Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Empreendedorismo no Setor Cervejeiro

Evento contará com Juliano Mendes, Edson Bruning e outras referências na área para falar sobre o assunto, na ACIB, dia 27

Blumenau recebeu o título de Capital Nacional da Cerveja, sancionado pelo governo federal, em 2017. Reconhecimento merecido, também, por conta da história da cerveja na cidade desde a sua fundação, com a chegada de Heinrich Hosang em 1858. O alemão de Brunswick abriu a primeira fábrica de cerveja na cidade, a Cervejaria Schossland & Hosang/Cervejaria Nacional-Otto Hosang. Na época, Blumenau não tinha mil habitantes, sendo a maioria de origem alemã e grandes apreciadores da cerveja.

Exatamente 160 anos depois, Blumenau conta com aproximadamente 120 produtores artesanais. Para falar deste mercado em ascensão, a Unicesumar promove um encontro com convidados especiais no dia 27 de novembro, às 19h, na ACIB. Com o tema “Empreendedorismo no Setor Cervejeiro” o evento traz Juliano Mendes, fundador da Cervejaria Eisenbahn; Edson Bruning, diretor da Cervejaria Zehn Bier; Filipi Bortolini, consultor cervejeiro e Diogo Henrique Hendges, coordenador do curso de Produção Cervejeira da Unicesumar. 

O objetivo da mesa redonda é falar sobre o aumento das cervejarias artesanais registradas no país, como manter o segmento em ritmo crescente e a busca por profissionais da área com conhecimento e qualificação. “A ideia surgiu após o lançamento nacional do primeiro curso superior em Produção Cervejeira do país, oferecido na modalidade a distância pela Unicesumar. Unir essas feras em um evento é a grande oportunidade para quem busca mais conhecimento sobre o assunto”, afirma Adriano Albano , diretor da Unicesumar, polos de Blumenau, Joinville, Gaspar, Indaial e Jaraguá do Sul.

Dados oficiais registraram um aumento no número de cervejarias de 91% nos últimos três anos, saltando de 356 estabelecimentos em 2014 para 679 em 2017. Somente no ano passado, o país ganhou 186 novas fábricas. “Se avaliarmos os números de fabricantes, marcas e rótulos da bebida é perceptível que a atividade se multiplicou e o aquecimento tornou as cervejas artesanais um fenômeno mundial, conquistando novos empreendedores e consumidores a cada dia.”, conclui Albano. 

Para inscrições e informações basta entrar em contato no (47) 3045-6646. É indispensável a confirmação da sua participação em eventosbnu.unicesumar@gmail.com ou https://goo.gl/forms/6j4u6vGmqQ8CDjML2 . A entrada é a doação de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições da cidade. Haverá degustação de cervejas. A mesa redonda conta com o apoio da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB).

CONVIDADOS 

Filipi Bortolini é consultor cervejeiro e professor da primeira disciplina do Curso Superior de Produção Cervejeira da Unicesumar, Empreendedorismo, modelos de negócios e inovação.

Diogo Henrique Hendges, coordenador do curso de Produção Cervejeira da Unicesumar, é Doutor em Processos Cervejeiros pela USP, Beer Sommelier na Doemens Akademie da Alemanha, Mestre em Biotecnologia, com ênfase em Bioprocessos, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e Graduado em Tecnologia em Química Industrial, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR).

Juliano Mendes é empresário, formado em administração pela Universidade de Harvard, fundador da Cervejaria Eisenbahn e sócio diretor na Pomerode Alimentos (Kraeuterkaese e Vermont) e do The Basement English Pub, além de professor nos cursos de Sommelier de Cervejas e Harmonização no Instituto da Cerveja Brasil (ICB).

Edson Bruning é diretor da Cervejaria ZeHn Bier, adquirida da família Zehn em 2015. A cervejaria foi fundada em 2003, em Brusque, e completou 15 anos este ano. Com a venda para os novos gestores, Edson Bruning e Fernando José de Oliveira, passou a ter uma gestão profissional focada no sucesso e ampliação da atuação da marca. 

Curso de Produção Cervejeira

A Unicesumar oferece o curso de Produção Cervejeira em 450 polos no Brasil e no exterior. A metodologia é a mesma utilizada para os cursos superiores de Gastronomia da instituição, com mais de 3.500 alunos atualmente. Os materiais didáticos do curso de Produção Cervejeira também seguem a mesma linha editorial já premiada nacionalmente como a melhor do País, com a inclusão de tecnologias como QRCODE e realidade aumentada.

A Unicesumar está entre os 10 maiores grupos educacionais do Brasil, e entre estes, tem a melhor nota do MEC. Atualmente conta com 120 mil alunos matriculados.

Mesa Redonda: Empreendedorismo no Setor Cervejeiro
Quando: dia 27 de novembro
Horário: 19h
Onde? ACIB
Endereço: Rua Antônio Treis, 607 – Blumenau
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Informações e inscrições: (47) 3045-6646
Indispensável confirmação em eventosbnu.unicesumar@gmail.com ou https://goo.gl/YNdSRE

Fonte: New Age Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club