Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dum Petroleum Amburana - Degustação nº 1088


Foram utilizados barris de cachaças premiadas da Porto Morretes para fazer uma Petroleum maturada em barris de madeira, neste caso a amburana.com tosta alta.

Cervejaria: Dum
País: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 12
IBU: 96
Estilo: Russian Imperial Stout
Embalagem: Garrafa de 375 ml

É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua espuma de cor castanho escuro apresentou baixa formação e curta duração, com justa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a chocolate amargo, tostado, queimado, café tostado, defumado, sendo de forma intensa. O lúpulo é imperceptível. Percebe-se ainda notas de tonel de madeira , rapadura, canela, baunilha e côco queimado. Presença de álcool evidente ao aproximar o copo do nariz, especialmente por se tratar de um cerveja com 12% de ABV, no entanto valoriza o conjunto. No sabor intenso, o dulçor inicial é moderado e logo atacado pelo amargor e potência alcoólico. Ao degustá-la sente-se uma ótima robustez, além do aquecimento na garganta. 

O aftertaste é duradouro e amargo. Com corpo licoroso, bastante encorpada, baixa rescência e leve adstringência. Excelente!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club