Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Cabeça de Dragão Moutain Jam - Degustação nº 951


Ugo Perrota e seu sócio Zezinho, como é conhecido José Augusto Mattos no local, são amigos a pelo menos 30 anos e Niteroienses. Quando foi morar em Nova Friburgo, Perrota o encontrou no bar América e para sua surpresa ele disse que estava fazendo cerveja e que tinha uma cozinha cervejeira em seu sítio. Hugo a receita dessa APA pra seu amigo e juntos fizeram a primeira leva que de cara já foi muito elogiada. De lá pra cá, a receita já foi repetida diversas vezes, pois a intençāo da cervejaria é ciganear no segundo semestre deste ano.

Na cerveja, foram utilizados 4 tipos de maltes diferentes e os lúpulos Galaxy para o amargor e para o aroma, Galaxy e Citra. O dryhop foi todo feito com Citra.

Cervejaria: Cabeça de Dragão
Origem: Nova Friburgo-RJ (Brasil)
ABV(%): 6,0
IBU:30
Estilo: American Pale Ale
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração âmbar claro e corpo nublado. Sua espuma cremosa de cor marfim apresentou boa formação e persistência, além de justa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a cereal e caramelo. O lúpulo forneceu um caráter cítrico, com bastante intensidade e notas de laranja, lima, maracujá e grapefruit. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e amargor moderado. 

O final é duradouro, amargo e seco. A cerveja tem corpo leve, média carbonatação e alto drinkability! Boa cerveja! Beberia litros!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club