Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Cerveja ou drink? Os dois! Conheça 5 opções para variar nas festas


Misturar bebidas faz mal? Pode misturar cerveja com vinho? Na barra de pesquisas do Google, questionamentos desse tipo são feitos todos os dias. A ciência, no entanto, ainda não encontrou indícios de que beber - em uma mesma noite ou no mesmo copo - doses de bebidas destiladas e de fermentadas cause um porre maior ou uma ressaca mais intensa. O mal estar pode surgir devido à concentração de álcool de cada bebida e à quantidade consumida em um intervalo de tempo curto, como o de uma festa.

Além de se alimentar bem antes e depois do evento e beber água enquanto consome álcool, vale a pena escolher bem quais serão as bebidas mais consumidas na ocasião. O equilíbrio dos sabores é fundamental para a mistura não se tornar enjoativa. Ter uma noção do teor alcoólico de cada tipo de bebida também ajuda a não passar do ponto: cervejas têm teor alcoólico médio de 5%, enquanto a vodka e a cachaça podem ter até 40% de álcool em suas composições. 


Para beber alternando: cerveja e drinks à base de cachaça, gin ou vodka

Se a ideia é fazer da cerveja a principal bebida da noite - aquela que será consumida em maior quantidade - os drinks podem ser consumidos em momentos pontuais. No começo de uma feijoada ou churrasco, por exemplo, um drink à base de cachaça abre o apetite e deixa o clima mais descontraído. Aposte em uma caipirinha, adicionando rodelas de limão, gelo e açúcar.

Por ser uma bebida fermentada, a cerveja pode causar uma sensação de estufamento estomacal em pessoas mais sensíveis. Servir cada copo com espuma - o famoso “colarinho” - minimiza esse efeito. Outra ideia é seguir o baile optando por drinks que contém ingredientes como a hortelã, que é muito bem tolerada pelo estômago, por exemplo. O Gin Tônica e o Moscow Mule - vodka, suco de limão e gengibre - são as melhores pedidas.


À base de cevada: 5 drinks feitos com cerveja

A mistura de cerveja - composta por mais de 90% de água - e destilados dá origem a drinks leves, de sabor surpreendente. Veja 5 opções fáceis de preparar a seguir:  

1. Caipicerva

O drink que reúne duas das bebidas mais amadas pelos brasileiros: cerveja e caipirinha fica pronto em apenas 5 minutos. Com a lista de ingredientes a seguir e alguns cubos de gelo, é possível preparar 4 porções:

4 doses de vodca;

2 colheres de sopa de açúcar;

2 limões;

2 latas de cerveja do tipo Pilsen.

Como fazer: em um recipiente grande, misture as doses de vodca com o açúcar e o suco dos limões. Em seguida, adicione a cerveja bem gelada com cuidado para não criar muita espuma. Sirva em seguida!

2. Michelada

Receita típica do México, a Michelada tem um toque picante e nada óbvio que vale a pena experimentar. Confira os ingredientes para duas doses desse drink:

Suco de 1 limão;

1 lata de cerveja tipo Lager;

Molho tabasco;

Molho inglês;

Sal

Gelo. 

Como fazer: esprema o suco de limão em um prato raso. Em outro prato raso, coloque um pouco de sal. Mergulhe a borda de um copo na polpa de limão espremido e, em seguida, mergulhe-a no sal para salgar a borda. Encha ⅓ de cada copo com gelo, adicione 1 dash - cerca de 6 gotas - de molho tabasco e de molho inglês, adicione o suco de limão restante e a cerveja, bem devagar. Mexa suavemente e sirva.

3. Mojito de cerveja

Drink clássico de origem cubana, o Mojito é uma evolução do  "El Draque", um drink bastante semelhante à caipirinha, com aguardente, açúcar, limão e hortelã. O Mojito de cerveja é uma variação 

1 dose (50ml) de rum branco;

Suco de meio limão;

100 ml de cerveja Indian Pale Ale;

8 a 10 folhas de hortelã;

1 colher de chá de açúcar;

Gelo a gosto.

Como fazer: Em um copo alto, adicione as folhas de hortelã e o açúcar e macere-os com uma colher. Adicione o suco de limão, o rum branco e algumas pedras de gelo. Misture bem, deixando cerca de 1 a 2 centímetros de espaço no topo do copo. Então, coloque uma quantidade adicional de cerveja por cima para criar um topper. Mexa suavemente o Mojito de Cerveja antes de beber para garantir que todos os ingredientes estejam bem misturados.

4. Sangria de cerveja

A Sangria de cerveja também é uma releitura de um drink tradicional. A bebida foi criada na região da Andaluzia, situada na Espanha. O drink é preparado em um recipiente grande e leva os seguintes ingredientes: 

1 limão tahiti;

1 limão siciliano;

1 laranja;

200 ml de suco de abacaxi;

½ xícara de vodka;

500 ml de cerveja tipo wheat beer;

Cubos de gelo.

Corte os limões e laranjas em rodelas. Misture o suco de abacaxi com a vodka e junte as frutas cortadas. Mexa a bebida e reserve por 2 horas na geladeira. Em um copo, coloque cerveja, gelo e uma concha da sangria.  

5. Black and tan

Black and tan, drink popular nos bares e tavernas da Alemanha, é uma mistura de dois tipos diferentes de cerveja. Irish Stout é uma cerveja complexa, marcante e de cor escura, com perfil maltado, torrado e textura cremosa. Já a Pale Ale exibe uma coloração que varia do âmbar ao cobre, com uma aparência brilhante e translúcida, com amargor moderado e aromas florais, cítricos ou terrosos. Para fazer um Black and tan, você vai precisar de um pouco de habilidade e dois ingredientes:

250 ml de cerveja tipo Irish Stout;

250 ml de cerveja tipo Pale Ale.

Como fazer: preencha um copo de pint até a metade com a Pale Ale. Com uma colher de sopa virada para baixo, adicione a Irish Stout com cuidado. Retire a colher e sirva. O visual do drink - com o contraste entre a cerveja escura e a clara é o que mais chama a atenção.


Fonte: Hedgehog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club