Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Consumo moderado de cerveja evita doenças cardíacas e a doença de Alzheimer


Você não deve se sentir culpado em degustar, moderadamente e eventualmente, sua cervejinha gelada. Contrariando a concepção de muitos, diversas pesquisas comprovaram que o consumo eventual de cerveja pode ser conveniente para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, repetimos mais uma vez que para isso é necessário consumir a bebida de modo bastante moderado – 350 ml para mulheres e 700 ml para homens por dia, tendo em vista que os excessos trazem sim prejuízos à saúde. 

1. Doenças cardíacas

Um estudo mostrou que a incidência de doenças no coração entre quem consome cerveja é menor do que entre as pessoas que bebem vinho. Pesquisadores italianos também descobriram que quem bebe cerveja moderadamente tem um risco 42% menor de desenvolver doenças cardíacas do que quem não consome a bebida. É importante ressaltar que as pessoas que consomem cerveja em excesso podem obter efeitos contrários, podendo aumentar a probabilidade de ocorrência dessas doenças.

2. Doença de Alzheimer

Outro item importante dos benefícios da cerveja é a sua capacidade de proteger contra a doença de Alzheimer. Uma pesquisa realizada no ano de 2007, na Universidade de Alcala, na Espanha, concluiu que o consumo de duas porções de cerveja por dia pode prevenir a doença de Alzheimer. É o teor de silício contido na cerveja que auxilia na proteção do cérebro contra malefícios causados por alumínio no corpo, que é apontado como uma das causas de ocorrência do mal de Alzheimer.

3. Diabetes

Cerca de 38.000 homens de meia idade que não tinham o costume de beber muita cerveja foram analisados em uma pesquisa feita por cientistas holandeses. Eles passaram a tomar porções moderadas da bebida e ao longo de quatro anos mostraram-se menos propensos a serem diagnosticados com diabetes tipo 2. Entretanto, como o consumo de cerveja não diminuiu os riscos dos homens que já tinham o costume de tomar duas cervejas por dia, o conselho de sempre continua valendo: é essencial ter moderação.

O consumo leve a moderado de álcool (contido na cerveja) pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que auxilia na prevenção de diabetes. Se você ainda precisa de mais argumentos para se convencer dos surpreendentes benefícios da cerveja, saiba que a bebida ainda é uma boa fonte de fibras solúveis, o que contribui com os efeitos de uma dieta saudável para essas pessoas que seguem uma alimentação voltada para o controle de níveis de açúcar na corrente sanguínea.

4. Previne pedras nos rins e cálculo biliar

De acordo com a Mayo Clinic, o consumo de cerveja está associado a um risco menor de desenvolvimento de cálculo biliar.
Algumas pesquisas também evidenciaram que a cerveja pode reduzir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins em até 40%. Esse benefício é justificado pelo teor de água na composição da cerveja, assim auxiliando no estímulo à urina e eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo, favorecendo o bom funcionamento dos rins.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club