Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Dada a largada para a escolha da Melhor IPA do Brasil

Estão abertas as inscrições para o concurso que escolhe qual a melhor cerveja do estilo India Pale Ale produzida no país; Santa Catarina e Paraná levaram a melhor em 2016 e 2017

O estilo India Pale Ale é fundamental dentro do mercado brasileiro de cervejas artesanais. As IPAs estão presentes no portfólio da grande maioria das microcervejarias nacionais atraindo milhares de fãs que apreciam o amargor, os aromas e sabores característicos de suas doses generosas de lúpulo. Para as indústrias, possuir uma IPA de destaque ou se especializar no estilo também ajuda muito a agregar importantes receitas financeiras.

E foi para descobrir qual a melhor IPA nacional que a Academia de Ideias Cervejeiras, com o apoio das cervejarias SP-330 e Weird Barrel, criou em 2016 o concurso Melhor IPA do Brasil. Nos últimos dois anos o concurso passou a balizar a escolha dos consumidores diante de milhares de rótulos disponíveis e a destacar nas prateleiras as melhores IPAs nacionais.

Em 2016 a cerveja considerada Best of Show, a melhor de todas as inscritas de todos os sub-estilos, foi a catarinense Blauer Berg IPA, de Timbó. Foram distribuídas ainda três medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Já em 2017 a grande vencedora foi a Perigosa Baby, session IPA da cervejaria Bodebrown. Na ocasião foram entregues duas medalhas de outro, cinco de prata e duas medalhas de bronze.

Regras 
As inscrições estão abertas a partir do dia 13 de agosto e podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/melhoripadobrasil. Podem concorrer as cervejas registradas no MAPA e disponíveis para venda no comércio varejista. As inscrições vão de 13 de agosto a 29 de outubro sendo que as amostras devem ser recebidas pela comissão organizadora entre os dias 18 e 29 de outubro de 2018.

Julgamento será realizado dia 2 de novembro de 2018, em Ribeirão Preto, por um grupo de juízes certificados e experientes. O anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios acontece durante o “IPA Day Brasil”, maior evento de cervejas no mundo que acontece dia 3 de novembro, no centro de eventos Quinta Linda, em Ribeirão Preto.

Concurso divide as cervejas em cinco categorias de acordo com o guia de estilos da Brewers Association, entidade que reúne as cervejarias artesanais independentes do Estados Unidos: Session India Pale Ale; American-Style India Pale Ale; Imperial or Double India Pale Ale; Other India Pale Ale, que inclui English IPA, Red IPA, Black IPA, Belgian IPA, White IPA, New England IPA, Brut IPA e as chamadas Specialty India Pale Ale, IPAs com adição de algum ingrediente especial como ervas, frutas, especiarias, madeiras, mel, defumado, sours etc. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: concurso@ipadaybrasil.com.

Mercado
Não existem números disponíveis no mercado brasileiro sobre a importância da IPAs. Porém, nos Estados Unidos, o principal mercado mundial, as IPAs são o terceiro estilo mais popular entre todas as cervejas, atrás apenas das American Lagers e das Light Lagers, tradicionais estilos das cervejas de massa.

De acordo com a Brewers Association, as IPAs têm 3,1% do volume de cervejas vendidas no país e nada menos que 6,4% das vendas de todo o varejo cervejeiro. Quando considerado apenas o mercado de cervejas artesanais o estilo e seus sub-estilos representam entre 24% e 33% de um universo de cerca de 150 estilos reconhecidos pela associação.

Confira os premiados das edições anteriores:

2016 
Best of Show
- Blauer Berg IPA

American IPA:
- Cevada Pura (Ouro)
- Wild, cervejaria Ruradélica Ales (Ouro)

Specialty IPA:
- Nassau, Cervejaria Colorado (Ouro) - White IPA com caju
- Inhotim Impetus, cervejaria Wäls (Prata) - Red IPA Defumada
- Eugênia, Cervejaria Colorado (Bronze) - Session IPA com uvaia

English IPA:
- Cevada Pura (Prata)

Imperial IPA:
- Bazooka, cervejaria Dávida (Prata)
- Vaca das Galaxias, cervejaria Seasons (Bronze)

2017
Best of Show
- Perigosa Baby, cervejaria Bodebrown - Session IPA

Session IPA 
- Union, cervejaria Synergy (Prata)

American IPA
- Hoppiness, cervejaria Molinarius (Ouro) 
- Cevada Pura (Prata) 
- Fresh, cervejaria Wäls (Bronze)

Other Styles IPA
- Galaxy Detox, cervejarias Three Monkeys / 2 Cabeças (Prata) - New England IPA
- Black Metal IPA, cervejaria Maniba (Bronze) - Black IPA

Double/ Imperial IPA
- Crocodilo, cervejaria Ruradélica Ales (Bronze)

Specialty IPA
- Milkshake, cervejaria Dádiva (Ouro) – Double IPA com maçã, baunilha e lactose.
- Milky Way IPA, cervejaria Three Monkeys (Prata) - New England IPA com lactose e baunilha
- Cacau IPA, cervejaria Bodebrown (Prata) – American IPA com Cacau

3º Concurso Melhor IPA do Brasil 
As inscrições até 29 de outubro de 2018
Recebimento das amostras de 18 à 29 de outubro de 2018

Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club