Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Vinícola Guaspari ganha pela segunda vez medalha de ouro no Decanter World Wine Award

Pelo segundo ano consecutivo, Vista do Chá levou o ouro, seguido por outros rótulos com medalhas de prata

Vinícola Guaspari mais uma vez surpreendeu no prêmio Decanter World Wine Award 2017, organizado pela revista internacional Decanter – uma das mais tradicionais e respeitadas publicações sobre vinhos no mundo. A Vinícola, localizada em Espirito Santo do Pinhal (SP), ganhou a medalha de ouro, pelo segundo ano consecutivo, com o Vista do Chá 2014, um syrah que atingiu impressionantes 95 pontos na avaliação. Outros vinhos da marca também foram premiados com medalhas de prata, os rótulos: Vista da Serra 2014 – ao qual a safra 2012 foi premiada com a medalha de bronze na DWWA2016, Vale da Pedra tinto 2015 e o recém lançado Vista do Bosque 2015, feito com 100% de Viognier.

A 14ª edição do prêmio foi realizada em Londres, e contou com avaliação de mais de 17 mil vinhos, julgado por 219 experts, contando com 65 mestres de vinhos e 20 mestres sommeliers. As inscrições desse ano subiram 8% em relação ao ano passado e para um vinho ser premiado com medalha de ouro, é necessário atingir 95 pontos ou mais. Já para ganhar a prata o vinho deve ter de 90 a 93 pontos e para o bronze de 86 a 89.

É importante ressaltar que o “Vista do Chá” recebeu a medalha de ouro em duas participações no concurso, com as safras 2012 e 2014 (a safra 2013 não foi enviada, pois esgotou logo após seu lançamento).

“Estamos muito felizes com os resultados, todos os vinhos que enviamos para o concurso foram premiados. Isso reflete a consistência do projeto e reafirma que estamos no caminho certo”, afirma Marina Gonçalves, diretora executiva da Guaspari, e ressalta: “Outro ponto a ser destacado se deve ao fato de três rótulos elaborados a partir da uva syrah, uma das mais emblemáticas da vinícola, terem sido premiados, marcando a ótima adaptação da casta ao terroir”.

Conheça mais sobre os rótulos premiados:

Vista do Chá 2014 – Syrah Medalha de Ouro
Com um vinhedo limitado de apenas aproximadamente 4 hectares, a produção do Vista do Chá não ultrapassa 4 mil garrafas ano. Plantados há 1140 m de altitude, as plantas se adaptaram bem ao solo e as condições meteorológicas, o que resultou em vinho de cor rubi e aromas elegantes, que lembram frutas negras e que na boca se torna encorpado e equilibrado. As uvas para esse vinho foram colhidas manualmente e maceradas a frio por sete dias e a fermentação é feita em cuba de inox, seguido pela fermentação malolática em barrica. O vinho estagiou por 20 meses em barricas de carvalho francês para então ser engarrafado.

Vista da Serra 2014 – Syrah Medalha de Prata
As videiras mais altas da Guaspari são ocupadas pelo terroir Vista da Serra. Plantados a partir de 1220 m de altitude, as plantas ficam de frente para a Serra da Mantiqueira. As uvas são selecionadas ainda nos vinhedos. São sete dias de maceração a frio, seguidos de sete dias de fermentação feita em cuba de inox, com délestage diária, além das remontagens. O vinho estagiou por 20 meses em barricas de carvalho francês o que originou um vinho de cor rubi intensa com reflexos violáceos, com aromas finos e delicados. Em boca, é um vinho de encorpado e bastante equilibrado, de interessante complexidade. Final de boca longo e agradável.

Vale da Pedra 2015 – Syrah Medalha de Prata
O nome desse vinho, não veio ao acaso. O Vale da Pedra 2015 é uma referência aos granitos que afloram do solo onde as videiras foram plantadas. Para um vinho com aromas de frutas vermelhas com taninos macios e redondos, a Guaspari colhe manualmente as uvas das videiras mais jovens e de terroir diferentes pela manhã. Elas são desengaçadas e fermentadas em tanques de inox a temperaturas controladas. Depois desse processo, é transferido para barricas de carvalho francês onde estagiam de 6 a 8 meses. Já na garrafa, descansa cerca de 4 meses.

Vista do Bosque 2015 – Viognier Medalha de Prata
Produzido 100% viognier, as uvas do Vista do Bosque 2015 foram colhidas em um período de baixa precipitação, que procurou uma boa combinação entre açúcar e acidez, resultando em um vinho frutado e aromático com complexos e intensos que salientam damasco, nozes e toques florais. Depois da colheita cachos passam por prensagem direta, e a fermentação alcoólica acontece em tanque de inox a baixas temperaturas. Após esse processo o vinho estagia em barricas especiais de carvalho francês de 300l e 600l ao longo de 10 meses.

Prêmio Decanter 2016
Essa não é a primeira vez a Guaspari ganha destaque internacional. Em 2015 o vinho Vista Da Serra 2012, recebeu medalha de prata na 9ª edição da Competição Internacional Syrah du Monde, organizado pela Associação Forum D'Enologie, na França. Em abril do ano passado, no Decanter World Wine Awards 2016, o mesmo rótulo foi premiado com medalha de bronze. Neste mesmo concurso, foram premiados Guaspari Sauvignon Blanc 2013, que ganhou medalha de recomendação e, o Guaspari Syrah – Vista do Chá 2012, que ganhou a medalha de ouro, prêmio inédito para o Brasil, atingindo 95 pontos.

Além disso, desde 2013 a Guaspari é única vinícola da América Latina convidada a participar do Le Palais de Grand Cru, que reúne os principais chateaux (como Romanee Conti, Veja Sicilia e Opus One), e é organizado pela FICOFI – grupo francês dedicado ao estudo e degustação dos melhores vinhos do mundo.

Serviço
Vinícola Guaspari
Telefone: (11)2164-7379
@vinicolaguaspari

Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club