Por Maurício Roloff
O mercado de cervejas artesanais cresceu muito nos últimos anos, e não demonstra perder fôlego. A maior parte das vinícolas viu esse fenômeno como uma ameaça. Uma minoria de empresas enxergou aí uma oportunidade. O segundo time acaba de ganhar um reforço de peso, com o lançamento da Cervejaria Leopoldina, do Grupo Famiglia Valduga.
Movimento iniciado com a Perini, de Farroupilha, a onda de vinícolas cervejeiras mostra que as duas bebidas não precisam ser concorrentes, mas complementares nos catálogos das cantinas – assim como muitas já trabalham destilados há anos. No caso da Valduga, serão inicialmente cinco rótulos, um de cada escola: belga, tcheca, americana, inglesa e alemã.
Faz parte da cultura cervejeira a mistura de fórmulas e ingredientes. A coisa vai ficar realmente interessante quando essas empresas começarem a combinar as duas bebidas – cervejas com passagem por barricas que já abrigaram vinhos, por exemplo. Mas até lá, a diversificação e a inovação na vinicultura brasileira já está de bom tamanho.
Fonte: Enoblog
Gostei da ideia!
ResponderExcluirUma boa combinação!!!
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