A gente sabe que você, como um bom amante da cerveja, provavelmente tem algumas garrafas especiais em casa, esperando por uma ocasião especial para ser consumida. Mas você sabia que nem todas as cervejas devem ser armazenadas por um longo tempo? Existem algumas regras para te ajudar a entender quando uma cerveja favorece suas características com o envelhecimento, ou quando ela deve ser consumida o mais fresca possível.
O Beer Hunter Michael Jackson já fez questão de destacar: 99.9% das cervejas do mundo são produzidas para serem consumidas imediatamente após deixarem a cervejaria. Mas é claro que, quando falamos em cervejas especiais, temos algumas deliciosas exceções.
Como regra geral, válida na maioria dos casos, podemos dizer que cervejas mais suaves e delicadas devem ser consumidas frescas, pois com o tempo seus sabores oxidam e suas proteínas coagulam e precipitam. As cervejas com frutas frescas e as mais lupuladas também devem ser consumidas o mais rápido possível, pois suas características de aroma e sabor vão se perdendo com a idade.
As cervejas que envelhecem bem são aquelas cujas notas ficam mais intensas e modificadas com o tempo. Elas são chamadas de cervejas de guarda. Como regra geral, elas são escuras e de teor alcoólico maior que 7%. As cervejas com fermentação na garrafa são uma ótima opção para guarda, já que a levedura continua trabalhando enquanto a cerveja está estocada. As belgas de fermentação espontânea também fazem parte do grupo das cervejas que podem ser armazenadas por um longo tempo.
Porém, você só terá o prazer de degustar as notas especiais de uma cerveja de guarda se a estocar de maneira correta. Isso significa que elas NÃO devem ser armazenadas na sua geladeira. A temperatura ideal para armazenamento é entre 13 e 18 graus. O local também deve ser escuro e livre de umidade, para evitar reações químicas indesejadas.
Além disso, as cervejas devem ser armazenadas na posição vertical, o que faz com que somente uma pequena área do liquido fique em contato com o oxigênio, evitando que sua cerveja fique oxidada. Na posição vertical as leveduras (que na maioria dos estilos não devem ir para o copo) se depositam no fundo da garrafa. O mesmo se aplica para a maioria das cervejas rolhadas, já que o contato com a rolha pode produzir alguns off-flavours indesejados.
E se finalmente chegou a ocasião especial para consumir a sua cerveja de guarda, não se esqueça de carregá-la e fazer o serviço gentilmente, evitando movimentos bruscos para que os sedimentos continuem no fundo da garrafa. De preferência, sirva num copo tão especial quanto a cerveja, e faça um belo brinde à sua comemoração.
Fonte: CluBeer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club