Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Bierland divulga edital do 6º Concurso Cervejeiro Caseiro

Desafio dos participantes do concurso neste ano será produzir uma cerveja do estilo Pumpkin Ale, uma bebida com abóbora.

Aqueles que pretendem disputar a chance de ter a sua receita de cerveja caseira produzida em grande escala pela Cervejaria Bierland, de Blumenau/SC, devem ficar atentos. O edital do 6º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland foi publicado nesta quinta-feira, dia 02. O documento com todas as informações pode ser acessado no endereço: http://bierland.com.br/wpsite/wp-content/uploads/2017/02/6%C2%BA-CONCURSO-BIERLAND-2017-Regulamento.pdf

Neste ano, os cervejeiros terão como desafio produzir uma cerveja do estilo Pumpkin Ale - uma bebida com abóbora. O estilo é feito a partir de uma cerveja base, que pode ser de qualquer estilo, e com pedaços, pasta, calda ou outra forma de inserção da abóbora em algumas partes do processo de fabricação do rótulo.

Estilo
A divulgação do estilo foi feita dia 31 de outubro do ano passado - Dia das Bruxas. Pouco conhecido e difundido no Brasil, o estilo chamou a atenção dos organizadores do concurso, que viram a oportunidade de incentivar a produção de uma cerveja diferenciada.

“A cada edição, buscamos trazer novidades e desafios que estimulem os cervejeiros caseiros a criar rótulos diferentes e de sabores marcantes. A escolha do estilo Pumpkin Ale veio justamente para isso e achamos interessante divulgá-lo em uma data em que o ingrediente principal está em evidência. Estamos ansiosos para mais esta edição do concurso!”, destaca o sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger.

Apesar de serem pouco conhecidas em algumas regiões do Brasil, as cervejas de estilo Pumpkin Ale já existem há muitos anos. O sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, explica que esse estilo surgiu na época da colonização dos Estados Unidos, país em que há muitas plantações de abóbora. “Na época, a abóbora foi uma alternativa encontrada para agregar o açúcar necessário para a fermentação da cerveja juntamente com o malte”, explica.

No entanto, por muitos anos, as cervejas Pumpkin Ale ficaram esquecidas e voltaram a aparecer na década de 1980. “O estilo Pumpkin Ale é feito a partir de uma cerveja base, que pode ser de qualquer estilo, e com pedaços, pasta, calda ou outra forma de inserção da abóbora em algumas partes do processo de fabricação do rótulo. Geralmente, essas cervejas possuem um sabor mais adocicado e marcante”, comenta o sommelier.

Concurso
Criado em 2012, o concurso ocorre anualmente e registra crescimento a cada ano. Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações, visa valorizar a produção artesanal de cervejas.

Com 60 participantes na primeira edição, o sucesso foi tão grande que a Bierland incorporou o concurso no calendário de atividades. Com isso, o concurso também passou a ser homologado oficialmente através do AHA/BJCP Sanctioned Competition Program (SCP), atendendo às mesmas diretrizes que orientam a organização dos maiores e mais importantes concursos de cerveja caseira no mundo inteiro.

Sobre a Bierland
Localizada em Blumenau/SC, a Cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003 e, traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está situada. Atualmente, a Bierland produz 14 cervejas entre as de linha e sazonais.

Em 13 anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, são 107 premiações em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Para o sócio proprietário, Eduardo Krueger, as cervejas da Bierland são fruto do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. “Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, como alemã, belga, inglesa e norte-americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia, que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.

Acompanhe em:

Fonte: Presse Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club