Por Clarimundo Flores
Pesquisa realizada pelo site Bebendo Bem revela algumas curiosidades sobre os hábitos de consumo da cerveja no Brasil. O levantamento, realizado junto a 500 internautas, aponta a idade média do consumidor do produto, o quanto costumam gastar mensalmente e os principais atrativos para a escolha de um rótulo.
Segundo os dados obtidos pela pesquisa, 42% dos consumidores brasileiros têm entre 30 e 40 anos de idade, sendo 85% destes homens. O gasto mensal na compra do produto gira entorno de R$ 250. Para 65%, o motivo da escolha de um rótulo é motivado pela qualidade do produto.
A maioria dos participantes do levantamento informou que, no ato da compra da cerveja, não se preocupa com o tamanho da cervejaria, tampouco com a proximidade da fabricante de sua cidade ou mesmo mantém um relacionamento de fidelidade com a cerveja ou com a cervejaria.
Os supermercados aparecem como o principal ponto de compra, seguido por lojas especializadas, bares, sites, clubes de cerveja e direto da fábrica.
A pesquisa é interessante, pois demonstra um pouco do perfil do consumo atual da cerveja. Os dados foram obtidos junto a um público evidentemente mais interessado no assunto, mas vale como uma fotografia muito próxima ao que ocorre numa camada mais ampla da sociedade.
A média de idade chama bem a atenção. Demonstra certo envelhecimento do consumidor mais assíduo da cerveja. Realmente, percebemos que os mais jovens têm preferido bebidas destiladas, com destaque para a vodka. Outra informação interessante é a de que a fidelidade a uma marca ou rótulo de cerveja, outrora tão difundido, não resistiu ao passar do tempo. O consumidor parece mais receptivo a experimentar outros sabores, o que pode ser comprovado pelo crescimento das cervejas especiais e artesanais.
A escolha dos locais de compra também demonstra o que pode ser o início de uma maior pulverização de estabelecimentos mais visitados pelos amantes da cerveja. Os supermercados ainda lideram, e assim devem se manter por muitas décadas ainda, dentre os demais pontos de comercialização do produto. Mas já percebemos um crescimento das lojas especializadas, o incrementos dos sites, clubes de cerveja e das fábricas.
Essas informações comprovam que há uma mudança em curso no mercado cervejeiro, incluindo hábitos de consumo, locais de compra e motivação. Mostram um consumidor preocupado com a qualidade da cerveja e aberto a conhecer novos rótulos e marcas.Esse é um movimento importante, pois abre ainda mais perspectiva para as cervejas especiais e artesanais, demonstrando que ainda há um mercado imenso a ser conquistado.
Fonte: Sidney Rezende
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