Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Na sua estreia, Fante conquista seis medalhas de ouro no Concurso do Espumante Brasileiro


A estreia da Fante Bebidas no Concurso do Espumante Brasileiro foi um sucesso. A empresa de Flores da Cunha conquistou seis medalhas de ouro na 11ª edição do concurso realizado de 16 a 18 de outubro, em Garibaldi (RS), pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). A Fante ainda foi a segunda empresa, ao lado da Casa Valduga, que mais recebeu medalhas entre todas as vinícolas participantes. A primeira foi a Geisse, com sete medalhas, apenas uma a mais do que a Fante e a Valduga. O maior concurso de espumantes já realizado pela ABE teve 376 amostras de 89 vinícolas de sete estados brasileiros. A avaliação, com recorde de pontuação, coube a 52 jurados entre enólogos, sommeliers, médico, jornalistas e wine influencers.

“O resultado do concurso consolida um trabalho de equipe, desde os produtores de uvas até o time de enólogos e cantineiros, além do investimento feito pela empresa nos últimos anos. O êxito da nossa primeira participação no concurso confirma a capacidade que nós temos de elaborar grandes espumantes”, afirma o diretor-geral Júlio Fante. Um das provas da evolução constante na elaboração de vinhos da Fante Bebidas veio ainda em 2018, quando Cedenir Fortunatti foi eleito o enólogo do ano pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). “Recebemos com alegria este reconhecimento, fruto de muito trabalho de uma equipe altamente comprometida em ter qualidade em todos os rótulos produzidos”, diz o enólogo. 

Todos os 125 espumantes premiados (30% das amostras participantes) atingiram notas superiores a 88. De forma inédita, o resultado premiou amostras de 54 vinícolas de todos os estados participantes: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o que demonstra o alto padrão do espumante nacional. Além disso, entre os premiados estão espumantes de pequenas, médias e grandes vinícolas, numa representatividade de dar inveja. “O brasileiro, definitivamente, precisa reconhecer o seu espumante, que é do Brasil. Valorizar o que é nosso com orgulho”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso avaliou espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). A entrega da premiação ocorreu na noite desta sexta-feira, 18 de outubro, no CTG Sentinela da Serra, integrando a programação da Fenachamp, em Garibaldi.

Espumantes da Fante Bebidas premiados com medalha de ouro:

- Cordelier Espumante Rosé Brut
- Oremus Espumante Natural Brut Rosé
- Cordelier Espumante Moscatel
- Oremus Espumante Natural Brut
- Quinta do Morgado Espumante Moscatel Rosé
- Oremus Espumante Moscatel Rosé

Fonte: .DOC Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club