Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Do malte à cerveja: qual a importância do cereal para a bebida?

O malte é considerado a alma da cerveja e é responsável, dentre outras coisas, pela coloração da bebida.

De acordo com a Lei da Pureza da Cerveja (Reinheitsgebot), de 1517, uma cerveja pura deve conter apenas água, malte, lúpulo e a levedura. Elemento base da produção da cerveja e considerada a alma da bebida, o malte é um cereal germinado e ressecado, responsável pelos aromas, sabores e cores característicos. É também da função do malte fornecer açúcares e nutrientes. Estes açúcares serão utilizados pelas leveduras (fermento), principalmente, para a produção do álcool e do gás carbónico e demais reações derivadas da fermentação.

São necessárias até 200 gramas de malte para um litro de cerveja. Existem vários tipos de maltes, entre eles os mais comuns são o de trigo, cevada e centeio. “Primeiro, o cereal é colhido e selecionado. Depois ele passa pelo processo de maltagem, onde será hidratado e colocado em um ambiente com temperatura e umidade controladas, até que germinem”, explica Thomé Calmon, proprietário da cervejaria artesanal DeBron Bier.

Após a germinação, os grãos são secados e torrados, de onde são retirados os brotos germinados. Dependendo da intensidade da seca e da torra é que o malte adquire determinadas características de coloração e aroma. “Quanto mais torrado, mais escura será a cerveja”, continua Thomé.

Só depois de todo esse processo, o malte é levado para a cervejaria onde será misturado aos demais ingredientes que irão resultar na bebida mais antiga da humanidade: a cerveja.

Levedo de cerveja

Outro importante ingrediente é o levedo. Trata-se um fermento inativo que provém da fermentação da cevada. O levedo de cerveja é derivado de um fungo conhecido como Saccharomyces cerevisiae e, assim como as carnes, também é rico em proteínas, mas com a vantagem de não conter colesterol e gordura. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B e cromo, e acaba sendo um aliado do sistema imunológico e promovendo resistência e desintoxicação do organismo. Também reduz os níveis de glicose no sangue e mantém a integridade do sistema nervoso, evitando o estresse e o cansaço mental e físico.

Serviço:
DeBron Bier
Endereço: Estrada da Batalha, 1832, Galpão C / Jardim Jordão – Jaboatão dos Guararapes 
Telefone: 3342 4087
Funcionamento Fábrica: Seg a sexta: 07 às 17h / Sábado 07 ás 12h

Fonte: 4 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club