Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 2 de março de 2015

St. Feuillien Tripel - Degustação nº 157

Cerveja St. Feuillien Tripel

Cervejaria tradicional da Bélgica, fabrica cervejas desde 1873, o nome da cervejaria vem de um monge irlandês, do século VII, que em 655 foi decapitado, no lugar de sua morte, os discípulos desse monge ergueram uma capela, que em 1125 passou a se chamar Abadia de Prémontrés, e mais tarde Abadia de St. Feuillien du Roeulx. A Abadia prosperou bem até a Revolução Francesa, quando foi condenada pelos revolucionários. Hoje, a família Friart mantém a tradição cervejeira viva, com a mesma paixão e conhecimento de outrora.

Cervejaria: Brasserie St-Feuillien
Origem: Bélgica
ABV(%): 8,5
Estilo: Belgian Triple
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada a alaranjada, com corpo turvo e calmo. Sua espuma de cor de branca apresentou média formação, sendo duradoura, com uma boa transição de renda no copo.

No nariz malte intenso remetendo a frutado e damasco e especiarias. O lúpulo surge leve e bem equilibrado com o dulçor apresentado. Com os 8,5 % ABV, o álcool ficou bem inserido no conjunto. O sabor acompanha o aroma. 

O aftertaste é duradouro e adocicado. O corpo médio e carbonatação ideal conferem médio drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Uma excelente tripel. Certamente vale a pena degustá-la outras vezes!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club