Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Marca brasileira produz cerveja para cães

Marques: investimento de R$ 600 mil nas instalações e na renovação da marca Dog Beer. Foto: Divulgação 

Os donos que fazem questão de incluir seus cães em qualquer momento de descontração, até em festas e happy hours, podem contar com a Dog Beer, cerveja brasileira desenvolvida especialmente para os pets. Fabricada da mesma forma que a comum, mas sem álcool e gás carbônico, a bebida é distribuída em garrafas nos sabores carne e frango.

Desenvolvida desde 2007 pelo Centro de Tecnologia e Alimentos do Senai do Rio de Janeiro, único polo de formação de mestres cervejeiros da América Latina, a bebida precisou de cerca dois anos de pesquisa antes de ser lançada no mercado, envolvendo especialistas no segmento e médicos veterinários.

"Em uma viagem, vi uma cerveja belga para cães e a ideia era bastante divulgada lá. Pesquisei como poderia importar o produto, mas a burocracia seria grande e sairia muito caro", conta Lucas Marques, atual proprietário da Dog Beer. "Quando descobri a Dog Beer, lançada em 2012, vi que o antigo proprietário não a explorava comercialmente e isso era um erro, pois a marca tinha potencial", diz.

A bebida é produzida a partir do malte de cevada misturado à água quente, na qual deve permanecer a uma temperatura de cerca de 80ºC. "O mosto é fervido na caldeira, normalmente por uma a duas horas, com a finalidade de conferir o paladar e o aroma desejado. Até esse momento, o preparo é igual ao da cerveja humana", detalha o empresário. A partir desse ponto, o processo é interrompido para que não haja a fermentação, que geraria o álcool.

Marques diz que a ideia tem dado certo em razão do perfil dos donos de pets que o produto pretende atingir. "Até pelo nosso investimento, o público A e B é com certeza nosso alvo", afirma. "Queremos ser a maior marca no mundo em bebidas para cachorros, e para isso é preciso focar nas pessoas que adquirem produtos no conceito 'gift', algo diferenciado para seu cão", diz.

A cerveja é encontrada em unidades de 355 ml pelo preço sugerido de R$ 9,99, em pet shops e outros pontos de vendas no País, de acordo com o empresário. Também esta disponível na www.petvirtual.com.br, e-commerce de produtos pet do próprio Marques.


Indústria boa "pra cachorro"

No momento em que comprou a empresa, Marques foi responsável por idealizar e inaugurar, em 2015, a primeira cervejaria pet do Brasil, na Zona Leste de São Paulo. O empresário investiu R$ 600 mil nas instalações da indústria e na renovação da marca, que contou com nova identidade visual e lançamento do sabor frango.

"Queremos ser, de fato, a marca que atinja o consumidor que pensa no que há de diferente no mercado para seu cão. Pensamos em cada detalhe para um produto perfeito, até na qualidade da água", conta o proprietário da Dog Beer, que tem faturamento mensal estimado em R$ 80 mil.

A fábrica produz dez mil garrafas diariamente e todo o processo do petisco líquido é feito com maquinário altamente tecnológico, diz.

"Vinho" pet, repercussão e novas estratégias

"Queremos ser os melhores nesse conceito de mercado. Estamos seguros nesse começo, trabalhando na marca antes de ampliar nossa produção", afirma Marques.

O empresário relata que o produto teve boa repercussão nas redes sociais e que recebeu até propostas para exportação. "As pessoas acham legal e interessante uma cerveja ou vinho pra cachorro. É uma quebra de paradigmas."

Diante da reação, a empresa decidiu investir também na ideia de vinhos para cães. Há três meses, lançou o Wine's Dog, bebida com aroma artificial de uva e coloração roxa natural feita com beterraba. A novidade custa na faixa dos R$ 15. "Junto a consultores, chegamos ao conceito perfeito do vinho. É totalmente feito ao pet, não tendo uva e com o sabor de carne", detalha.

O empresário quer mais ideias de bebidas em 2017. Para gatos, diz que há um projeto em desenvolvimento, ainda com cautela. "Gato é mais sistemático, não é tão aberto quanto o cão. É preciso ter uma fórmula certa para que ele se acostume", explica.

O empresário não cita concorrentes, mas há outras empresas brasileiras com linhas de produtos similares. Uma delas é o Grupo APF, especializado em alimentação para pets e que oferece a Pet Chopp, cerveja preparada de forma semelhante ao produto da Dog Beer. 

Fonte: DCI
http://www.dci.com.br/industria/marca-brasileira-produz-cerveja-para-caes-id582208.html

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