Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Produção de cerveja em garrafa descartável cresce 21,7% no 1º semestre


A migração do consumo de cerveja dos bares e restaurantes para os domicílios obrigou as cervejarias a mudar o tipo de embalagem das bebidas.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), a produção de cerveja em garrafa de vidro descartável aumentou 21,7% no primeiro semestre deste ano, chegando a 
representar 4,5% do total da produção no setor. No mesmo período, a produção de cerveja acumulou queda de 2,2%.

Segundo a CervBrasil, o consumidor tem optado por embalagens individuais com indicação de migração do consumo para o domicílio. Essa mudança é resultado da queda na renda disponível das famílias, gerada pela crise econômica.

Enquanto a produção de cerveja em garrafa descartável cresce, a produção da bebida em garrafas de vidro retornáveis caiu 5,2% no semestre, resultado da baixa na demanda em bares - principal local de vendas em casco retornável. A produção em lata teve retração de 0,7%.

Ainda de acordo com a entidade, os preços das cervejas no varejo para consumo nos domicílios subiram mais do que os da bebida em bares e restaurantes. A inflação da cerveja medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA) acumula alta de 3% no primeiro semestre do ano, abaixo da inflação geral para o período, de 4,4%. A inflação da cerveja em domicílio foi de 3,5% no intervalo, contra 2,8% para a cerveja vendida em bares e restaurantes.

A CervBrasil também confirmou em boletim que a produção de cerveja no segundo trimestre do ano apresentou aumento de 3,3% em comparação ao mesmo período de 2015, chegando a 2,99 bilhões de litros produzidos. No primeiro semestre, o setor acumula queda de 2,2% na produção, para 6,34 bilhões de litros.

Fonte: Valor Econômico

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Ninkasi Beer Club