Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 20 de maio de 2017

O crescimento das torneiras de cervejas em bares e cervejarias


Depois das cervejas artesanais, que têm colocado em xeque a supremacia mercadológica da bebida industrializada, agora foi a vez das torneiras de cervejas tomarem conta dos bares e ampliarem a discussão para os degustadores de plantão.

Com isso, além das garrafas tradicionais perderem espaço nas geladeiras de muitos bares, as torneiras de cerveja também passaram a receber uma ampla variedade de chopes, reduzindo o espaço dos chopes comerciais nos PDVs.

E se você já havia se atentado a essa sensível — ainda que impactante — mudança no mercado, acompanhe o post de hoje, onde falaremos um pouco mais a respeito de como os chopes artesanais estão ganhando a vez em grandes bares e cervejarias do País!

As cervejas que, no Brasil, viram chopes

A predileção do brasileiro pelo chope é antiga, mas, tecnicamente, o processo produtivo não tende a diferir. Exceto por uma peculiaridade que é, inclusive, Lei Federal:

“A cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chopp ou Chope a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase”.

Simples assim. E, o mais curioso: algo aplicável apenas aqui, no Brasil, onde a tradição é antiga e regida por uma série de etiquetas sociais no consumo, inclusive.

E talvez seja essa nostalgia tão presente em happy hours quanto o colarinho nos chopes, que as torneiras de cervejas tomaram forma nas noites embebecidas da boêmia.

O impacto da pasteurização na fabricação de cervejas

Talvez você não saiba — até falamos a respeito em nosso post sobre a história da cerveja —, mas a pasteurização foi importante na trajetória da bebida até nossos tempos modernos.

Afinal, foi o processo térmico desenvolvido para eliminar microrganismos na bebida e, assim, aumentar o seu prazo de validade. Por isso, as cervejas em garrafa possuem um prazo de validade mais extenso.

No entanto, é inegável o apelo estético e o carisma e sabor que um chope tirado sob a pressão de gás carbônico influencia a apresentação de uma boa cerveja artesanal.

Por isso, os bares se viram cada vez mais dominados por torneiras de cervejas que, em alguns lugares, pode chegar a 40 ou mais opções concentradas no mesmo estabelecimento.

Quem ganha com isso? Todos! Dos proprietários — que podem se beneficiar ao manter essa tendência e não deixá-la se tornar passageira — ao consumidor, que encontra uma nova opção para degustar os seus rótulos favoritos e expande ainda mais os horizontes para trabalhar os aspectos sensoriais e estéticos da degustação.

Dica para usufruir das torneiras de cerveja em seu estabelecimento

Por fim, vale apresentar uma dica que já trouxemos também em outro post, mas que vale o reforço: ao promover mais eventos em seu bar ou cervejaria, você ajuda a perpetuara a popularidade das torneiras de cervejas.

Para isso, faça harmonizações, degustações e estabeleça encontros entre os apaixonados pela cultura cervejeira. Com isso, o seu estabelecimento se torna uma referência no setor, os mestres-cervejeiros encontram um lugar para apresentar as suas novidades e o mercado de cervejas artesanal ganha um poderoso aliado para expandir a sua atuação no mercado.

E, como todo esse assunto de tradição e popularidade se cruzaram, ao longo deste post, que tal dar sequência ao tema e conhecer os grandes diferenciais da cerveja Wieninger?

Fonte: Social Wieninger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club