Os votos foram escolhidos por júri popular e júri técnico e os melhores foram o destaque desta 9ª edição
Sucesso, muita alegria e a oportunidade de conhecer os aromas e sabores do Cerrado Mineiro. Este é o resultado final da 9ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha, que foi realizado entre os dias 10 de setembro e 28 de outubro e inclui a realização de oficinas, exposições fotográficas, aulas show e também a oportunidade de experimentar pratos especialmente elaborados por 17 grandes restaurantes da região para a ocasião.
Aproximadamente cinco mil pessoas degustaram mais de sete mil e quinhentos pratos e decidiram por voto quais foram os melhores. Entre os eleitos do júri popular, o primeiro lugar ficou para o restaurante SushiNoto, seguido pelo Paladino em segundo e Amadís Bar e Restaurante em terceiro. Já o júri técnico escolheu a Taberna Livorno como melhor, seguida do SushiNoto e do Único Pampulha e do Olegário Pampulha, empatados em terceiro lugar. A união dos votos e impressões selecionou os três grandes destaques vencedores: 1º lugar para Taberna Livorno; 2º lugar para SushiNoto e 3º lugar para Único Pampulha.
A Taberna Livorno apresentou “O Sertão Dentro da Gente”, grande inspiração do chef Allan Vitor Araújo que agradou em cheio os jurados e que pode ser descrito como um filé mignon curado ao molho demi-glace, com raspas de rapadura, alho assado, nhoque de mandioca salteado e azedinha.
“Veredas” é o nome do prato da chef Ingrid Noto que encantou o público e consistia em um salmão ao forno com raspas de limão siciliano, ervas frescas e crosta de parmesão, acompanhado de dadinho de tapioca com geleia de pimenta, também de uma saladinha do cerrado com castanha de baru ao molho de buriti e ainda uma queijadinha de sobremesa.
Já o chef Leandro Garandy, apresentou seu “Encontro de Riobaldo e Diadorim”, no Único Pampulha, que era um cupim crocante ao molho madeira de café com rapadura e cachaça, acompanhado de guisado de feijão de corda com carne serenada e farofa de beiju de milho.
9ª edição
A região da Pampulha possui um amplo complexo de restaurantes, sendo referência para moradores e turistas na excelência de sua gastronomia. Nesta edição, cada um dos chefs dos 17 restaurantes convidados elaborou um prato inédito, associando a sua conceituação ao tema deste ano: “Grande Sertão Veredas”. Eles tiveram a oportunidade de participar de uma expedição gastronômica durante o início de julho, para ‘beber da fonte’ do Cerrado Mineiro e conhecer a fundo os ingredientes e segredos desta região tão rica de Minas Gerais.
Os restaurantes participantes foram Amadís Bar e Restaurante, Anella Ristorante, Casa do Chef, Degraus - Espaço Jaraguá, Degraus - Espaço Gastroculinário, La Palma, Maria das Tranças, Olegário Pampulha, Paladino, Planeta Lúpulo, Quintal Pampulha, Soul Jazz Burguer, SushiNoto, Taberna Livorno, Tudo na Brasa, Único Pampulha e Xapuri. Cada um deles apresentou duas opções diferentes de pratos para escolha, ambos inspirados no mundo de Guimarães Rosa e, ao pedir um prato, o do acompanhante era gratuito. Entre as opções havia iguarias preparadas com pimenta de macaco, buriti, castanha de baru, urucum, carne de sol, paçoca e muitos outros ingredientes especiais.
O Circuito Gastronômico da Pampulha nasceu em 2010 e tem o objetivo de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público. O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.
Fonte: Primeiro Plano Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club