Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Beer sommelier explica qual é a importância da espuma na cerveja e se a cor da garrafa influencia na qualidade da bebida


Quando se fala em cerveja, diversas dúvidas costumam surgir, que vão desde os significados de algumas siglas que são estampadas nos rótulos ou, até mesmo, qual a função da espuma. O Brasil segue sendo um dos países que mais consome cerveja no mundo todo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja, o país tem um consumo anual de 14,1 bilhões de litros, e faturamento de R$107 bilhões.

Para quem quer saber mais sobre algumas curiosidades da bebida, o beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio, explica o significado de alguns termos e fala sobre algumas dúvidas recorrentes, confira:

- Afinal, o que é o dry hopping?

O dry hopping é o processo em que há a adição de lúpulo à cerveja durante a etapa de fermentação, com o objetivo de potencializar os aromas.

Os lúpulos são compostos basicamente por dois elementos: as resinas e os óleos essenciais. Ao ferver o lúpulo, aparecem as resinas, que garantem o amargor e o aroma, mas se adicionados muito cedo à fervura, os óleos essenciais evaporam facilmente e perdem características aromáticas. A técnica de adicionar o lúpulo na fermentação garante aromas característicos e fiéis ao insumo escolhido para a receita.

Qual a importância da cor da garrafa de cerveja?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As garrafas podem variar da cor âmbar e marrom para preservar o aroma, cor e sabor da cerveja, servindo, assim, como um 'filtro solar'.

Quando aquecido, o lúpulo presente na receita gera iso-alfa-ácidos, que são um dos responsáveis pelo amargor, mas quando presente em excesso, pode deixar a bebida com odor e cor desagradáveis. 

Qual é o papel do malte?

O malte é qualquer cereal(grão) que passa pelo processo de malteação. Na maioria de nossas receitas, usamos o malte de cevada. Malteação é a germinação forçada do grão, onde são umedecidos, germinam e são secos, interrompendo assim a germinação. É o segundo maior ingrediente na receita de uma cerveja sendo responsável pela cor, aroma e sabor.

A importância de uma boa espuma

Através dela é possível avaliar o aroma, a qualidade, a temperatura e a conservação da bebida. Ela também serve como proteção do líquido evitando a oxidação. A espuma perfeita tem que ser compacta e com bolhas pequenas. Mas não se esqueça: cada estilo tem sua espuma característica, umas mais persistente outras menos. As cervejas mais flats, as sours por exemplo, é do estilo de não reter espuma.

Sobre a Berggren

A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009, quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e deu retomada definitiva ao projeto.

Produzindo cervejas de estilo clássico, e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.

Fonte: Notícia Expressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club