Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Caipirinha completa 100 anos de história

Bebida tradicional, que é patrimônio nacional, leva limão, açúcar, cachaça e gelo. Caipirinha tradicional servida no Botequim Carioca, em Santo André.

A verdadeira caipirinha, que leva apenas limão, açúcar, gelo e cachaça criada em Piracicaba, ganhou o mundo nestes últimos 100 anos e virou símbolo da bebida mais brasileira. A centenária é tão brasileira que em 2003 foi considerado patrimônio nacional pelo Governo Federal garantindo a propriedade de criação.

Por não menos, que durante esse tempo fizeram várias versões com mistos de frutas e substituições da cachaça, mas nada se compara com a boa e velha caipirinha. Segundo Chef Melchior Neto, que comanda premiado Botequim Carioca e dispõe de um vasto cardápio de caipirinhas, o que conquista na bebida é a simplicidade que deu certo "A caipirinha é, sem sombra de dúvidas, a bebida favorita nacional. Poucos ingredientes, não precisa de muito para ser apreciada e aprovada pelos consumidores. É a bebida mais pedida do nosso cardápio." afirma Neto.

Para o chef, o segredo de quem prepara a bebida é a escolha dos ingredientes, pensando sempre que os produtos devem ser de qualidade e legítimos da receita. Um exemplo é o limão, que o mais apropriado é o taihti, pois é menos ácido.

A cachaça também faz diferença na degustação da caipirinha, há boatos que cachaças artesanais e envelhecidas combinam mais com o toque crítico do limão, mas há quem prefira a cachaça branca, conhecida por ser engarrafada logo após a destilação. "Essa substituição normalmente é realizada por conta da facilidade de encontrar a cachaça branca, mas vale lembrar que não há uma desvantagem de sabor em nenhuma das duas." explica o chef Melchior Neto.

Depois desses ingredientes um tanto quanto amargos, a açúcar vem para finalizar a caipirinha com o gelo e está pronta para apreciar com moderação... há 100 anos. Abaixo segue a receita de caipirinha que é preparada no Botequim Carioca.

Ingredientes:
1 limão taihti
2 colheres de sopa de açúcar
100 ml de cachaça

Modo de Preparo:
Corte o limão ao meio de cima para baixo e remova a parte branca do centro (isso que amarga a caipirinha).
Faça cortes na casca das metades para facilitar a maceração.
Coloque as duas partes no copo, em seguida acrescente o açúcar e dê apenas duas espremidas no limão para não tirar suco da casca que também amarga.
Coloque gelo picado até a borda do copo, complete com as doses de cachaça e mexa bem.

Botequim Carioca
Rua Santo André 524 - Vila Assunção
Santo André - SP
Horário de Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 17h às 23h. Aos sábados, das 12h às 23h.
Telefone: (11) 44368821
botequimcarioca.com.br

Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club