Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Festival de cerveja de inverno é atração em Nova Lima


A cerveja é grande aliada do brasileiro na hora de se refrescar quando o termômetro está alto. Assim, pouco se conhece sobre cervejas típicas do inverno. Por esse motivo, a Feira Experimente traz o melhor da gastronomia e cerveja artesanal a Nova Lima, no próximo sábado (9), às 11h, na Praça Quatro Elementos, no bairro Jardim Canadá.

O evento, além de reunir as tradicionais receitas, ainda destaca os rótulos que caem melhor durante a estação mais fria. “Alguns estilos de cerveja são próprios para serem consumidos em climas frios, geralmente as escuras. O motivo é que essas são as cervejas mais fortes, encorpadas e com maior graduação alcoólica, ideais para serem degustadas aos poucos”, explica Bruno Lins, idealizador do evento.

Nesta edição, as atrações musicais ficam por conta das bandas Muñoz Duo e Beezoro e, para fechar a programação, o Dj Motoca comanda as pickups, além da feira de produtores e espaço kids. Há de se ressaltar ainda a presença da cervejaria convidada Aeon e o chef Leandro, da Taberna do Vale Cervejaria. A entrada é gratuita.

Confira a lista dos vários rótulos que estarão disponíveis durante a feira: 

Cervejaria Capa Preta – Plata o Plomo

Cerveja negra intensa. Sua espuma é bege, densa e duradoura. Possui 8% de teor alcoólico e amargor nobre elevado (80 IBU). Apesar de toda a potência e intensidade, é uma cerveja fácil e deliciosa de se beber.

Cervejaria KÜD – Blackbird

Esta cerveja do estilo Black IPA que leva quatro tipos de maltes e quatro estágios de lupulagem, é a primeira Black IPA registrada no Brasil. Forte e de paladar marcante, possuí ótimo amargor.

Cervejaria Uaimii – Chico Rei

Cerveja de coloração negra, sabor de malte torrado, café, caramelo, amargor de lúpulo de médio a alto, final seco proveniente do malte torrado. Colarinho com espuma marron clara, cremosa e persistente. Uma Ale muito escura, torrada, amarga e cremosa.

Eleita a melhor drystout do Brasil, pelo Festival Brasileiro da Cerveja em 2015.

Cervejaria Taberna do Vale – Brow Ale

Aroma levemente adocicado proveniente dos maltes utilizados com notas de toffee, nozes e caramelo.

Um leve e atraente aroma refrescante de lúpulo (variedades inglesas) pode ser sentido. Sua coloração é acastanhada e límpida.

Seu colarinho bege claro é baixo e de baixa persistência. Seu sabor traz as características dos maltes utilizados com final meio seco levemente aveludado. O amargor e a carbonatação é média.

Cervejaria Falke Bier – Villa Rica

A cerveja mais Irish do Brasil. O estilo Dry Stout tão célebre na Irlanda é produzido com malte torrado, tem baixo corpo e revela notas de café. Bem negra, boa formação de espuma e cremosa. Pequena acidez, é uma cerveja bem seca. Pouca lupulagem, baixo amargor, carbonatação média. Provavelmente o escritor James Joyce, maior expressão literária da Irlanda e apreciador do estilo faria com que seu personagem Leopold Bloom aprovasse a Falke Villa Rica.

Fonte: Bhaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club