelo e tostado. O lúpulo está presente de forma intensa, sendo cítrico, com algumas notas terrosas, de pinho e grapefruit. No sabor o malte continua remetendo a caramelo, que conferem um dulçor a cerveja, porém bem equilibrado com o amargor assertivo do lúpulo. 

O retrogosto é duradouro e amargo. Corpo leve e rescência média. Cerveja com alto drinkability. Boa cerva!

Saúde!
Luiz Araújo

Del Ducato VIÆMILIA - Degustação nº 1126


O nome da cerveja remete a uma das estradas mais importantes da antiguidade na Itália e o rótulo é uma versão italiana de um famoso estilo alemão.

Cervajaria: Del Ducato
Origem: Itália
ABV(%): 5
Estilo: Keller/Zwickel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração amarelo-palha e nublada. Sua espuma cremosa de cor branca apresentou grande formação, duradoura, com uma boa transição de renda no copo.

No nariz, o malte remete a cereais, mel e panificação de forma média. Presença de lúpulo floral e  herbal. O sabor acompanha o aroma, e há um equilíbrio entre dulçor do malte e amargor.

O aftertaste é levemente amargo e seco. Corpo leve, média rescência e textura macia. Cerveja com um alto drinkability. Boa cerveja, leve e refrescante!

Ein Prosit!
Luiz Araújo

Mikkeller Milk Stout - Degustação nº 1125


Uma Sweet Stout com adição de aveia e leite na receita. A dica é substituir o tradicional cafezinho por uma Mikkeller Milk Stout! 

Cervejaria: Mikkeller 
País: Dinamarca
ABV(%): 6,0
Estilo: Sweet Stout
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro e opaca. Sua espuma cremosa de cor bege apresentou ótima formação e duração, com uma excelente transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a toffe, chocolate, frutas escuras, café, baunilha, tostado e leve defumado, sendo de forma intensa. O sabor acompanha o aroma, tendo um amargor marcante conferido pela tosta do malte e levíssima acidez.

O aftertaste é duradouro, amargor e seco. Com corpo médio-baixo e rescência média. Apresenta bom drinkability. Muito boa cerveja!

Bebamos!
Luiz Araújo

Sinnatrah Cervejaria Escola comemora 9 anos com festa em nova sede


No próximo dia 11 de novembro a Sinnatrah Cervejaria Escola comemora seu nono ano de atividades e milhares de cervejeiros formados com uma festa na nova sede da instituição! O evento acontece das 12h00 às 19h00 com ingressos a R$ 99 - que incluem chopes artesanais e coqueteis on tap a vontade. 

Entre as cervejarias paulistas confirmadas estão Tarantino, Mea Culpa, Votus e outras marcas a serem divulgadas na primeira semana de novembro com cervjas de estilos como: ESB, Bitter, Hoppy Lager, Dry Stout, Vienna Lager, NEIPA. O Volátil Bar fica responsável pelos Gin Tônica Ginger Fizz e Lime Scurvy Killer. 

A escola, que recentemente inaugurou nova sede na Av. Pompéia, 2021 também mudou sua identidade visual, modernizando sua logomarca com o gato icônico como mascote. Ao longo de sua trajetória, a Sinnatrah Cervejaria-Escola já formou mais de 4500 cervejeiros caseiros - muitos deles assumiram o hobby como profissão, atuando dentro de cervejarias ou criando as suas próprias marcas de cervejas. 

"Esse ano foi marcado por muitas mudanças. Ampliamos nossas salas de aula para cursos iniciantes e avançadas de cerveja e em breve vamos ampliar a grade curricular", afirma Rorigo Louro, sócio e coordenador de cursos. 

Para adquirir o ingresso basta acessar o link - http://sinnatrah.com.br/curso/?festa-sinnatrah-9-anos/, ou garantir a vaga direto no Brew Shop Sinnatrah, que funciona na sede da escola na Avenida Pompéia, 2021.

Fonte: ÔNIXPress

sábado, 27 de outubro de 2018

Everbrew lança colaborativas no Slow Brew Brasil 2018

Cervejeiro americano da Sand City estará no estande da cervejaria!

A cervejaria santista Everbrew lança nos próximos dias duas novas cervejas colaborativas, uma nacional e outra internacional. 

