Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Belgas desenvolvem cerveja a partir do xixi humano


Cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica, estão querendo transformar urina em cerveja. Os profissionais desenvolveram uma máquina capaz de extrair água pura e nutrientes da urina, ingredientes com os quais esperam fazer uma cerveja. 

A máquina utilizada, movida a energia solar, foi testada num festival de música na Bélgica e conseguiu extrair mil litros de água potável da urina dos frequentadores. Ela coleta a urina num grande tanque e ali é aquecida, passando por uma membrana capaz de separar a água dos demais componentes que existem no xixi, como potássio, nitrogênio e fósforo. Todo o material (a água mais os nutrientes) será agora usado para fabricar a bebida preferida dos belgas. 

Os cientistas até apresentaram uma garrafinha da cerveja ainda fictícia que, para eles, poderia ser chamada de “Sewer to Brewer” (do esgoto à destilaria). Sebastiaan Derese, um dos líderes da pesquisa, disse que espera levar a máquina a comunidades rurais dos países menos favorecidas, onde há escassez de água e fertilizantes.

Fonte: iBahia
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/belgas-desenvolvem-cerveja-a-partir-do-xixi-humano/?cHash=7c01ad66a8654203190f978f29a93ad4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club