Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pesquisa revela que brasileiro está adquirindo novos hábitos de consumo de cerveja


Por Clarimundo Flores

Pesquisa realizada pelo site Bebendo Bem revela algumas curiosidades sobre os hábitos de consumo da cerveja no Brasil. O levantamento, realizado junto a 500 internautas, aponta a idade média do consumidor do produto, o quanto costumam gastar mensalmente e os principais atrativos para a escolha de um rótulo.

Segundo os dados obtidos pela pesquisa, 42% dos consumidores brasileiros têm entre 30 e 40 anos de idade, sendo 85% destes homens. O gasto mensal na compra do produto gira entorno de R$ 250. Para 65%, o motivo da escolha de um rótulo é motivado pela qualidade do produto.

A maioria dos participantes do levantamento informou que, no ato da compra da cerveja, não se preocupa com o tamanho da cervejaria, tampouco com a proximidade da fabricante de sua cidade ou mesmo mantém um relacionamento de fidelidade com a cerveja ou com a cervejaria.

Os supermercados aparecem como o principal ponto de compra, seguido por lojas especializadas, bares, sites, clubes de cerveja e direto da fábrica.

A pesquisa é interessante, pois demonstra um pouco do perfil do consumo atual da cerveja. Os dados foram obtidos junto a um público evidentemente mais interessado no assunto, mas vale como uma fotografia muito próxima ao que ocorre numa camada mais ampla da sociedade.


A média de idade chama bem a atenção. Demonstra certo envelhecimento do consumidor mais assíduo da cerveja. Realmente, percebemos que os mais jovens têm preferido bebidas destiladas, com destaque para a vodka. Outra informação interessante é a de que a fidelidade a uma marca ou rótulo de cerveja, outrora tão difundido, não resistiu ao passar do tempo. O consumidor parece mais receptivo a experimentar outros sabores, o que pode ser comprovado pelo crescimento das cervejas especiais e artesanais.

A escolha dos locais de compra também demonstra o que pode ser o início de uma maior pulverização de estabelecimentos mais visitados pelos amantes da cerveja. Os supermercados ainda lideram, e assim devem se manter por muitas décadas ainda, dentre os demais pontos de comercialização do produto. Mas já percebemos um crescimento das lojas especializadas, o incrementos dos sites, clubes de cerveja e das fábricas.

Essas informações comprovam que há uma mudança em curso no mercado cervejeiro, incluindo hábitos de consumo, locais de compra e motivação. Mostram um consumidor preocupado com a qualidade da cerveja e aberto a conhecer novos rótulos e marcas.Esse é um movimento importante, pois abre ainda mais perspectiva para as cervejas especiais e artesanais, demonstrando que ainda há um mercado imenso a ser conquistado.

Fonte: Sidney Rezende

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Ninkasi Beer Club