A R.I.S.M.F. foi produzida com a Cervejaria MF, de Gramado – RS, e nasceu da ideia de celebrar a paixão por cervejas extremas. Se trata de uma Rye Imperial Stout, com 12% de teor alcoólico e que chega nos pontos de venda na próxima semana. Essa cerveja estará disponível no estande da MF no Slow Brew Brasil, que acontece no dia 3 de novembro, em São Paulo.

Já a colaborativa internacional foi batizada de Even Mo Ever Mais, uma Double NE IPA produzida com a cervejaria americana Sand City e que será lançada no Slow Brew, com presença confirmada do cervejeiro Kevin Sihler no estande da Everbrew durante o evento. O rótulo chega na primeira quinzena de novembro nos pontos de venda em todo país.

EVEN MO EVER MAIS (o rótulo será revelado apenas no dia do lançamento no Slow Brew Brasil)
Lançamento do dia! Uma colaborativa com a cervejaria Sand City (EUA) e com presença do cervejeiro americano Kevin Sihler no evento.

Estilo: Double NE IPA 
ABV: 8,7% 
IBU: 70


R.I.S.M.F. (disponível no estande da MF no Slow Brew Brasil)
Uma colaborativa para celebrar as cervejas extremas! Produzida com 25% de centeio e Baunilha de Madagascar.


Estilo: Rye Imperial Stout
ABV: 12% 
IBU: --


ENJOY THE SPRING 
Uma NE IPA com perfil mais mais herbal do que frutada.

Estilo: NE IPA com lúpulo Mosaic e Columbus
ABV: 6,3% 
IBU: 50


EVERMONT 2
Produzido com os lúpulos Citra, Mosaic, Galaxy e duplo dry hopping e levedura diferente da primeira Evermont.

Estilo: NE IPA
ABV: 7,4% 
IBU: 70


EVERBLEND
Blend de três rótulos da Everbrew (Evermont, Evermaine e Evermass).

Estilo: NE IPA 
ABV: 7,5% 
IBU: 70





EVERMEX
Uma Mexican Imperial Stout com pimenta habanero, canela, café e baunilha.

Estilo: Mexican Imperial Stout
ABV: 11,3% 
IBU: 70












Slow Brew Brasil 2018
Data: 03 de novembro de 2018
Local: PRO MAGNO
Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, nº 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP.
Site: www.slowbrewbrasil.com.br/festival2018/#
Instagram: @slowbrewbrasil
Ingressos (último lote): slowbrewbrasil.com.br/vendas/ingressos.html
#SBB2018

SOBRE A EVERBREW
Cervejaria cigana de Santos/SP, a Everbrew apareceu no mercado nacional em meados de 2016 com seus dois primeiros rótulos: EverIPA (American IPA) e EverBlack (India Black Ale).

Criada pelos sócios, Renê dos Santos e Célio Ongaro, a cervejaria já conta com um portfólio de vários estilos e atualmente produz na cervejaria Dádiva, em Várzea Paulista/SP.

Facebook: facebook.com/cervejariaeverbrew
Instagram: cervejariaeverbrew

Fonte: Beer Press

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Cervejaria mineira Antuérpia participa pela primeira vez do Slow Brew Brasil


Criada na região de Juiz de Fora em 2009, a Cervejaria Antuérpia está presente em quatro estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo), ela marca presença pela primeira vez no Slow Brew Brasil, que acontece no próximo dia 3 de novembro e leva na bagagem seis rótulos, com destaque para os dois inéditos em São Paulo: a Perdição, uma NE IPA com adição de lactose e goiaba; e a Quintal de morango com hibisco, uma Catharina Sour. Todos os rótulos podem ser degustados à vontade, já que o evento é Open Bar.

"O primeiro rótulo é uma tradução do intenso romance de Shakespeare, Romeu e Julieta. A receita é como um ‘amor de perdição’. Na boca, é possível sentir o sabor da fruta, passando para um amargor limpo e imponente, finalizando com leve dulçor. A adição de lactose permite estender a cremosidade do gole, fazendo com que o álcool fique equilibrado. Já o segundo, é uma tendência cervejeira, já que o Catharina Sour foi mundialmente reconhecido há pouco tempo como o único estilo brasileiro. A ideia é trazer uma carga de memória afetiva e relembrar a infância, quando era comum comer frutas das árvores no quintal.", conta Marco Antonio Frederico, diretor de marketing da Antuérpia. A frase "Malte, Lúpulo e Liberdade" representa nossa essência, está no nosso DNA. Somos livres, independentes, e valorizamos a qualidade e a criatividade acima de tudo.", complementa.

