Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CERVEJAS ARTESANAIS PRODUZIDAS NO BRASIL SE POPULARIZAM CADA VEZ MAIS

Diferentes rótulos de artesanais | André Porto/Metro

Para os bebedores de carteirinha, consumir sempre as mesmas marcas de cerveja tem se tornado cada vez mais desinteressante. Além da grande quantidade de rótulos importados disponíveis em bares e mercados, o brasileiro conta com um número cada vez maior de cervejas artesanais de produção local.

Uma das características dos novos rótulos é o uso de ingredientes pouco tradicionais, que pode incluir itens como café, rapadura e até bacon. “A diferença na produção atual é que antigamente a cultura vinha dos europeus, e era reproduzida fielmente em cidades como Blumenau. Hoje seguem mais a escola americana, que ousa mais”, diz Eduardo Vitelli, um dos sócios da Ciao! Vino e Birra.

Essa ousadia no uso de ingredientes, porém, ainda é um obstáculo para os compradores mais tradicionais. “Culturalmente ainda não aceitamos cervejas muito diferentes. A maior dificuldade é inserir para o público algo que ele não conhece”, diz Douglas Gonçalves, funcionário da franquia de bares Mr Beer.

Deixando de lado o uso de ingredientes incomuns, o grande diferencial das artesanais é justamente não diluir a fórmula original, como fazem as grandes marcas. “Malte, levedura, água e lúpulo são os ingredientes necessários para criar uma cerveja. Para baratear, usam xarope de milho e de arroz no lugar do malte”, explica Gonçalves. “Esses xaropes te desidratam, então você acaba ficando com uma ressaca maior”, diz.

O uso da mistura, porém, não é exclusivo do Brasil. Grandes produtoras como a norte-americana Budweiser usam xarope de arroz em sua fórmula. “As grandes marcas brasileiras estão tentando aumentar a quantidade permitida de aditivos”, diz o sommelier Damien Salles. O limite máximo permitido atualmente é de 45% de adjuntos.

A produção das artesanais no Brasil é pequena se comparada a de outros países, mas cresce cada vez mais, com diversas marcas de qualidade ganhando prêmios e conseguindo uma distribuição mais ampla. “As microcervejarias estão se organizando, mais gente consegue colocar as cervejas em mercados maiores”, comenta o mestre cervejeiro Alexandre Sigolo.

Santa Muerte, vendida pela Mr Beer | André Porto/Metro

Um dos maiores entraves para a produção local é a alta carga tributária. “É mais pesada que a de uma cervejaria grande, e sofre o impacto da variação cambial por conta do uso de ingredientes importados”, diz Sigolo, que aponta também que os trâmites legais para registrar uma cerveja são mais complicados em São Paulo que em outros Estados. Isso acaba refletido no preço final ao consumidor.

Para Salles, a falta de incentivo à produção de cerveja caseira é proposital. “Não é interessante para o governo porque não interessa para as grandes indústrias. O mercado é basicamente dominado por uma marca só”, diz ele. “Toda grande mudança tributária exige uma concordância com interesses diferentes. Hoje existe uma associação de microcervejarias, a ABM, que é pequena mas já consegue ter voz. Eles conseguiram a adição de produtos animais, o que foi uma grande vitória”, completa.

“O Brasil está mais ou menos na situação dos EUA de 20 anos atrás”, diz o sommelier. “Lá a tributação da cervejaria é baseada na quantidade de litros que ela produz, então empresas pequenas pagam menos e entregam um preço mais justo para o consumidor. Isso também incentivou o consumo local, cada um bebe a cerveja da sua cidade ou região. Muitas nem são engarrafadas ou tem uma validade curta”.



Fonte: Metro
http://www.metrojornal.com.br/nacional/plus/cervejas-artesanais-produzidas-no-brasil-se-popularizam-cada-vez-mais-85921

2 comentários:

  1. Excelente post!
    Temos que continuar valorizando nos pequenos produtores, degustando cada vez mais as cervas produzidas por eles!!!
    RAM!

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão! Só falta o apoio do governo reduzindo a cargas tributária para os pequenos produtores.
    Cheers!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club