Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

3 dicas para preparar um mix de grãos perfeito


Quando o assunto é alimentação equilibrada aliada ao conceito da praticidade, alimentos como o mix de grãos tem liderado a preferência de muitas pessoas. Tanto é que algumas empresas alimentícias seguem ampliando seu portfólio de produtos nesse sentido, como é o caso da Josapar, dona das marcas Tio João e Meu Biju. No entanto, o preparo desses pratos pode gerar algumas dúvidas aos que ainda não estão habituados ao seu consumo frequente. Afinal, o tempo de cozimento é o mesmo do tradicional arroz branco? Quais temperos combinam mais com essa mistura de grãos? Existe algum segredo para que fique na textura ideal?

Pensando em esclarecer esses pontos, a Companhia consultou a chef culinarista Andrea Coelho, que listou algumas dicas para os que desejam preparar um mix de grãos perfeito.


Tempo de preparo do mix de grãos

Mix de grãos, como as linhas Tio João 7 Grãos, Tio João 7 Cereais e Meu Biju 8 Grãos, são compostos por ingredientes integrais e outros com estruturas mais firmes, como é o caso do arroz vermelho e da linhaça. Por isso, Andrea explica que o tempo de cozimento é um pouco diferente.

“Em virtude dessas texturas mais firmes, o mix de grãos pode demandar um tempo de cozimento superior ao do arroz branco e um pouco mais de água, até que fique na consistência ideal ao gosto de cada um. Ele deve ser cozido em fogo baixo e com panela tampada. Após o cozimento, ele deve ficar mais cinco minutos descansando, com a panela ainda tampada, antes de servir”, pontua.


Colocar os grãos de molho pode ajudar

Para que os preparos sejam mais rápidos, a chef culinarista compartilha uma dica preciosa: colocar o mix de grãos de molho, pelo menos duas horas antes do cozimento, pode acelerar esse processo. “Para isso, os passos são bem simples. Basta encontrar um recipiente que acomode todo o conteúdo a ser preparado e completar com água o suficiente para cobrir os grãos. Não é necessário levar à geladeira. Depois de duas horas, escorra a água e estará pronto para ser cozido”, explica.


Não refogue o mix de grãos com óleo vegetal ou outras gorduras

Diferente do preparo do tradicional arroz branco, Andrea ressalta que o mix de grãos não deve ser refogado em óleo ou demais gorduras, junto a outros temperos, como o alho e a cebola. “O ideal é refogar o alho e a cebola com azeite ou outra gordura saudável, depois disso, colocar a água, e somente após sua fervura colocar os grãos. Além desses temperos, podemos variar incluindo vegetais ou açafrão, fica muito gostoso”, complementa a chef.

Com o objetivo de apresentar um mix de grãos completo, a Josapar oferece o Tio João 7 Grãos, o Tio João 7 Grãos + Passas de Uva e o Tio João 7 Cereais + Soja. Por meio da marca Meu Biju, a Companhia disponibiliza a Linha 8 grãos em três versões: 8 Grãos com Quinoa Meu Biju, 8 Grãos com Aveia Meu Biju e 8 Grãos com Chia Meu Biju. Todos os produtos podem ser encontrados no e-commerce da Josapar, o Armazém Tio João e nos principais supermercados do país.


Confira a receita de 7 Grãos com legumes, como sugestão da marca Tio João.

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de Tio João 7 Grãos

- Azeite Nova Oliva 

- 50 g de ervilha fresca 

- 50g vagem 

- 50 g de brócolis 

- Sal a gosto 

- Pimenta-do-reino a gosto 

- Abobrinha, cenoura e couve-flor a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o Tio João 7 Grãos conforme o modo de preparo indicado na embalagem. 

Em uma frigideira, grelhe com 1 fio de Azeite Nova Oliva todos os legumes. Depois de pronto, misture tudo aos 7 Grãos e sirva. 


Sobre a Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.


Fonte: ATDC Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club