Ainda será possível experimentar a Kremlin, uma Russian Imperial Stout elaborada com seis maltes especiais, que lhe conferem notas de chocolate, caramelo e café, além de um toque de carvalho; a Tabla, uma India Pale Ale que possui uma seleção de oito variedades de lúpulos americanos que traz à cerveja um amargor intenso, porém equilibrado, com notas de cítrico, floral e frutado; além das tradicionais Belgian Tripel e da Irish Red Ale da marca.

Sobre a Antuérpia:

Instalada em Matias Barbosa, ao lado de Juiz de Fora, e com capacidade de produção maior que 200 mil litros por mês, a fábrica, que antes tinha apenas 30% da sua produtividade destinada para rótulos próprios, hoje inverteu esse número e chega a fazer mais de 140 mil litros/mês das suas cervejas, com o restante da capacidade utilizado pelas principais marcas ciganas do Rio.

Com duas linhas bem definidas, tanto para os que preferem os estilos mais tradicionais como Lager e Weiss, quanto os que optam por explorar sabores criativos e diversificados, a Antuérpia possui um portfólio bastante abrangente, que contempla: Premium Lager, Weissbier, Munich Dunkel, Irish Red Ale, Belgian Tripel e American IPA, além dos estilos Berliner Weisse, Vienna Lager, Russian Imperial Stout, Witbier, Barley Wine, NE IPA, NE APA, e Wood Aged Beers e Catharina Sour.

"Estamos nos posicionando muito além da nossa casa. Chegamos bem ao Rio e à Vitória e começamos a levar a marca Antuérpia também para os apreciadores de cervejas criativas e bem elaboradas em Belo Horizonte e São Paulo. Continuamos crescendo bem acima da média do mercado e acreditamos que uma nova expansão acontecerá entre 2019 e 2020.", afirma Saulo Oliveira, diretor executivo da Antuérpia.

Slow Brew Brasil com Antuérpia
Data: 03 de novembro de 2018 – Horário: 12h às 20h
Duração: 8 horas para experimentar livremente os melhores 362 rótulos.
Local: Centro de Eventos Pro-Magno | Casa Verde | São Paulo – SP
Estande Antuérpia - 26

Fonte: Tratto Comunicação

Mafiosa Cervejaria lança Don Drino e A Noiva em lata


Os dois primeiros rótulos criados pela Mafiosa Cervejaria, os clássicos Don Drino (East Coast IPA) e A Noiva (American Wheat) acabam de ganhar versão em lata (473 ml). Além do envase, A Noiva vem também finalizar o processo de padronização de todos os rótulos da cervejaria à nova comunicação da marca, que desde junho deste ano vem sendo impressa com uma releitura moderna dos anos 40.

"É empolgante trazer uma nova roupagem para nossos rótulos emblemáticos. São rótulos que cresceram e evoluíram junto com a marca, e que agora se adequam aos padrões atuais de mercado, ganhando cara e embalagem novas para conquistar ainda mais consumidores", comenta Guilherme Matheus, sócio e cervejeiro da Mafiosa.

O mercado das latas para a comercialização de cervejas não pasteurizadas – as que recebem indicação para serem consumidas mais frescas - cresceu muito nos últimos anos. O alumínio, além de preservar melhor o conteúdo envasado, pode ser facilmente reciclável, é de fácil transporte e armazenamento, além de garantir melhor espaço para a aplicação de rótulos mais elaborados e criativos, como são os da Mafiosa Cervejaria.

A ideia de levar cara nova a Mafiosa começou com uma demanda crescente de padronização dos seus produtos, destacando o lado 100% temático da cervejaria de Valinhos – a Máfia Americana. À frente da criação e produção de toda a reestruturação da nova identidade visual da Mafiosa está o designer Alexandre Nani, da Sete8, que buscou o lado mais sombrio das ilustrações nos quadrinhos Sin City, de Frank Miller. "Tentamos uma pegada mais noir do tema, utilizando fontes dos anos 40, com o intuito de resgatar o estilo e a época ícone da cervejaria", diz Nani.

Além dos rótulos, a cervejaria vem utilizando a nova identidade visual em peças customizadas, como copos, canecas, bonés e camisetas, todos criados em homenagem a algum filme, personagem ou detalhe de grandes obras da Sétima Arte.

