Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Way Sex On The Beer - Degustação nº 947


A Sex Oh The Beer fez parte do projeto do Beer Pack do Clube do Malte, chamado "A Cerveja do Seu Jeito". Em parceria com a cervejaria Way Beer, a internet foi mobilizada para instigar o cervejeiro que existe em cada consumidor do líquido sagrado. Foram mais de 1500 receitas inscritas e as quatro escolhidas foram produzidas pela Way Beer, sobre o comando do mestre cervejeiro Alessando Oliveira. Essa cerveja tem como base o estilo Golden Ale tradicional. Leva em sua composição 17% de açúcar de cana e levedura Belgian Strong Ale, especial para esse tipo de cerveja. A ideia é ter uma cerveja próxima ao drink Sex On The Beach e, no final da fermentação, 200kg de pêssego foram adicionados aos 2 mil litros de cerveja. Uma quantidade considerável de polpa que gerou uma segunda fermentação da bebida.

Cervejaria: Way Beer
Origem: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 8
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração dourado, com corpo nublado. Sua espuma de cor de branca, apresentou baixa formação e pouca persistência, sem apresentar transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a cereal e mel. Presença de ésteres frutados, frutas amarelas e especialmente pêssego. O lúpulo é leve e floral. Com os 8 % ABV, o álcool é bem inserido ao conjunto. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado e leve amargor.

O aftertaste é duradouro e vai do adocicado a um leve amargor. O corpo é leve e a carbonatação pequena. Por incrível que pareça, apresenta bom drinkability, mesmo com os 8% de teor alcoólico e aparenta ser refrescante. 

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club