Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

É possível armazenar as sobras das festas no final do ano?


Preparar uma mesa farta é uma tradição nas festas de final de ano. Mas também é preciso ter responsabilidade e evitar o desperdício. Para isso, o congelamento de alimentos é uma boa opção para reutilizar as sobras.

A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Edna Freignan, informa que, em geral, o congelamento retarda significativamente todos os processos químicos e microbiológicos que deterioram os alimentos. No entanto, ela alerta que congelar sobras é uma decisão delicada. “O ideal é colocar à mesa apenas o que for ser consumido e guardar o restante na geladeira, aquecendo e usando, se necessário. Assim, se sobrar poderá ser congelado sem maiores riscos. Em geral quase todos os alimentos podem ser congelados. É importante realizar o congelamento de porções individuais ou familiares para uso em uma única refeição. Mas cuidado: não é recomendado congelar um alimento que tenha ficado exposto mais de 1h a temperatura ambiente”, explica.

De acordo com Edna, para o congelamento de refeições prontas exige algumas condições que devem ser observadas. “A preparação pronta para ser congelada deve estar em condições adequadas de consumo, e para isso, entre outras coisas, é importante que o seu preparo siga as regras de higiene e que esse alimento não fique exposto à temperatura ambiente por mais de 1h após ser preparado. Também é preciso garantir que os utensílios utilizados estejam limpos e observar se o alimento já apresentava alguma contaminação anterior ao congelamento, assim é possível evitar intoxicação alimentar, com sintomas como vômito e diarreia”, orienta a nutricionista.

A especialista informa que a exceção são folhas cruas usadas no preparo de saladas, maionese, cremes à base de amido, creme de leite, ovo inteiro com casca -- que não podem ser congelados. Também nunca se deve recongelar o alimento que foi descongelado. “Após o degelo os microrganismos começam a se multiplicar novamente. A porção pode ser descongelada na geladeira por 12h e depois aquecida no micro-ondas. Se for utilizar o fogão, o degelo pode ser feito direto no fogo”, orienta.

Edna informa que organização é um passo fundamental nesse processo e a validade do alimento congelado depende das características deste, podendo variar de 1 a 12 meses. “Lembrando que todo produto congelado deve ter uma etiqueta de identificação com nome, data do congelamento e data de validade”, sugere.


Confira algumas dicas de tempo para conservação dos alimentos no congelador.

- Frutas oleaginosas - 12 meses

- Bolo simples - 6 meses

- Bolo recheado - 1 mês

- Pernil - 2 meses

- Tender - 4 meses

- Chantilly - de 2 a 4 meses


Sobre a Anhanguera  

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse site e o blog da Anhanguera.


Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.


Fonte: Ideal H+K Strategies

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club