Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Aposte nesta receita de Tagliatelle com Camarões com dicas de harmonização do sommelier Manuel Luz


A maioria dos cozinheiros de primeira viagem acham que preparar pratos com camarão é praticamente um trabalho para chefs de cozinha. Harmonizar o jantar então, nem pensar. Manuel Luz, sommelier da Sonoma (www.sonoma.com.br), garante que com uma boa receita e dicas práticas de harmonização, qualquer um pode receber os amigos em casa com um belo jantar harmonizado. Hoje, ele ensina fazer esta receita de tagliatelle com camarões e sugere os vinhos da Sonoma que melhor combinam com o prato. Uma dica: a Sonoma entrega os rótulos em até 90 minutos em São Paulo, então, não tem problemas se você decidir convidar os amigos na última hora!

Ingredientes
260 gr de camarão
260 gr de tagliatelle de manjericão
azeitonas pretas
3 colheres (sopa) de salsa picada
sumo de 1/2 limão
4 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho picados
pimenta a gosto
sal o quanto baste

Modo de Preparo
Cozinhe a massa por aproximadamente 4 minutos
Lave e enxugue bem os camarões
Cozinhe a massa al dente em água fervente com sal e um fio de azeite
Aqueça 2 colheres de azeite
Quando estiver bem quente junte os camarões e frite-os, mexendo com um garfo de madeira, até ficarem rosados
Regue com o sumo de limão e ferva até evaporar. Tudo no fogo alto, para não deixar com textura "borracha".
Numa caçarola, aqueça o restante azeite e doure o alho picado
Junte os camarões, as azeitonas, a salsa e tempere. Misture com a massa e sirva

Harmonização

Manuel garante que os vinhos brancos são a melhor sugestão para harmonização com crustáceos. O Roberto Sarotto "Aurora" Gavi DOCG 2016 é um exemplo disso: belíssima expressão de Gavi, o vinho branco ícone da região do Piemonte mostra aromas de peras cristalizadas, pêssegos frescos, frutas cítricas e flores como o jacinto. É uma ótima opção para refrescar em um dia de calor!

Outra sugestão é o Anselmann Riesling Trocken 2015. Conhecida por sua mineralidade e sabor seco com uma pontinha de doçura, a Riesling encanta degustadores no mundo todo. Este é o vinho perfeito para camarões na manteiga, prato à base de trufas brancas, molhos cremosos à base de manteiga, ou, para surpreender, alimentos salgados como presunto cru e peixe na brasa.

Por fim, temos o Albert Ponnelle Pouilly-Fuissé Vieilles Vignes 2014. O De Pouilly-Fuissé vem algumas das mais complexas expressões de Chardonnay do mundo. Este foi feito por um dos pequenos produtores mais respeitados da Borgonha. Para quem procura um Chardonnay de altíssima qualidade, este um bom meio termo entre os minerais e sutís Chablis e os opulentos e frutados versões da Napa Valley. Em boca, é cheio de personalidade, com fruta madura, abacaxi e maçã e nectarina.

Sobre a Sonoma:

Fundada pelo empresário californiano Alykhan Karim, a Sonoma é um e-commerce que aposta em uma curadoria cuidadosa para o consumidor que já é apaixonado por vinhos, tem paladar exigente, mas não abre mão de uma boa oferta. Além dos vinhos, o site oferece produtos gastronômicos, destilados e acessórios. A marca tem o objetivo de ser a principal opção em e-commerce do Brasil para consumidores já iniciados no mundo do vinho. Alguns dos rótulos que estão no portfólio da Sonoma são os franceses Le Deux Moulins Sauvignon Blanc do Loire, Sentier Rosé de Provence e Château Nenin Pomerol e Château Larcis Ducasse Grand Cru Classes´; os italianos Pieropan Amarone della Valpolicella, Viberti Barolo, Elvio Cogno Barolo Cru, Brunello di Montalcino Capanna e Brunello di Montalcino Baricci; além dos espanhóis Lagar de Eizaga Rioja Crianza , La Mejorada "Villalar" e Lagar de Costa Albariño.

Para conhecer a curadoria completa da Sonoma, acesse www.sonoma.com.br.

Fonte: agência ecomunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club