Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

De volta ao Brasil, Vinhos do Alentejo apresenta suas melhores safras em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte


Durante a 4ª edição dos Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro, os cariocas terão a oportunidade de conhecer o Embaixador dos Vinhos do Alentejo 2017 e os outros dois campeões cariocas do concurso O Melhor Sommelier do Brasil.

Pela primeira vez em São Paulo, os winelovers paulistanos poderão participar de cursos e degustações de algumas das melhores safras alentejanas durante a feira “Vinhos de Portugal”.
No projeto Aproxima – Vinhos do Alentejo que acontece em Belo Horizonte, o público mineiro poderá conhecer o melhor do vinho da região alentejana.

Depois de conquistar o público de Norte a Sul do país com suas premiadas safras em 2016, os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil. Com presença confirmada em três grandes eventos do setor que são: o Vinhos de Portugal, que acontece no Rio de Janeiro e São Paulo, e o projeto Aproxima – Vinhos do Alentejo, em Minas Gerais, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os vinhos da região, visita as três maiores capitais para apresentar aos brasileiros o melhor do terroir alentejano em território nacional.

A tradição vinícola da região do Alentejo cai cada vez mais nas graças da população brasileira: segundo dados da CVRA, nos últimos anos, as importações aumentaram em mais de 20%. “Notamos um crescente interesse do Brasil pelos vinhos do Alentejo. Nosso objetivo é reforçar a notoriedade dos vinhos alentejanos no País que ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho certificado para a mesa dos brasileiros", afirma Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 46,4% em volume e 45% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2015 da AC Nielsen. E o Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de garrafas por ano. Abaixo segue a agenda em cada cidade:

Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa é a primeira a receber as emblemáticas vinícolas da região centro-sul da terrinha, que apresentarão as recentes safras disponíveis no mercado brasileiro na 4ª edição da feira “Vinhos de Portugal”. Entre os dias 2 e 4 de junho, no CasaShopping, localizado na Barra da Tijuca, os cariocas poderão provar os aveludados e saborosos vinhos da região do Alentejo.

Já estão confirmadas a presença das seguintes vinícolas: Adega Cooperativa de Borba,CR, Arrepiado Wine & Tourism LTDA, Casa Agricola Alexandre Relvas LTDA, Casa Agricola HMR S/A, Caves da Montanha, Cortes de Cima, Coteis - Produção e Com. Agro-Alimentar, LTDA, Enoforum – Grupo Carmim, Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida, J. Portugal Ramos Vinhos, Lusovini S/A, Monte da Comenda Agroturismo LTDA, Paulo laureano Vinus, LTDA, Sogrape Vinhos S/A, Enoport United Wines, Adega de Redondo, Esporão, Ivin LTDA, Dona Maria- Julio Bastos e Casa Santa Vitoria.

Além disso, durante a edição carioca do evento, o público presente terá a oportunidade de conhecer Wallace Neves, o novo Embaixador dos Vinhos do Alentejo 2017, campeão da última edição do concurso O Melhor Sommelier do Brasil, além de Cláudio Alves e Francisco Lopes, vencedores das edições 2016 e 2014, respectivamente.

Vinhos de Portugal em São Paulo

Em São Paulo, os vinhos da região aterrissam entre os dias 9 e 11 de junho, no Shopping JK Iguatemi. Durante os três dias, os paulistanos poderão escapar do frio da capital saboreando o que o Alentejo tem de melhor: Adega Cooperativa de Borba CRL, Aliança - Vinhos de Portugal, S/A, Herdade da Anta de Cima - Argilla e Talha de Argilla, Casa Agrícola Alexandre Relvas LTDA, Casa Agricola HMR S/A, Caves da Montanha, Cortes de Cima, Herdade do Esporão, Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida, J. Portugal Ramos Vinhos, José Maria da Fonseca, Lusovini S/A, Monte da Comenda Agroturismo, LTDA, Paulo Laureano Vinus, LTDA, ROQUEVALE, S/A, Enoport United Wines, Adega de Redondo, Dona Maria- Júlio Bastos, Monte da Ravasqueira, Casa Santa Vitoria, são alguns dos rótulos alentejanos que estarão presentes.

A exemplo do modelo seguido em edições anteriores no Rio de Janeiro, os Vinhos do Alentejo promoverão degustações comentadas com a presença do conceituado jornalista e crítico de vinhos Luís Lopes, em São Paulo, e, no Rio de Janeiro, com Pedro Mello e Souza, Alexandra Prado Coelho e Rui Falcão.

Projeto Aproxima – Vinhos do Alentejo em Minas Gerais

Na capital mineira, os Vinhos do Alentejo desembarcam no dia 10 de junho para o projeto Aproxima – Vinhos do Alentejo, festa de rua que acontece Casa Fiat da Cultura. A partir das 10h, o público presente terá a possibilidade de conhecer as prestigiadas vinícolas da região que apresentarão as recentes safras disponíveis no mercado brasileiro. Além de tasting e palestras sobre vinhos alentejanos, haverá ainda um espaço para chefs e restaurantes locais, que promoverão experiências harmonizadas entre as bebidas do Alentejo e a gastronomia mineira.

As vinícolas alentejanas: Adega de Borba, Esporão, Herdade dos Coteis, Herdade São Miguel, Monte Novo e Figueirinha, são alguns dos rótulos locais que estarão presentes.

Serviço:
Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro
Quando: 2 a 4 de junho de 2017
Onde: CasaShopping – Avenida Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Site oficial: vinhosdeportugal2017.com.br

Vinhos de Portugal em São Paulo
Quando: 9 a 11 de junho de 2017
Onde: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041 – Itaim Bibi
Site oficial: vinhosdeportugal2017.com.br

Aproxima – Vinhos do Alentejo em Minas Gerais
Quando: 10 de junho de 2017
Onde: Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Site oficial: projetoaproxima.com.br

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club