Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Tupiniquim Citrus Bomb - Degustação nº 1057


Nathan Smith, homebrewer da região de São Francisco desde 1998, juiz BJCP desde 2010 e contribuidor do programa de rádio The Brewing Network desde 2007, já ganhou múltiplos prêmios em competições de cervejeiros caseiros na região de São Francisco, incluindo 5 best-of-show desde 2008. A cerveja Tupiniquim Citrus Bomb é uma cerveja colaborativa produzida durante o X Encontro Nacional das Acervas realizado em Porto Alegre em Junho de 2015. 

Cervejaria: Tupiniquim
Origem: Porto Alegre (Brasil)
ABV(%): 7,8
IBU: 80
Estilo: Double/Imperial India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração alaranjado, com corpo turvo. Sua espuma de cor marfim apresentou ótima formação e estabilidade, com uma excelente transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo e leve tostado. O lúpulo é intenso e perfumado, cítrico, com notas de resina, maracujá, tangerina, laranja e frutas tropicais. O álcool está bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado e intenso amargor. 

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo médio-baixo e rescência mediana. Cerveja com médio drinkability. Muito boa!

Saúde!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club