Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ninkasi Beer Club no Beer Train da Bodebrown


No sábado, dia 27 de agosto enfim fui conhecer e vivenciar a experiência do Beer Train da Bodebrown. Após o Checkin na Estação Rodoferroviária, o aguardado embarque! 


Na foto acima temos Samuel Cavalcanti, um dos proprietários e Mestre Cervejeiro da Bodebrown acompanhado de seu staff, dando boas vindas e anunciando tudo de bom que estava por vir.


Para começar, abertura com Pretzels antes de degustarmos a primeira cerveja. Seriam cinco durante todo o percurso, sendo três da BodeBrown e duas da cervejaria Norte-americana Founders.

Bodebrown/Das Pikaretas SCOTTISH 70 SHILLING

O Cardápio: 

1. Bodebrown/Das Pikaretas SCOTTISH 70 SHILLINGEstilo Scottish 70 Shilling - Graduação alcoólica 3.6%
Harmonizações Pão de aveia au levain. Feito com farinha e flocos de aveia.

2. Founders Brewing Co. (USA) MOSAIC PROMISEEstilo American Pale Ale - Graduação alcoólica 5.5%
Harmonizações Queijo Prima Donna Holandês

3. Bodebrown CARA PRETA
Estilo Mild Ale - Graduação alcoólica 3.8%
Harmonizações Baguette Rústica (Baguette de fermentação natural recheada com linguiça colonial defumada, queijo purungo de leite cru produzidos em Palmeira/PR e pimenta calabresa)

4. Bodebrown/Limoeiro BIÈRE DE TABLE
Trigo Sarraceno, Trigo Spelta & Uvas Brancas
Estilo La Grisette Supérieur - Graduação alcoólica 6.1%
Harmonizações Pão Bretão (Pão de aroma floral produzido com trigo sarraceno e sel gris da Bretanha)

5. Founders Brewing Co. (USA) BREAKFAST STOUT
Estilo Specialty Stout - Graduação alcoólica 8.2%
Harmonizações Queijo Parmesão Uruguaio + Brigadeiro de Chocolate

Bebendo uma Founders Mosaic Promise

Um brinde ao passeio e a linda vista

Cada estilo dentre as cinco disponíveis eram servidas em ordem durante 45 minutos aproximadamente, cada cerveja. Tempo mais que de sobra para curtir bastante cada uma das cervas apresentadas.


Para facilitar o serviço e garantir que o copo permanecesse sempre cheio, a equipe da Bodebrown transitava por todos os vagões com jarras para deleite de todos. 


Para garantir a animação e mais diversão o Grupo curitibano Gaiteiros de Lume, tocando música tradicional de países com influência celta como Irlanda, Escócia, Bretanha (na França), Galícia (na Espanha).






Um pouco da linda paisagem proporcionada pela viagem. Confesso que com tanta cerveja boa, o visual acabou ficando um pouco pra segundo plano...


Com a Chef Vânia Krekniski no Beertrain, com direito a lançamento da cerveja colaborativa Bodebrown / Restaurante Limoeiro com o projeto Bierre de Table-cerveja estilo La Grisette. Feita com o trigo sarraceno, trigo spelta e uvas brancas.


Aqui certamente com a galera mais animada do trem! Amigos representantes das Cidades de Curitiba, Campinas e Belo Horizonte. A bagunça foii boa!!!


O fim da linha se deu na Cidade de Morretes, uma bucólica cidade colonial fundada em 1721. Lá tivemos o nosso almoço comendo um Barreado, ou carne barreada que é um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado. Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos ainda seguido no preparo do prato.


Simplesmente uma experiência incrível que todos deveriam experimentar ao menos uma vez!!! Saúde e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club