Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Pesquisa Nacional sobre Sommeliers de Cerveja: Abracerva traça o perfil dos profissionais da categoria no Brasil

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) realizou o primeiro grande levantamento sobre a atividade profissional dos Sommeliers de Cerveja do país. Mais de 1,2 mil profissionais certificados responderam a uma pesquisa proposta pelo Núcleo de Sommeliers da entidade, liderado pela sommelière Priscilla Colares. 

De acordo com ela, o objetivo da pesquisa foi cumprido: conhecer mais sobre quem atua neste segmento para, a partir daí, entender quais são as demandas. “Muitos dos dados confirmam tendências que vemos no mercado. Uma informação que chama muito a atenção é o crescimento da atividade, com mais de 50% dos respondentes tendo se formado entre 2018 e 2020. A expansão do próprio mercado, que começa a ser visto de uma forma mais profissional, explica esse número”, comenta. 

Outros dados levantados pela pesquisa mostram que: 

- Os estados com maior número de Sommeliers de Cerveja estão no Sul e no Sudeste – a soma dos sete estados dessas regiões resulta em 84,8% dos profissionais brasileiros. São Paulo lidera o ranking, com 33,4%.

- Homens são a maioria, com 71% dos respondentes. Em relação à raça, 76,5% se declaram brancos. A faixa de idade que representa 49,6% dos profissionais do setor é de 30 a 39 anos. 

- Quase 80% dos Sommeliers de Cerveja no Brasil tem formação universitária. Destes, aproximadamente 40% possuem pós-graduações ou mestrado. 

- O conhecimento do mercado cervejeiro também chama a atenção. 80% dos sommeliers formados fizeram outros cursos na área. Os dois principais são sobre produção de cerveja caseira e análise sensorial. 

- Entre os entrevistados, dois terços não têm a sommelieria como profissão: atuam em outra área como atividade principal. Entre os associados da Abracerva, 50% já se dedicam exclusivamente à sommelieria. 

Clique aqui para ter acesso a pesquisa completa.


Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club