Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Festival Rota da Cerveja levará rock, blues, samba de raíz, música celta e até combate viking para Ipiabas neste final de semana

Com entrada gratuita, festival de cervejas artesanais acontece nos dias 12 e 13 de novembro, e vai reunir chopes artesanais de 10 cidades diferentes, gastronomia de food trucks e atrações culturais 

Rock nacional e internacional, blues, uma homenagem aos 100 anos do samba, música celta e até um combate viking! Esta é a programação cultural da quarta edição da Rota da Cerveja - festival de cervejas artesanais, gastronomia e cultura – que acontece neste final de semana (12 e 13 de novembro) em Ipiabas, Barra do Piraí.

Com entrada gratuita, a Rota da Cerveja será realizada desta vez no Casarão, um ícone da história do Vale do Café, com arquitetura do século XIX.

Cervejas de 10 cidades diferentes

Da primeira edição do festival, em 2014, para a atual, o público deverá perceber um aumento da variedade de cervejas que são produzidas no interior. Chopes de Barra do Piraí, Valença, Miguel Pereira, Resende, Penedo em Itatiaia, Teresópolis, Niterói e Juiz de Fora vão representar 80% das cerca de 50 torneiras com diferentes variedades de chope que o público poderá experimentar.

Os rótulos presentes serão: Donna, Therezópilis, Trevisan, Roter, Antuérpia , Edbier (a primeira cervejaria de Resende), Zuhausebier, Backer, Villa Alemã.

Além de diversos rótulos de chopes artesanais e especiais dos mais variados estilos, para todos os gostos e bolsos, o evento terá atrações culturais e musicais, e espaço gastronômico, incluindo food trucks. 

Atrações Culturais e Musicais

O evento terá a apresentação de um inusitado Combate Viking, e outras atrações culturais, como a banda de música folclórica celta Tailten. O rock e o blues dão o tom das demais atrações musicais, e os 100 anos do Samba também serão lembrados.


O sábado a tarde terá uma homenagem aos Mamonas Assassinas , pelos 20 anos do precoce final da banda, vítima de acidente aéreo. Caracterizados e levando para o palco o humor e a irreverência do grupo, a turma do Pelados em Santos é a responsável pela apresentação.


Depois, no início da noite de sábado, a banda Nacional Blues toca o melhor do estilo já produzido no Brasil, com canções de Celso Blues Boy, Blues Etílicos, Raul Seixas, entre outros. A banda The Black Bullets faz o encerramento do sábado, com os clássicos do rock internacional.

Confira o vídeo de The Black Bullets: 

No domingo, o Festival Rota da Cerveja volta no tempo, e o Casarão será a arena para a apresentação de um empolgante combate viking, para em seguida a banda Tailten cantar e dançar músicas tradicionais irlandesas, fazendo a diversão do público cervejeiro.


O encerramento do evento faz uma homenagem aos 100 anos do Samba, conduzido pelo músico Felipe Torres e a banda Fino Trato. 

Segundo a produção do evento, esta edição da Rota da Cerveja foi planejada para atender a expectativa tanto das famílias, que vão assistir as atrações e aproveitar o espaço gastronomico, quanto dos amigos que se reúnem para experimentar as novidades do universo cervejeiro enquanto ouvem um som de qualidade. 

O vídeo de Felipe Torres com Fino Trato: 

O Casarão

O Casarão é uma construção de 1874, a principal do Centro Histórico de Ipiabas, conjunto arquitetônico idealizado pelo Comendador Antônio Gonçalves de Moraes, conhecido como Capitão Mata-Gente. Cercada de mitos e lendas, como a de que nas paredes do Casarão estavam escondidas o tesouro em moedas de ouro do Capitão, o imóvel chegou a ficar em ruínas, e teve sua reconstituição há menos de duas décadas. 

De lá pra cá, o Casarão foi palco de eventos importantes na região, como o “Festival de Inverno” e o “Café, Cachaça e Chorinho”, e de shows de grandes artistas, entre eles Zé Ramalho e Paula Fernandes.

Serviço

Data: 12 e 13 de novembro de 2016
Horário: Sábado e domingo a partir das 14h.
Local: Casarão de Ipiabas
Endereço: Rua Vereador José Alves Pegas – Ipiabas / Barra do Piraí
Entrada: Gratuita

Programação

Dia 12/11 - SÁBADO - Abertura 14h
16h – Especial 20 anos Mamonas Assassinas
20h – Nacional Blues
24h – Clássicos do Rock, com The Black Bullets

Dia 13/11 - DOMINGO - Abertura 14h
15h – Combate Viking
19h – Banda Tailten
22h – Especial 100 anos do Samba, com Filipe Torres e Fino Trato


Fonte: BeeLyper

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club