Nas rodinhas cervejeiras do Sul do Brasil, a venda da Vonpar para Femsa já era esperada. A distribuidora da família Vontobel, bem gerida e vista como empresa modelo do setor, era considerada "essa Coca-Cola toda" no setor de bebidas do país. Com a aquisição, confirmada na manhã desta sexta-feira, por R$ 3,51 bilhões, empresários da área avaliam que a cerveja Heineken deve ganhar ainda mais espaço no Sul do país.
A região sul tem as maiores taxas médias de consumo de cerveja no Brasil. É por aqui, também, que se proliferam marcas artesanais da bebida e onde o consumo premium — segmento em que se posiciona a Heineken — e superpremium é mais alto.
A Femsa é a maior distribuidora da cerveja de origem holandesa no país — além da Vonpar, há outros seis grupos que atuam na venda da marca no Brasil. Com o negócio, espera-se que a ofensiva na região Sul — em especial em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde ficavam as operações da Vonpar — seja ainda maior.
A boa notícia para os donos da marca é que o produto tem grande potencial para avançar. Prova disso é o crescimento que vem imprimindo no mercado brasileiro: em volume, a Heineken avançou dois dígitos em vendas no primeiro trimestre do ano em comparação com 2015. No mesmo período, a produção nacional de cerveja encolheu 6,8%, segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal.
Outra discussão no mercado é a possibilidade de a Heineken avançar sobre microcervejarias locais, a exemplo do que fizeram a Ambev — com a aquisição da mineira Wäls e da Colorado — e a Brasil Kirin, que detém as marcas Eisenbahn e Baden Baden. Além disso, a Heineken foi cotada como possível compradora da Kirin, que não anda apresentando bons resultados e está no mercado para negócio.
Fonte: Diário Catarinense
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/09/como-o-mercado-de-cerveja-do-sul-do-brasil-sente-o-impacto-da-venda-da-vonpar-para-a-femsa-7552979.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club