Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Doktor Bräu reduz preço de suas cervejas em cerca de 15%


Como você bem sabe, o Congresso Nacional aprovou há algum tempo uma mudança no Simples que passou a contemplar cervejarias com faturamento de até R$ 4,8 milhões, o que atende a 2/3 do setor. Com essa alteração implantada no último mês de janeiro, a carga tributária que era de cerca de 57% passou para aproximadamente 32%. Essa redução vai ser repassada para o consumidor final, de maneira a estimular o consumo das cervejas artesanais?

Para Nuberto Hopfgartner, sócio da Doktor Bräu, “Se a tributação diminui, nossos custos também ficam menores, então nada mais justo do que os distribuidores e os consumidores pagarem menos pela bebida. Com a nova carga tributária e o início da produção em fábrica própria, a Doktor Bräu conseguiu reduzir o valor do produto em cerca ade 15%”.

Números do setor
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA):
  • no final de 2017 havia 679 cervejarias instaladas legalmente; 2016 foi encerrado com menos de 500; e em 2002, esse número não chegava a 50;
  • 2017 fechou o ano com o registro de 8.903 produtos (a legislação brasileira considera chope e cerveja como produtos distintos);
  • RS, com 142 cervejarias; SP, 124; e MG, 87 lideram o ranking de cervejarias por estado;
  • em relação às regiões, a Sul tem 287 cervejarias; Sudeste, 279; Nordeste, 48; Centro-Oeste, 44; Norte, 21
  • densidade cervejeira (relação entre população estadual e número de cervejarias): RS aparece em 1º; SC, em 2º, PR em 3º e SP em 10º
Sebrae
De acordo com o Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal (Sicobe), de 2005 a 2014 a produção nacional de cerveja cresceu 64%. Apesar disso, os últimos dados disponibilizados pela Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), em 2014, indicam que as microcervejarias representam apenas 1% (aproximadamente 138 milhões de litros anuais) do setor cervejeiro do Brasil (http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/8818d2954be64fcda8628defef1f70f8/$File/7503.pdf).

Sobre a Doktor Bräu - @DoktorBrau / http://doktorbrau.com.br/

A Cervejaria Doktor Bräu nasceu após inúmeras viagens à Europa e pesquisas feitas pelos Hopfgartner – o significado do nome alemão é “jardineiro de lúpulo” – que decidiu resgatar a tradição secular da família de uma maneira mais urbana: ao invés de plantar lúpulo, produzir cerveja. Assim, em 2015, veio ao mundo, pelas mãos de um médico, Nuberto Hopfgartner, e de um farmacêutico, Fernando Evans, a Doktor Bräu, que desde então não parou de crescer e, em dezembro/2017 inaugurou sua fábrica em Pouso Alegre (MG). O nome é uma referência aos seus fundadores (Doktor) e ao próprio negócio, fermentação cervejeira, que em alemão é Bräu, Atualmente conta com seis linhas regulares: Psicót'IPA (American IPA com aromas cítricos); Anesthes'IPA (Imperial IPA); Soro N’Aveia (Summer Ale com aveia); Medika Menthus (APA com hortelã);Hemorrag’IPA (Red IPA com hibisco) e WitAMina (Witbier com casca de laranja baiana, limão siciliano, semente de coentro e Vitamina C), mas tem surpresa vindo por aí.

Com um investimento inicial de R$300 mil e retorno em 12 meses (faturamento de R$800 mil/2016), a Doktor Bräu encerrou 2017 com faturamento de R$1,2 milhão. Se em seus primeiros três meses de vida produzia 2.000 litros mensais, a situação atual é bem diferente: 15.000 l/mês, e a expectativa de chegar a 40.000 l/mês no final de 2018, na fábrica própria. De acordo com Hopfgartner, a cervejaria tem hoje cerca de 300 pontos de venda em SP, MG, RJ, GO, MT, MS, BA, RN, AM, PR, RS e DF que são, na maioria, bares especializados em cervejas artesanais – para saber em que bares encontrar as cervejas basta consultar o app BRevo (Apple Store ou Google Play).

Fonte: Grande Ideia Assessoria de Imprensa

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Ninkasi Beer Club