Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

App oferece formação a produtores caseiros de cerveja, conectando-os a especialistas e apreciadores da bebida

Plataforma PEER2BEER fomenta produção cervejeira e profissionaliza "panelinhas", democratizando mercado de cerveja artesanal no Brasil 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no primeiro semestre de 2017, o número de cervejarias brasileiras cresceu 17,5%, com mais de 90 novas fábricas de cervejas artesanais abertas e 7.500 rótulos criados. Em meio ao boom desse mercado, uma nova plataforma propõe democratizar a produção de cerveja artesanal, rompendo as barreiras do setor e contando com a participação de especialistas e apreciadores da bebida. 

Resultado de dois anos de pesquisa, o aplicativo PEER2BEER foi idealizado pelos empreendedores Vitor Cunha e Guilherme Aguilar e pela sommelier de cervejas Dani Garrido. Acelerada pela consultoria de inovação e design Questtonó, a plataforma busca oferecer a panelinhas – como são chamados os produtores caseiros de cerveja – de várias partes do Brasil a oportunidade de se profissionalizar ao serem conectados a um renomado time de especialistas, entre mestres-cervejeiros e sommeliers. 

Ao disponibilizarem suas cervejas experimentais de forma exclusiva através da plataforma, os produtores são avaliados segundo critérios do Beer Judge Certification Program (BJCP), um dos guias de estilo de cervejas mais conhecidos do mundo, e recebem feedbacks construtivos para que possam aprimorar suas técnicas e receitas. 

A proposta fica completa com a participação dos avaliadores, que têm a comodidade de receber em casa os rótulos produzidos pelos panelinhas por um valor único de R$ 59,00 para cada kit de quatro garrafas de 300mLs. Ao degustarem as cervejas, atribuem notas às bebidas e assim ajudam a compor um ranking disponibilizado na plataforma. 

A cada ciclo, a cerveja com melhor performance no ranking de avaliadores e especialistas é acelerada pela PEER2BEER, que oferece ao panelinha a chance de obter certificação no MAPA e a produção industrial da receita de forma “cigana”, ou seja, dentro da planta de uma cervejaria já registrada pelo ministério, mas que "empresta” suas instalações ao produtor. 

Com lançamento oficial marcado para 22 de janeiro, a plataforma vem operando em fase beta e já conta com mais de 400 panelinhas participantes. Com mais de 1.300 avaliadores cadastrados, o aplicativo realiza entregas no estado de São Paulo, mas até o final do ano estará presente em outros quatro estados do país - Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O time de especialistas foi cuidadosamente selecionado pelo idealizadores do aplicativo e é representado pelos embaixadores da plataforma: Ronaldo Rossi (Sommelier), Edmundo Escrivão Neto (Mestre cervejeiro) e Leandro Oliveira (Panelinha). 

PEER2BEER e Questtonó 
O lançamento da PEER2BEER concretiza uma meta antiga da Questtonó, de colocar o design a serviço do crescimento de negócios que estão começando. Ao acelerar a startup, a consultoria de inovação inaugura uma nova etapa de sua atuação no mercado: o Venture Design. 

Em ebulição fora do Brasil, a ideia de atuar na aceleração de startups vem sendo gestada pela empresa há dois anos, coincidindo com a abertura de um escritório em Nova York em 2015 e com o reposicionamento pelo qual a Questtonó vem passando nos últimos anos. 

"Existe uma crescente percepção mundial em relação ao design como uma ferramenta de inovação que pode impulsionar o crescimento dos negócios, sobretudo se trabalhamos a experiência do consumidor de maneira sistêmica desde o início. Uma marca forte, coerente e com propósito dá credibilidade e consistência para o negócio e aumenta o interesse por parte do público e consequentemente de investidores", aponta Leonardo Massareli, CCO e diretor criativo da Questtonó. 

Sobre a PEER2BEER 
A PEER2BEER é uma plataforma educacional que busca democratizar a produção de cerveja artesanal ao promover a conexão de panelinhas (produtores caseiros de cerveja) com um time renomado de especialistas (mestres-cervejeiros e sommeliers) e avaliadores (público em geral). Rompendo com as barreiras do mercado ao possibilitar a profissionalização de produtores amadores da bebida, o aplicativo estimula a disseminação da cultura cervejeira artesanal. 

Sobre a Questtonó 
Criada em 1993, a Questtonó é uma consultoria de inovação com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Seu time formado por estrategistas, designers, pesquisadores, engenheiros e comunicadores mergulha de cabeça em todas as fases dos projetos - da investigação à implementação - para conectar pessoas e marcas, propondo soluções sistêmicas e relevantes para a sociedade. Com mais de 900 projetos lançados no mercado, tem entre seus principais clientes Natura (da qual recebeu o prêmio de parceiro de Branding e Design do ano, em 2015), Ford, Fiat, Samsung, LG e Piccadilly e acumula mais de 130 prêmios de prestígio no universo do design no Brasil e no mundo, como o Red Dot Design Award, iF Design Award, Good Design, Idea Award, Brasil Design Award, Prêmio Abre de Embalagem, entre outros. 

Sobre os sócios 

Vitor Cunha 
Formado em Design e pós-graduado em Marketing, tem mais de 13 anos de experiência em consumer insight e inovação em empresas como Ibope, TNS, Ipsos, O Boticário e Natura. Além de ter idealizado o aplicativo PEER2BEER, sua trajetória como empreendedor em startups também inclui a cocriação da Fraiche, uma solução que busca promover a alimentação saudável em vending machines, e da Íris, uma plataforma para terapeutas que trata fobias por intermédio da realidade virtual. 

Leonardo Massarelli 
Um dos fundadores e CCO da Questtonó, tornou-se especialista em inovação no mercado brasileiro, o que lhe rendeu o convite para ser um dos juízes do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em 2015, na categoria Design de Produto. É também o principal curador do Festival ID. 

Dani Garrido 
Formada em Propaganda e Marketing pela ESPM e pós-graduada em Branding pela Business School SP e Marketing Digital pela Udacity, iniciou sua formação como sommelier em 2015, quando decidiu que era esse o caminho que queria seguir. Desde então, realizou diversos cursos na área, como Mestre em Estilos de Cerveja e Especialização em Harmonização de Cervejas, ambos no Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Trabalhou na cervejaria Bamberg em Votorantim e foi embaixadora da marca WayBeer de Curitiba, até se tornar sócia da PEER2BEER em 2017.


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Ninkasi Beer Club