A Don Drino chega ao mercado na próxima semana, com preço sugerido de R$ 35,00. Já A Noiva, que na versão lata traz algumas alterações em sua receita original, como aumento da lupulagem e inclusão de novos lúpulos - Amarillo, além de Citra e Cascade, tem previsão de lançamento para novembro, com preço sugerido entre R$ 30,00 e R$ 32,00.

Fonte: Lead CO Press & Marketing

Debron Bier lança Double Ipa colaborativa com ACERVA PE e Gordon Strong


Chega em breve nos pontos de vendas o novo rótulo da cervejaria Debron Bier. A Double Ipa é uma cerveja colaborativa produzida em parceria com a ACERVA-PE e o norte-americano Gordon Strong. “A receita foi desenvolvida em conjunto e incorpora verdadeiramente o estilo Double IPA americano: uma versão mais potente da IPA, ou seja, amargor ainda mais acentuado, doses extras de lúpulo e teor alcoólico elevado”, afirma Thomé Calmon. A versão Double Ipa terá o teor alcoólico acima de 8% , cor um pouco mais clara e lupulagem buscando as tradicionais Double Ipas americanas.

Gordon Strong - é um cervejeiro caseiro premiado, juiz BJCP e escritor. Ele é o único tri-campeão do cobiçado Ninkasi Award, é presidente do Beer Judge Certification Program (BJCP) e foi o principal autor do atual guia de estilos BJCP. Gordon trabalha para Zymurgy Magazine e BYO Magazine.

Fonte: 4Com

Festival Repense no Soul Botequim


Repense é um Festival anual criado pela @2cabecas neste ano teremos duas ações oficiais no boteco a primeira ocorre neste sábado 27/10!!! Borá quebrar paradigmas e abrir sua cabeça para novas experiências!

Cervejarias convidadas:

Suricato + 2Cabeças : Beach Please, Sour IPA

Celebrando a ed. 2018 do Repense Cerveja, cabeças do Rio Grande do Sul alinharam criatividade com cabeças do Rio de Janeiro e o absurdo dessa fusão foi uma Sour IPA com mamão...sim, MAMÃO! Esqueça o protetor solar, a farofada, esqueça o frescobol, esqueça o mar. Se quiser praia ja sabe: Beach Please! Corte uma rodela de laranja e coloque no seu pint com nossa Sour IPA cheia de vitaminas. Se postar nas redes sociais problema é seu, pois até nós vamos zuar. 
#mamãonão diziam os beer influencers wannabe. Pense, repense... 

Treze + 2Cabeças: Bolacha ou Biscoito?

A grande polêmica entre paulistas e cariocas, maior até do que pizza com ketchuo (credo!), virou cerveja. Ou melhor, duas cervejas. Com a mesma base, uma Imperial Brown Ale com baunilha, e adição de ingredientes clássicos dos melhores biscoitos (ou bolachas?). 
Bolacha: Imperial Brown Ale com baunilha e cacau
Biscoito: Imperial Brown Ale com baunilha e coco

Dádiva+ 2cabeças: Bioma, Russian Imperial Stout com castanha baru e baunilha do cerrado

Licorosa e negra, a Bioma é uma RIS com castanha baru e baunilha do cerrado, trazendo notas de nuts e o dulçor residual da baunilha para a cerveja.

Vem pro boteco!!!!! Música, cerveja autêntica e papo cabeça não faltarão!

Fonte: ÔNIXPress

2º rótulo da linha Molinarius Specialties será lançado no Slow Brew Brasil

Conheça a Red IPA e mais quatro linhas da cervejaria engatadas no festival.

A cervejaria Molinarius participa pela primeira vez do Slow Brew Brasil, que acontece no próximo dia 3 de novembro, em São Paulo. Focada no estilo IPA e suas vertentes, a Molinarius leva seis rótulos para o festival e prova que uma IPA pode ser diferente da outra, com características sensoriais únicas e peculiares.

Para os fanáticos por amargor, as quatro linhas da cervejaria estarão engatadas: One Way IPA, Molinarius Specialties, Hoppiness (American IPA) e Hopped Brain (Double IPA).

O grande lançamento será o segundo rótulo da linha Specialties, a Red IPA, que estará em primeira mão no Slow Brew Brasil e na semana seguinte chega nos pontos de venda em todo país.

