Apostar em uma nova linha de cervejas sem glúten foi a estratégia de Lucas Grazziotin, 36, dono da cervejaria Farrapos, em Passo Fundo (RS), para deixar de ser um negócio local e ganhar espaço no mercado nacional.
Em 2013, Grazziotin se uniu a Paulo Veit, 50, criador da Lake Side Beer, e começou a produzir a bebida em sua fábrica. Com investimento de R$ 2,5 milhões, juntos eles produzem 15 mil garrafas por mês e têm crescido 30% ao ano.
Hobby virou negócio
Criada em 2011, a Farrapos produzia somente chope artesanal. A virada aconteceu dois anos depois.
Veit, da Lake Side Beer, começou a procurar uma fábrica onde pudesse produzir e engarrafar sua cerveja sem glúten, até então um hobby.
Comecei de brincadeira, em casa. Quando cheguei ao ponto de produzir 2.500 garrafas por mês, percebi que a hora de profissionalizar havia chegado.
Paulo Veit, criador da Lake Side Beer
Usando um processo de quebra das proteínas do glúten, a empresa produz de forma artesanal bebidas que podem ser consumidas com segurança por pessoas que têm intolerância ao ingrediente (celíacos).
De produção caseira a linha de montagem
Após patentear seu processo de produção, o cervejeiro vendeu uma licença para Grazziotin e recebe os royalties sobre a venda do produto. Desde então, a linha Lake Side Beer passou a ser produzida, engarrafada e distribuída exclusivamente pela Farrapos.
"Em nossa fábrica, só fazemos produtos sem o ingrediente, para evitar contaminação cruzada", afirma o cervejeiro.
Fonte: Economia UOL
http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2016/08/02/cerveja-sem-gluten-empresa-gaucha-faz-bebida-artesanal-e-cresce-30-ao-ano.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club