Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Bohemia Confraria - Degustação nº 49


Bohemia Confraria é a primeira Cerveja tipo Abadia do Brasil. De processo inspirado nas receitas da Idade Média, criada pelos monges e aperfeiçoada pela Bohemia. Pede que seja provada com amigos selecionados que vão dividir entre si o prazer desta tradição secular.

Cervejaria: Ambev (Grupo Anheuser-Inbev)
Origem: Brasil
ABV(%): 6,2
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 315 ml

É uma cerveja de coloração âmbar claro, com corpo calmo e levemente borbulhante. Sua espuma de cor bege é praticamente inexistente e de rapidíssima dissolução, com uma justa transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma, o malte remete a caramelo, cereais e há um leve toque de cravo. O lúpulo está presente bem leve, quase imperceptível, deixando a cerveja com muito pouco amargor. É levemente adocicada e com presença de álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor é frutado e o malte continua remetendo a caramelo. 

O aftertaste é fugaz e levemente adocicado. Corpo bem leve e pouca rescência conferem ótimo drinkability a esta cerveja, que não possui adstringência mínima, o que a deixa com a textura aguada. A percepção alcoólica é oportuna. É claro que não se compara as cervejas mais badaladas e conhecidas do estilo (abadia), mas vale o esforço da Bohemia (Ambev) em tentar fazer algo diferente saindo do lugar comum das suas pilseners industriais. 

Saúde!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club