SOBRE AS LINHAS DA CERVEJARIA MOLINARIUS
Atualmente a cervejaria Molinarius têm quatro linhas nos pontos de venda, todas no estilo IPA, porém com perfis totalmente diferentes, são elas: Hoppiness (linha IPA), Hopped Brain (Linha Double IPA), Molinarius Specialties e One Way IPA.

CONHEÇA OS RÓTULOS QUE SERÃO ENGATADOS NO SLOW BREW BRASIL

MOLINARIUS SPECIALTIES - RED IPA (Lançamento)
A Red IPA é uma cerveja moderadamente forte e lupulada como uma genuína American IPA, mas com uma base de malte levemente mais intensa pela presença de grãos que contribuem com sabores como caramelo, toffee e frutas escuras. Adição de flocos de aveia para contribuir com percepção de maior maciez na boca. O final levemente seco, com a complexa base de maltes, tornam a cerveja com sabor mais maltado, mas sem percepção de dulçor intenso.

Estilo: Red IPA
ABV: 6% 
IBU: 60
Formato: Lata 473ml disponível depois do Slow Brew Brasil nos pontos de venda em todo país.





MOLINARIUS SPECIALTIES - BLACK IPA
A Black IPA é uma cerveja escura com sabores e aromas típicos de uma genuína American IPA. Adição de flocos de aveia para contribuir com a percepção de maior maciez na boca e de centeio para proporcionar uma leve picância que combina muito bem com os lúpulos utilizados. Corpomédio e final levemente seco.

Estilo: Black IPA
ABV: 7% 
IBU: 60






MOLINARIUS ONE WAY IPA - BATCH 10/18 
One Way IPA é uma linha de cervejas experimentais da Molinarius. Lotes diferentes entre si que recebem a numeração do mês e ano de envase. A cada batch (lote), uma receita exclusiva, uma experiência sensorial singular. Um caminho único.

Estilo: American IPA
ABV: 6% 
IBU: 80










MOLINARIUS HOPPINESS - #3.0
Apresenta um perfil de frutas cítricas e tropicais no sabor e intenso aroma pelos lúpulos Citra e Amarillo combinados com a levedura Vermont que forma aromas cítricos. Baixo amargor com 35 IBU e corpo médio que a tornam fácil de apreciar.

Estilo: American IPA
ABV: 6,3% 
IBU: 35










MOLINARIUS HOPPED BRAIN - #2.0
Uma DIPA potente com uma base de malte com Pilsen, Pale Ale e Vienna que combinados com Aveia e malte de Trigo proporcionam uma complexidade de sabores somados à leve picância do Centeiomalteado. A combinação de lúpulos cítricos, com uma carga significativa de lúpulos resinosos de adição tardia, proporcionam aromas para uma experiência que esperamos ser única.

Estilo: Double IPA
ABV: 8,1% 
IBU: 92








MOLINARIUS HOPPED BRAIN - #1.0
A Hopped Brain #1.0 foi desenvolvida com lúpulos cítricos e tropicaisCitra, Mosaic, Galaxy e Amarillo com 17 gramas por litro distribuídos em todo o processo para uma experiência sensorial com aromas e sabores acentuados.

Estilo: Double IPA
ABV: 8,2% 
IBU: 72











Slow Brew Brasil 2018
Data: 03 de novembro de 2018
Local: PRO MAGNO
Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, nº 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP.
Site: www.slowbrewbrasil.com.br/festival2018/#
Instagram: @slowbrewbrasil
#SBB2018

SOBRE MOLINARIUS
Tudo começou em 2011, quando a marca engatinhava nas panelas com as produções caseiras do cervejeiro Sérgio Müller. O moinho, ícone da cervejaria, é uma menção ao sobrenome Müller que significa, em alemão, o dono do moinho ou aquele que moe o grão, e tem como equivalente em latim, Molinarius - nome que batiza o aromático projeto.

As IPAs vem ganhando cada vez mais espaço entre os fãs do fermentado e a Cervejaria Molinarius se apresenta ao mercado com foco na produção de India Pale Ale em suas mais variadas versões. Seguindo as linhas American IPA Hoppiness e a Double IPA Hopped Brain, que são lançadas em séries de cervejas diferentes e exclusivas. A cervejaria não se prende a definição de sub estilos e procura sempre o melhor dos insumos, pensando sempre na qualidade no estilo IPA.

MOLINARIUS
Instagram: cervejariamolinarius
Site Oficial: molinarius.com.br

Fonte: Beer Press