Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Apoio ao APL de Cervejas Artesanais foi formalizado na capital


Representantes da governança do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto participaram do 3º Seminário Estadual da APLs, realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, na capital. Durante o evento foram formalizadas parcerias entre o Governo do Estado e os APLs contemplados em chamada pública. Dentre os projetos, está o apoio de R$ 490 mil para equipar o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Sertãozinho.

Fazem parte do grupo de entidades que atuam no APL de Cervejas Artesanais, o Polo Cervejeiro, que é um dos núcleos do programa Empreender da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), SUPERA Parque, Instituto Federal de São Paulo, Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto e Sebrae.

A verba, recebida por meio do Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista, será utilizada para aquisição de equipamentos que serão utilizados na análise de qualidade físico-química e microbiológica de produtos e insumos e também para a digitalização e automação da planta piloto do Instituto Federal.

“Ao viabilizar este projeto, o APL Cervejeiro irá beneficiar não apenas as 18 fábricas, os atores e segmentos que compõem o arranjo mas todo o setor de cervejarias artesanais e também a região de Ribeirão Preto como um todo”, avalia o gestor de Comunicação da ACIRP, Carlos Ferreira, que representou a entidade no evento.


Novos investimentos

Os recursos do Programa de Fomento serão destinados a equipamentos para espectrofotometria para análise de cor e amargor (IBU) e compostos desejáveis e indesejáveis que fazem parte das cervejas, bem como para medição de gases dissolvidos que impactam diretamente no tempo de prateleiras das bebidas.

Entre as verificações físico-químicas possíveis no novo laboratório estão análise de extrato, teor alcoólico, calorias e análise de insumos como malte e lúpulo, este último já cultivado na região de Ribeirão Preto. Também serão adquiridos equipamentos para complementar as análises microbiológicas já realizadas pelo Instituto.

A cervejaria piloto do Instituto receberá sensores, investimentos em sistema de automação e data cloud visando a digitalização de processos e estudos na área da chamada Indústria 4.0 dentro da área de engenharia.


Sobre o Polo Cervejeiro

O Polo Cervejeiro é um dos núcleo setoriais do Programa Empreender da ACIRP. Fundado no dia 11 de novembro de 2015, congrega dez cervejarias artesanais de Ribeirão Preto e região. Tem como principal objetivo promover ao público de sua área de atuação o aprimoramento da cultura da cerveja, despertando e disseminando o interesse pela apreciação de diferentes sabores e estilos, a história da cerveja, seu processo de produção e sua relação com a diversão e a socialização.


Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club