Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Mais de mil cervejarias registradas em um mês: o marketplace da MeuChope quer unificar o mercado artesanal


Um mercado de quase R$ 200 bilhões dominado por 3 grandes players, que detém 95% desse valor. Essa é a realidade do setor de cervejas no Brasil: apenas 2% do segmento é representado pelos pequenos produtores de cerveja artesanal. A MeuChope, startup que fomenta o mercado de chope artesanal e impulsiona o setor com soluções em inteligência de negócios, viu nesse gap uma oportunidade de negócios. E hoje concentra mais de mil cervejarias, micro e pequenas, em sua plataforma de marketplace.

O Brasil tem, registradas, mais de 1500 cervejarias artesanais. Dados do Anuário da Cerveja 2021 mostram um crescimento de 48,5% no número de cervejarias, nos últimos 20 anos. Segundo pesquisa do Guia da Cerveja, quase metade das cervejarias artesanais do Brasil não registraram lucro em 2022. O trabalho aponta que 46% dos empreendimentos tiveram prejuízo ou só empataram as contas entre receitas e despesas no ano passado. “Queremos resolver esse problema através da nossa plataforma. Ser um meio dos pequenos se juntarem, uma forma de continuarem no mercado, com garantia de recebimento para os estabelecimentos e crédito facilitado”, finaliza o CEO.  

O MeuChope Marketplace conta com as melhores cervejarias locais em catálogo para comerciantes adquirirem produtos diretamente pelo app, transformando a empresa no “Mercado Livre” da cerveja artesanal. “Nossa ideia é ajudar os pequenos produtores a se concentrarem em um único local, incentivando pontos de venda a comprarem regionalmente, com facilidade e sem burocracia”, explica Augusto Sato, cofundador e CEO da MeuChope. 

A plataforma de marketplace, lançada oficialmente em março, no maior festival cervejeiro do Brasil, a Semana da Cerveja Brasileira, em Blumenau - SC, já concentra mais de mil cervejarias e trinta mil rótulos. A empresa também anunciou um pacote de fomento de R$5 milhões para esse ano, cujo objetivo é incentivar os estabelecimentos comprarem de micro cervejarias locais.


Sobre a MeuChope 

A MeuChope é uma startup capixaba criada pelos empresários Bruno Medeiros e Augusto Sato, que fomenta e impulsiona o mercado de chope artesanal com soluções em inteligência de negócios. Lançada  em janeiro de 2022, a empresa já tinha um histórico de experiência com o setor - desde 2020, Augusto, com uma atuação de 20 anos na área de eventos, já desenhava o que seria a MeuChope. Com a entrada de Bruno como sócio, a marca escalou e recebeu seu primeiro investimento, de R$ 5 milhões, do americano Michael Nicklas. Em 2023, realizou um M&A para adquirir a curitibana Remembeer e, assim, oferecer um superapp para o público cervejeiro e iniciante.


Fonte: pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club