Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Krug Bier lança cerveja Pretensiosa, com ouro na embalagem

Batizada de “Pretensão”, a bebida faz parte da linha Expressionista, marcada por rótulos cheios de arte

Feita com puro malte Whisky e envelhecida em carvalho francês, a Pretensão, sexta cerveja da linha Expressionista, da Krug Bier, tem como marca a sofisticação tanto no que diz respeito às características da bebida, quanto na identidade visual. “Escolhemos uma garrafa de champagne de 375 ml, com rótulo em alto relevo, detalhes em ouro e numeradas”, revela Herwig Gangl, sócio diretor da Krug Bier.

A ideia e o nome da cerveja Pretensão , assim como das outras bebidas que compõem a linha, veio do quadro “Alegoria da Calúnia” pintado por Irma Renault. Dentre as figuras da obra, nota-se um homem com asas de borboleta que não toca o chão, o que sugere a perda da referência de seu tamanho e faz com que, pretensioso, ele se ache melhor do que realmente é.

Segundo, Alfredo Figueiredo, criador da linha expressionista da Krug, primeiro decidiram o nome da cerveja baseado nas figuras representadas na obra e, a partir disso, foi escolhido o estilo da bebida. Foram incorporados, ainda, detalhes para engrandecer e dar um ar mais sofisticado. “O produto é diferenciado, ela é realmente pretensiosa. O sabor remete a whisky e vinho, assim como seu teor alcoólico, de 11%”, conta Alfredo. Ainda segundo ele, todas essas características prometem despertar a curiosidade do cervejeiro que além de degustá-la, vão querer colecioná-la.

Linha Expressionista

A linha Expressionista, que já conta com as cervejas Calúnia, Inocência, Rancor, Remorso e Sarcasmo, é baseada no comportamento humano. O rótulo de cada uma delas é um detalhe a parte, as figuras coloridas intrigam e causam curiosidade sobre o que querem dizer. Toda a arte foi baseada nas representações do quadro “A Calúnia”, pintado por Apeles, considerado o melhor pintor da Antiguidade e posteriormente reproduzida pela Irma Renaut.

De acordo com a história, Apeles foi escolhido por Alexandre, O Grande, para ser seu retratista oficial, o que gerou muita inveja em outros pintores e ele foi acusado de conspiração. Provando sua inocência, Apeles pintou o quadro “A Calúnia”, para representar seu sofrimento. Essa obra, devido à baixa qualidade dos materiais da época, perdeu-se no tempo e ficou registrada apenas em documentos clássicos. Em 1495, Boticelli pintou um quadro chamado “A calúnia de Apeles”, baseado nos relatos do quadro do pintor.

Foi então que a cervejaria em homenagem a inspiração que teve resolveu desenvolver o seu próprio quadro, “A Calúnia da Krug”. Pintado em 2016, por Rafael Resende, artista mineiro. “A ideia dos personagens já estava relativamente bem concebida, mas o tipo de traço do quadro demandou muitas horas de reflexões e cervejas para ajudar na inspiração.”, explica Rafael. Finalmente, um traço moderno e caricato foi escolhido para exacerbar os comportamentos da sociedade atual.

O quadro mostra oito personagens, que representam as oito cervejas e no alto da tela está a Pretensão, uma mulher mais velha que pretende passar por nova. Aparentemente, ela seria a Submissão após 40 anos. Ela se acha muito superior às outras figuras e, por isso, olha para outro lado desprezando todos os outros personagens.

Sobre a Krug Bier:

Com atuação ativa em dez estados brasileiros, a fábrica da Krug Bier conta com 16 tipos de chopes puro malte, além 18 diferentes rótulos de cervejas. A marca também foi escolhida por Skank e Tianastácia para produzir rótulos que levam os nomes das bandas. No início de 2016, a linha Expressionista (Calúnia, Inocência, Rancor, Remorso e Sarcasmo), minuciosamente pensada e desenvolvida para os grandes apreciadores do produto, chegou ao mercado. Também neste ano, foi inaugurado o Biergarten, amplo espaço junto à fábrica (1200m²), projetado para receber eventos com música boa e, claro, o melhor da cerveja artesanal. 

Todos os produtos estão disponíveis para delivery, revenda, webstore e podem ser degustados nas choperias Krug.

Fonte: Hipertexto Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club